Forum Nacional De Educacao
Mostrando 1-12 de 36 artigos, teses e dissertações.
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1. Eventos comemorativos à Semana Mundial da Alimentação
Em Brasília, na IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, acontecerá a cerimônia de lançamento da Semana Mundial da Alimentação, no dia 05/10. Informações pelo fone (61) 3411-3279.No Rio de Janeiro, a Rede Interinstitucional de Pesquisa sobre Alimentação e Cultura realiza o I Simpósio Nacional de Alimentação e Cultura, no
. Publicado em: 12/06/2023
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2. DESIGUALDADE DE GÊNERO NOS ESTADOS BRASILEIROS E ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS DO CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER
Resumo O objetivo deste artigo é analisar a desigualdade entre homens e mulheres nas unidades federativas brasileiras e a atuação dos stakeholders do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Para tal, realizaram-se duas etapas de pesquisa. A primeira é baseada no cálculo de um índice sobre a disparidade entre gêneros nos estados brasileiros a
Rev. Adm. Pública. Publicado em: 2021-03
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3. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd/ANPEd): história, configurações, desafios
RESUMO Neste artigo analisamos o processo de constituição e configuração atual do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Para tanto, trabalhamos com documentação oficial da ANPEd e elaboramos um questionário on-line, remetido via li
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 26/07/2018
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4. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PROPOSIÇÕES E DISPUTAS
RESUMO: Este artigo busca contextualizar e problematizar o Sistema Nacional de Educação a partir de artigos sobre a temática publicados na última década em Educação & Sociedade, bem como as proposições sintonizadas a sua aprovação no marco da Constituição Federal, por meio da Emenda Constitucional nº 59/2009, e da institucionalização do Siste
Educ. Soc.. Publicado em: 2018-06
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5. O fortalecimento da extensão no campo científico: uma análise dos editais ProExt/MEC
Resumo O presente artigo traz como proposta a análise do fortalecimento da extensão universitária no campo científico. Para tanto, parte-se do principal edital de fomento à extensão em âmbito nacional: o Programa de Extensão Universitária (ProExt) - parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Cultura (MinC) e o Fórum de Pró-
Soc. estado.. Publicado em: 2018-04
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6. Fórum de Humanização: potente espaço para educação permanente de trabalhadores da Atenção Básica
RESUMO O objetivo deste trabalho é discutir os resultados do primeiro Fórum Municipal de Humanização, usado como estratégia de educação permanente para trabalhadores da Atenção Básica. Os trabalhadores foram divididos em grupos para discussão de uma situação-problema e para, assim, buscar estratégias para efetivação da Política Nacional de H
Saúde debate. Publicado em: 2017-09
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7. MEC E ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL: O FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Educ. Soc.. Publicado em: 2017-06
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8. Formar e questionar? Os cursos de especialização em patrimônio cultural na década de 1970
RESUMO Este artigo tem por objetivo discutir os cursos de pós-graduação em patrimônio realizados na década de 1970, como resultado de políticas educacionais e culturais do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério do Planejamento. Em 1974, 1976 e 1978 realizaram-se três cursos, em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente, estr
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-04
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9. A ENTRONIZAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM
RESUMO: Este artigo analisa a proposta da disciplina ensino religioso na Base Nacional Curricular Comum para o Ensino Fundamental como elemento de política pública, segundo dois pontos de vista: o do processo de sua produção e o do produto. A produção dessa política foi analisada a partir dos agentes que a propuseram, particularmente da ONG Fórum Nac
Educ. Soc.. Publicado em: 2016-03
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10. Policy community defensora de direitos e a transformação do Conselho Nacional de Assistência Social
O artigo examina a ação estratégica de um ator coletivo, a policy community defensora da assistência social como direito dos cidadãos, a qual resultou não apenas na criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas também na redefinição das funções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), ao final da década de 2000. Membro
Sociologias. Publicado em: 2015-04
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11. Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
Neste artigo, realizam-se análises conceituais e de ações do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof) como articulador e regulador dos Planos Estratégicos de Formação Inicial e Continuada de Professores em exercício nos sistemas públicos de ensino. O artigo consiste em recorte de uma pesquisa qualitativa, de abrangência nacional,
Educ. Soc.. Publicado em: 2014-12
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12. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro: contribuições e desafios
Este artigo visa analisar o esforço das instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro associado à oferta de vagas destinada à formação inicial de professores das redes públicas, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tendo por base o fato de que, por meio do Plano, são desti
Educ. rev.. Publicado em: 2013-12