Formacao Teatral
Mostrando 1-12 de 94 artigos, teses e dissertações.
-
1. O TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO DE SÃO PAULO, 1945-66
RESUMO Trato da experiência do Teatro Experimental do Negro de São Paulo, companhia teatral menos conhecida que o grupo no qual se inspirou, o Teatro Experimental do Negro do Rio de Janeiro, criado em 1944. Analiso a formação do grupo, propostas, parcerias e engajamentos antirracistas e anticolonialistas, assumidos entre 1945 e 1966. Acervos de jornais e
Novos estudos CEBRAP. Publicado em: 2022
-
2. Modelo de Enriquecimento e identificação do talento em alunos do ensino fundamental I: relato de experiência de duas educadoras
Resumo: O talento pode ser percebido em diferentes pessoas e em momentos históricos distintos; seu desenvolvimento depende das condições sociais e de políticas públicas. A legislação brasileira reconhece e garante os direitos à identificação e à suplementação daqueles que forem identificados com altas habilidades ou superdotação. Assim, objeti
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Publicado em: 2022
-
3. Figurino docente
Este artigo relata uma investigação -formação, na qual buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o "figurino" dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenci
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
-
4. Sobre Tábuas Brutas e Porcelanas Finas
O artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho da Companhia do Latão, grupo teatral paulistano. O Latão apresenta um repertório de peças teatrais que auxilia na compreensão da formação brasileira e, ao mesmo tempo, das formas representacionais que nos auxiliam na compreensão da realidade. Esboça-se, aqui, o interesse pelos "dramas representativos",
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-04
-
5. O Trabalho do Ator e a Arte de Ficcionar a Si Mesmo
RESUMO Este artigo trata sobre o trabalho do ator como possibilidade de criação, de invenção de si. Relaciona-se essa ideia a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de pensar o trabalho do ator sobre si como uma formação possível de projetar-se para além da criação artística, chegando a reverberar no prosaico da vida cotidiana. Para su
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12
-
6. A experiência interior como experiência de ator
Trata-se de voltar, com Georges Bataille, a um dos dramas mais excessivos e mais impossíveis de representar de A formação do ator, de Stanislavski: a cena chamada de "o dinheiro queimado". Se Tortsov, o mestre desse ensaio teatral que assume a forma de uma narrativa de formação, não cessa de fazer seus jovens atores repetirem essa cena, ao ponto de ela
Alea. Publicado em: 2013-12
-
7. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
-
8. TRANSGRESSÕES ESTÉTICAS E PEDAGOGIA DO TEATRO: O Maranhão no século XXI
Visando compreender as possibilidades estéticas e educativas que se esboçam na teatralidade contemporânea, o presente trabalho se pauta na discussão plural que engloba os conceitos e as propostas teóricas sobre arte e educação, na tentativa de identificar as maneiras pelas quais se cria e aprecia o teatro na contemporaneidade, considerando as repercus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
-
9. Eugênio Kusnet: do ator ao professor / -
A trajetória de Eugênio Kusnet, de ator a professor, é o objeto deste projeto. Vamos averiguar que, desde quando retomou seus vínculos com o teatro no Brasil, Kusnet era um ator em formação, com pouca experiência artística no seu país de origem - a Rússia, de onde emigrou para o Brasil. Veremos que a compreensão da obra daquele que foi sua maior i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
-
10. Teatro sem arquitetura: as Brincadeiras do grupo Tá na Rua (1980-1983)
Este trabalho investiga o grupo teatral Tá na Rua nos primeiros anos de formação (1980 a 1983) com o objetivo de entender a elaboração e consolidação de uma identidade que se intitula popular. Com essa análise procuro desvelar o posicionamento político do grupo num debate que se inseri nas concepções de resistência cultural do pós-1964. Para tan
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
-
11. Linguagem de teatro no ensino fundamental I: embates e perspectivas
A presente pesquisa surge da necessidade de investigar como professores não especialistas em Artes apresentam sua prática docente em Teatro e como têm pensado e proposto uma aproximação dos seus alunos a essa manifestação. A pesquisa tem como metodologia questionários realizados com grupos de professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de E
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
-
12. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012