Formas Musicais
Mostrando 13-24 de 85 artigos, teses e dissertações.
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13. Demografia e antropologia em contraponto: os Enawene-Nawe e suas derivas matrimoniais
Este artigo tem um duplo objetivo - um de caráter documental e outro de cunho teórico. Por um lado, o trabalho visa fornecer informações que permitem esboçar o perfil demográfico de um povo ameríndio da Amazônia Meridional Brasileira e sobrepor informações antropológicas a esses dados quantitativos que retomam, na clave das ideias e valores nativo
Rev. bras. estud. popul.. Publicado em: 17/10/2016
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14. Índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais
RESUMO Objetivo Comparar o índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais de acordo com gênero, idade, tempo de atuação profissional e presença ou ausência de queixa vocal autorreferida. Método Participaram 132 cantores profissionais, 74 populares e 58 eruditos, que preencheram questionário com os dados: idade, gênero,
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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15. Flautas Transversais Renascentistas: história, construção e experimento com madeiras brasileiras
Originária da flauta transversal alemã do séc. XII, a flauta transversal renascentista, também chamada de traverso, atingiu o ápice de sua popularidade entre os séculos XVI e XVII. Como tantos outros instrumentos musicais acústicos, as técnicas para sua construção e para seleção dos materiais utilizados, em especial das madeiras, são ditadas mui
Per musi. Publicado em: 2015-06
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16. Remix, mashup, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital
Remix e mashup designam formas textuais, técnicas de produção e métodos criativos que se desenvolveram em conjunto com as técnicas analógicas de reprodução de obras musicais e cinematográficas no século XX. No âmbito da cultura digital, em face da automação de processos de edição e montagem, e da maior agilidade na recuperação e circulação
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2013-12
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17. Paisagens sonoras, trilhas musicais: retratos sonoros do Brasil
O presente texto parte dos pressupostos de que: 1) a música é componente de relevo da paisagem sonora (SCHAFER, 2001); da mesma maneira, a paisagem sonora interfere nos processos perceptivos e na formação do gosto estético; 2) a música veiculada pela mídia é construto da vida cotidiana, pois a própria música engendra modelos e formas de comportamen
Per musi. Publicado em: 2013-12
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18. A sonata de Bresson
O cineasta francês Robert Bresson utilizou a música com bastante parcimônia em seus filmes, fazendo, muitas vezes, uma seleção de pequenos trechos de música clássica preexistente. Tal é o caso de A grande testemunha (1966), em que podemos fazer analogias entre a maneira como os trechos da sonata D969 de Schubert são organizados no filme e as formas
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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19. The recognition of Brazilian samba de roda and reunion maloya as intangible cultural heritage of humanity
Este artigo apresenta uma análise comparativa do processo de patrimonialização, junto à UNESCO, de duas formas de música e dança afro-diaspóricas: o samba de roda, do Recôncavo baiano (área litorânea no estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil), e o maloya, da Ilha da Reunião (um ex-colônia francesa no Oceano Índico, cujo atual estatuto ju
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06
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20. Poder e identidade grupal: um estudo em corporações musicais da região das vertentes
A investigação produzida buscou compreender a constituição histórica das formações identitárias e suas articulações com as relações de poder, no desempenho das atividades cotidianas de três corporações musicais mineiras. Percebeu-se que o processo identitário dos músicos é permeado pelo prestígio e valor que a tradição musical imprime na
Psicol. Soc.. Publicado em: 2013
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21. ARTE, TÉCNICA E MERCADO: ressonâncias da indústria fonográfica entre as descontinuidades da cibercultura / ART, TECHNICAL AND MARKET: resonances of the music industry between the discontinuities of cyberculture
Este trabalho discute as relações entre arte, técnica e mercado a partir de fenômenos sócio - culturais relativos à convergência entre os mercados musical e digital. Se, em um primeiro momento, a proliferação da pirataria musical no século XX tardio suscitou a ideia de que a dinâmica de metamorfoses das tecnologias digitais em rede decretariam a f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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22. Raul Seixas: um produtor de mestiçagens musicais e midiáticas
O objeto de estudo deste trabalho são as mestiçagens musicais e midiáticas produzidas por Raul Seixas em sua obra, em diálogo com a tradição híbrida da cultura. O Problema de Pesquisa é investigar Raul Seixas como um produtor de mestiçagens musicais que atua entre as mídias e os ambientes midiáticos, e como um tradutor da cultura livresca para a l
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2012
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23. Projeto de vida no discurso de jovens músicos
Investiga-se o que é a música para jovens músicos de São João Del Rei, cidade da região do Campo das Vertentes, Minas Gerais, que convive cotidianamente com bandas e orquestras bicentenárias e onde o fazer musical é forte referência na vida das pessoas, especialmente na de crianças e adolescentes. Tendo-se como referencial teórico a psicossociolog
Psicol. estud.. Publicado em: 2012-12
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24. Gagaku, de Olivier Messiaen
A tensão entre nostalgia e inovação se manifesta de maneira única em Gagaku, o quarto movimento de Sept Haikai, de Olivier Messiaen. A religiosidade de Messiaen representa uma forma de nostalgia para a vanguarda intelectual francesa. Messiaen considera o senso de ritual e de estase como expressões musicais do sagrado. Através da comparação da estrutu
Per Musi. Publicado em: 2012-06