Formaaao Musical
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. EstÃgio Curricular e FormaÃÃo do Habitus Docente em EducaÃÃo Musical / Curricular Internship and Teaching Habitus in Musical Education
Este trabalho foi desenvolvido no Programa de PÃs-GraduaÃÃo da Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do CearÃ, na Linha EducaÃÃo, CurrÃculo e Ensino, no Eixo de Ensino de MÃsica. A pesquisa tem como objetivo estudar o processo de formaÃÃo do habitus docente durante o perÃodo de inserÃÃo do estudante do curso de Licenciatura em MÃsica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/01/2012
-
2. ExpressÃo musical e musicalizaÃÃo atravÃs de prÃticas percussivas coletivas na Universidade Federal do CearÃ. / Music expression and music education through percussion collective practices at the Federal University of CearÃ.
O presente trabalho tem como propÃsito narrar a trajetÃria de desenvolvimento de prÃticas musicais percussivas coletivas entendidas como movimento artÃstico e de educaÃÃo musical na Universidade Federal do CearÃ, buscando saberes, expressÃes musicais e estratÃgias de ensino e aprendizagem de grupos e sujeitos envolvidos com a mÃsica percussiva. Bus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2011
-
3. A viagem como um princÃpio na formaÃÃo do habitus dos mÃsicos que na dÃcada de 1970 ficaram conhecidos como Pessoal do CearÃ
The thesis presents the travel as a principle in the formation of the habitus of musicians. The research has focused on the trajectory of three musicians from different routes, from the same generation of intellectuals and artists who became known as Pessoal do Ceara, namely: ManassÃs LourenÃo de Sousa, Raimundo Fagner CÃndido Lopes and Franco Rodger Rog�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011
-
4. FormaÃÃo Musical de Professores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. / Musical Education of Teachers in Virtual Learning Environments
A realidade escolar brasileira demonstra uma carÃncia de professores com formaÃÃo adequada para o trabalho com MÃsica em sala de aula. A lei 11.769/2008 ampliou essa demanda, tornando necessÃrio estabelecer condiÃÃes para a formaÃÃo musical docente, garantindo o alcance dos objetivos da legislaÃÃo. Nesse sentido, buscamos atravÃs deste estudo ide
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2010
-
5. O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical / The guitar club CearÃ: habitus and musical training
In the period 1945 to 1962 arose in Fortaleza a group of guitarists, the VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ (Ceara Guitar Club), with the sole purpose of playing music on guitar. This thesis aims to understand the processes that enabled the emergence of this institution in the music scene, anchored in an approach based on the concepts of habitus, field and capital of P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
-
6. Tocando o repertÃrio curricular: bandas de mÃsica e formaÃÃo musical / Touching the repertoire curricular: bands of music and musical formation
O presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influÃncias que o repertÃrio exerce na educaÃÃo musical das bandas de mÃsica do Cearà e que aprendizagens surgem desses currÃculos. O estudo foi realizado com a Banda de MÃsica Padre Assis Portela, do MunicÃpio cearense de Beberibe, situado na RegiÃo Litoral-Leste do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2010
-
7. Cotidianos sonoros na constituiÃÃo do habitus e do campo pedagÃgico musical: um estudo a partir dos relatos de vida de professores da UFC / Quotidian sonorous in the constitution of the habitus and the musical pedagogical field: a study from the stories of life of professors of the UFC
Esse estudo se desenvolve no Ãmbito da EducaÃÃo Musical, fundindo, portanto, em sua discussÃo, dois campos: o campo da EducaÃÃo e o campo da MÃsica. Apresenta uma reflexÃo sobre a educaÃÃo musical no Brasil a partir do recorte da formaÃÃo do educador musical. Nessa inter-relaÃÃo, educaÃÃo/mÃsica, buscou compreender como os professores de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2009
-
8. Ok computer: Novas prÃticas sociais na indÃstria fonogrÃfica geradas pela Internet
O processo da cadeia produtiva da mÃsica se transformou. No entanto, todas as declaraÃÃes sobre esse debate sÃo feitas num campo cinzento de dÃvidas e questionamento, quando apÃs 10 anos do formato digital .MP3, jà podemos chegar a algumas conclusÃes sobre como se jà re-configura as etapas de produÃÃo, circulaÃÃo e consumo de um produto musical.
Publicado em: 2008
-
9. A Luminous Inventory or a Invented Luminary: a human trajectory of musical development / Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
O presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formaÃÃo pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de EducaÃÃo Musical forjadas a partir da dÃcada de oitenta (sÃculo XX), na cidade de Fortaleza no Estado do CearÃ: Brasil. O foco inicial do trabalho à o Projeto Ãpera Nordestina, implantado na Universidade Federal do CearÃ,
Publicado em: 2007
-
10. MÃsica na educaÃÃo infantil : saberes e prÃticas docentes
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo conhecer e analisar saberes e prÃticas pedagÃgicomusicais de professoras unidocentes no cotidiano de salas de EducaÃÃo Infantil. A pesquisa foi realizada com trÃs professoras unidocentes que atuam na segunda etapa da EducaÃÃo Infantil abrangendo a faixa etÃria de 5 e 6 anos de idade em uma escola municipal da cida
Publicado em: 2007
-
11. Pessoal do CearÃ: formaÃÃo de um habitus e de um campo musical na dÃcada de 1970. / Pessoal do CearÃ: formation of a musical field and habitus in the 70âs
A presente dissertaÃÃo analisa as trajetÃrias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formaÃÃo do seu gosto musical. Na dÃcada de 70, esse grupo ficou conhecido como âPessoal do CearÃâ. O trabalho evidenciou que as opÃÃes estÃticas foram definidas por idÃias transmitidas pela escola, famÃlia, indÃstria cultural e
Publicado em: 2006
-
12. Aprendizagem do mÃsico popular:um processo de percepÃÃo atravÃs dos sentidos?
Esta pesquisa, de carÃter qualitativo exploratÃrio, focalizou processos de aprendizagem de mÃsicos populares. Teve como objetivos investigar experiÃncias iniciais de aprendizagem; identificar significaÃÃes sobre mÃsico âbom de ouvidoâ e âescuta atenta e intencionalâ; investigar a experiÃncia profissional do mÃsico popular e como isso se constitu
Publicado em: 2006