Ó TEMPOS! Ó SAUDADES! MACHADO DE ASSIS ESPECTADOR DE TEATRO

AUTOR(ES)
FONTE

Machado Assis Linha

DATA DE PUBLICAÇÃO

2019-04

RESUMO

Resumo Machado de Assis foi espectador de teatro na corte do Segundo Reinado, registrando tal atividade na forma de crônicas, folhetins, pareceres para censura, contos e romances. Sua atuação como crítico contribuiu com a ampla campanha intelectual de formação de público, que o escritor abandonou em seguida, mostrando-se decepcionado com os rumos da desejada reforma da cena nacional. A partir de 1865, devotado à ficção, escreveu apenas ocasionalmente sobre teatro, abrindo exceção para cinco hiperbólicas resenhas por meio das quais acompanhou a primeira temporada brasileira (em 1869) da atriz italiana Adelaide Ristori, mundialmente consagrada como "rainha das cenas". Este ensaio procura inventariar as ideias teatrais de Machado e seus hábitos de espectador, cotejando as observações sobre o trabalho da atriz, até agora desconsideradas por especialistas da obra.Abstract Machado de Assis was a theater spectator in the Brazilian court of the Second Empire, a position he left a trail of in chronicles, serial novels, censorship reports, short stories and novels. His work as a critic was part of a broad intellectual campaign to cultivate theatre audiences, a mission he would later leave behind out of apparent disappointment over the path his desired reform of the national scene took. From 1865, devoted to fiction, he wrote only occasionally about theatre, making an exception for his hyperbolic reviews of the first Brazilian season (1869) of the Italian actress, Adelaide Ristori, internationally acclaimed as "the queen of the scenes". This essay aims to inventory Machado's ideas on the theater and his habits as a spectator by studying his observations on the actress's work, hitherto disregarded by specialists.

Documentos Relacionados