Francois Delsarte
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. François Delsarte e a Dança Moderna: um encontro na expressividade corporal
RESUMO Este estudo aborda o sistema de François Delsarte para a expressividade corporal, chamado Estética Aplicada. Apresenta dados relacionados à trajetória de François Delsarte, como origem, formação e fundamentação teórica. Discute as leis da expressividade gestual formuladas por Delsarte - a Lei da Trindade, a Lei da Correspondência e as Nove
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
2. Manuscritos
RESUMO Nestes fragmentos de manuscrito, coletados do arquivo de François Delsarte, o autor francês nos oferece anotações de seus cadernos nas quais se encontram considerações sobre o trabalho técnico do cantor, em especial sobre os graus e a expressão. Apresentam-se princípios de seu trabalho e conselhos aos alunos. O texto demonstra a visão de Del
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
3. As Interpretações do Sistema Delsarte no Teatro Russo e Soviético dos Anos 1910-1920
RESUMO Para um grande número de estudiosos anglo-saxões, os ensinamentos de François Delsarte encontram ecos na Rússia, no trabalho de Stanislavski, Vakhtangov e Mikhaïl Tchekhov. A procura por correspondências entre a emoção e o gesto implica uma concepção orgânica do ato criador. Visto, entretanto, a partir da União Soviética-Rússia, Delsarte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
4. As Contribuições da Pedagogia de François Delsarte para o Ensino da Dança Moderna
RESUMO O presente texto apresenta algumas contribuições da pedagogia de Delsarte para a dança moderna. Revolucionário do movimento e do gesto para as artes cênicas, o delsartismo contribuiu significativamente para a emancipação da dança na América e na Europa. Mesmo não tendo criado um sistema especificamente para a dança, este foi difundido por s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
5. Gesto Arquétipo e Gesto Cotidiano: um binômio fundamental na teoria delsartiana
RESUMO Este texto apresenta o sistema de François Delsarte a partir de um ponto de vista histórico-explorativo, evidenciando alguns aspectos particulares do trabalho do mestre francês e da interpretação do seu trabalho pelos seus principais discípulos. O artigo descreve o estatuto do corpo e sua importância no sistema delsartiano, mostrando as noçõe
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
6. A Influência do Trabalho de Delsarte nos Estados Unidos a partir do Final do Século XIX
RESUMO Este texto trata da influência de François Delsarte em várias correntes do treinamento corporal, teatral e da preparação vocal nos Estados Unidos, a partir do final do século XIX. Apresenta-se a forma como suas ideias foram desenvolvidas e transformadas no país, desde 1870, tornando-se, em sua última fase, iniciada na década de 1880, uma teor
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
7. A Influência do Pensamento de François Delsarte sobre a Modernidade da Dança
RESUMO Estudo que se refere à influência que o pensamento de François Delsarte exerceu sobre os pioneiros da modernidade da dança. Tendo rejeitado os manuais da retórica gestual de sua época para realizar um estudo rigoroso do comportamento humano em situações de limite emocional, Delsarte estabeleceu princípios e sistematizou exercícios que permit
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
8. As Duas Fontes dos Ensinamentos de Delsarte: observações e metafísica
RESUMO Este texto apresenta o trabalho expressivo de Delsarte e suas duas fontes principais: um sistema empírico de observações e um quadro teórico de ordem metafísica. Apresenta-se o sistema empírico de observações de Delsarte que tem suas origens nos primeiros anos de sua vida, passando por uma mudança decisiva nos seus estudos no Conservatório d
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
9. Delsarte e Laban: raízes e princípios de uma revolução estética
RESUMO O texto estabelece ligação entre alguns princípios de trabalho de François Delsarte e Rudolf Laban concluindo que aquilo que os identifica liga-se estreitamente ao método de pesquisa utilizado, que parte da observação da natureza humana e de seres humanos na vida real e na arte. Mostra também que tais princípios do método proposto por Delsar
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
10. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
11. Emile Jaques-Dalcroze : sobre a experiencia poetica da ritmica : uma exposição em 9 quadors inacabados / Emile Jaques-Dalcroze : about the poetic experience of eurhythmics : an exposition in 9 unfinished pictures
This work presents the concepts and practices of Eurhythmics (Rythmique) as conceived by the Swiss composer Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950). It discusses the relation of Eurhythmics with modern dance and gymnastics in Europe and in the U.S. It also stablishes a comparison between the poetic experience of Eurhythmics and the German employ of rhythm and exp
Publicado em: 2008
-
12. O gestual humano e o barroco mineiro a luz dos estudos de François Delsarte / The human gesture and the brazilian baroque of Minas Gerais to light of the studies of François Delsarte
A presente dissertação baseia-se no legado de François Delsarte, para estudar analiticamente e procurar entender a dramaticidade e expressividade do gestual humano nas pinturas barrocas de igrejas de Ouro Preto-MG. Analisamos minuciosamente o forro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, pintado por Lourenço Petriza. Procuramos relacionar as idéias de D
Publicado em: 2006