Formacao Do Espectador
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Ó TEMPOS! Ó SAUDADES! MACHADO DE ASSIS ESPECTADOR DE TEATRO
Resumo Machado de Assis foi espectador de teatro na corte do Segundo Reinado, registrando tal atividade na forma de crônicas, folhetins, pareceres para censura, contos e romances. Sua atuação como crítico contribuiu com a ampla campanha intelectual de formação de público, que o escritor abandonou em seguida, mostrando-se decepcionado com os rumos da d
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
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2. Luzes sobre o Espectador: artistas e docentes em ação
Resumo: O objeto do artigo é o exame de políticas públicas que, na interseção entre as áreas da cultura e da educação, vêm se dedicando àquilo que costuma ser nomeado de formação do espectador na França, Bélgica e Brasil. Analisam-se os fundamentos de iniciativas coordenadas por responsáveis provenientes de setores artísticos e educacionais,
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
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3. Por um modo mais incorporado de explicar o fazer do Psicólogo
O artigo segue as peculiaridades que a chamada “relação teoria-prática” tem assumido na Psicologia, buscando nela pistas para mapear o modo como o problema do conhecer e do conhecimento tem sido colocado nesse campo. São guias nesse trabalho as distinções que estudantes da graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2014-06
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4. Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória / Visit a museum of students : historical education, heritage and memory
O objetivo central da tese é analisar em que medida práticas escolares de visitas a museus podem romper com os saberes disciplinares e pedagógicos incidindo diretamente sobre a produção de um conhecimento experiencial a ser mobilizado no ensino de história. Do ponto de vista teórico, a pesquisa toma a ideia de visitante como um espectador emancipado (
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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5. A mentira-verdade do ator: o ofício do ator na Lettre à dAlembert sur les spectacles, de Jean-Jacques Rousseau
No Iluminismo Francês, o teatro era um dos principais temas discutidos entre seus pensadores os chamados philosophes, que expressavam de forma acirrada suas ideias sobre o fenômeno da representação teatral e sua possível eficácia pedagógica, bem como acerca de suas implicações sociais e políticas na França do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2011
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6. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema / Torment in an enlarged expectation: the construction of the suspense genre in the movies.
O estudo dos gêneros do cinema aponta para várias direções sem, no entanto, especificar a importância que deve ser dada às estratégias discursivas que engendram a significação de determinado filme. Por muito tempo, a teoria semiótica de linha francesa serviu apenas para salientar um perfil da significação fílmica, originada do percurso gerativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
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7. Os Jetsosn como espectro da sociedade: análise crítica do desenho animado The Jetsons sob a ótica do conceito de espetáculo de Debord
A presente dissertação se propôs a analisar criticamente três episódios do desenho animado The Jetsons, de 1968, inter-relacionando seus diversos temas e imagens com os aforismos do filósofo Guy Debord, em sua obra A Sociedade do Espetáculo, de 1967. Essa análise crítica buscou refletir acerca do desenho animado como espectro da sociedade, compreend
Publicado em: 2010
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8. Ecomunitarismo e ação socioambiental: teoria e prática num estudo de caso junto a comunidade São GonçaloPelotas-RS-Brasil.
O presente trabalho de tese tem como objetivo relatar e analisar criticamente, sob o enfoque da teoria Ecomunitarista, o Projeto Ecomunitarismo/UCPel, coordenado pela autora desta tese enquanto educadora ambiental da Universidade Católica de Pelotas/RS no período de (1998 a 2005), junto a dois grupos diferenciados, a saber: o dos estudantes do curso de Eco
Publicado em: 2010
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9. Curinga, uma carta fora do baralho: a relação diretor/espectador nos processos e produtos de espetáculos fórum. / Joker, a card out of the Pack: the director/spectator relation in the processes and products of Forum Theater spectacles.
O ponto de partida deste estudo é a análise, através de registro vídeo-gráfico, da encenação do espetáculo Um Dia na Vida de uma Enfermeira, encenado em 2003 pelo viés da técnica doTeatro Fórum de Augusto Boal. A hipótese inicial é a de que a figura do curinga reúne atributos essenciais que nos levam a concebê-lo como um modo de ser diretor na
Publicado em: 2009
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10. Ver, ler e escrever: a imprensa e a construção da imagem no cinema brasileiro na década de 1950
O Artigo analisa a importância da imprensa na década de 1950 na construção de uma cultura cinematográfica do país em novas bases. Estudar esse momento é fundamental para compreender a estética cinematográfica da década seguinte bem como o campo de produção, circulação e recepção dos filmes. São analisados os suplementos culturais dos jornais
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2008-06
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11. Jornalismo televisivo, mito e narrativa
O desenvolvimento da televisão como veículo de comunicação de massa trouxe contribuições significativas para as reflexões acerca das controvérsias existentes sobre os possíveis efeitos da programação televisiva no cotidiano do público. A imagem reforça os paradigmas teóricos e metodológicos que subsidiam o poder por ela exercido, demonstrando
Publicado em: 2008
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12. Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa / Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
Historicamente, professores de Língua Portuguesa têm utilizado práticas teatrais em suas aulas. Há, no entanto, um grupo de professores, em especial, que vem articulando práticas de leitura e práticas teatrais. São aqueles que atuam na Hora da Leitura, um projeto implantado em 2005 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que introduz um
Publicado em: 2008