Forma E Cancao
Mostrando 13-24 de 61 artigos, teses e dissertações.
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13. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
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14. O espetáculo semiótico do Cancioneiro da Paraíba: canto, gesto e verbalização
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal analisar como as parlendas e cantigas registradas no Cancioneiro da Paraíba (1993), organizado por Idelette Fonseca dos Santos e Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, foram ressignificadas em processos de criação musical coletiva. A teoria-base que ancorou o nosso olhar foi a Semiótica Greima
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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15. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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16. A milonga no redemoinho da canção popular : Bebeto Alves e Vitor Ramil
Aderida de modo amplo aos campos da literatura, da música e da história e, a partir daí, em específico à canção popular compreendida como gênero artístico de significativa presença no Brasil, esta dissertação tem por objetivo refletir e compreender a apropriação da forma milonga no interior das obras de dois expressivos cancionistas brasileiros
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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17. O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
A presente dissertação tem como propósito mostrar como o gênero canção pode ser utilizado como facilitador e motivador nas aulas de português (língua materna), uma vez que para se alcançar um resultado eficaz no processo de ensino e aprendizagem é necessário que desenvolva não só de forma a dar conta de um conteúdo, mas também que o faça de m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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18. Essas pessoas na sala de jantar: espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973)
Tropicália diz respeito à tentativa de compreensão do Brasil e de uma identidade nacional caracterizada pela transitoriedade de tempos e espaços, de ação rizomática, de um perpétuo esgarçamento de fronteiras culturais e que ao mesmo instante age de forma sincrônica a instâncias como a da política e ao do social. A palavra criada pelo artista plá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2011
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19. A obra para violoncelo de Alceu Camargo: edição, aspectos didáticos e históricos
Estudo sobre o violinista e compositor Alceu Camargo (1907-2001), sua carreira musical como pedagogo de cordas no Espírito Santo e como autor de um conjunto de cinco obras para violoncelo. Inclui um histórico sobre sua vida musical e seu papel no desenvolvimento histórico do ensino de cordas no Espírito Santo, com ênfase no desenvolvimento da classe de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2011
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20. As Formas Fonográficas e a Construção do Cotidiano na Obra de Raul Seixas
La presente disertación tiene el objetivo de analizar como la obra de Raul Seixas se presenta en la forma fonográfica y simbólica. Para tanto, se hace necesario identificar que después del pasaje del dispositivo mediático (disco vinilo) para el CD, las canciones de Raul Seixas permanecen vinculadas a una nueva tecnología y vivas en el cotidiano urbano.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/06/2011
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21. As minhas meninas: análise de estratégias discursivas em canções buarqueanas produzidas no período da Ditadura Militar
Este trabalho tem por objetivo a análise da construção discursiva das personagens, principalmente as femininas, em canções buarquenas produzidas durante o período da ditadura militar, para evidenciarmos como elas são utilizadas no gerenciamento das relações de face e lugar entre os interlocutores, Chico Buarque público e censura. Nossas discussões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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22. Reflexões interpretativas: canções para canto e piano de Kilza Setti
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Reflexões em Artes do Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, investigando questões relativas à interpretação musical, através do estudo do texto e da linha do canto, dentro de uma seleção de canções para canto e piano da compositora Kilza Setti. A pesquisa realiza a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/05/2011
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23. A performance nos Salmos: dança dos corpos nos textos
O foco desta dissertação está em contemplar o corpo que é vida, destinado a comunicar e encontrar o divino, integrando-se com o sagrado. A tentativa foi a de ler o texto bíblico e, a partir da leitura dessa palavra materializada e transmitida pelo papel, entrever o corpo que nele se coloca: corpo que sofre, alegra-se, ora e dança. Essa dança encontra-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
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24. A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula
O objetivo principal de nossa dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo. Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/03/2011