Folclore Paulista
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. O fandango de chilenas e suas transformações no tempo
RESUMO O fandango de chilenas é um dos três tipos de fandangos que classificamos como “fandangos caipiras”. Esses foram ignorados pela maioria dos principais folcloristas brasileiros. Como consequência disso, não houve, além do trabalho de Rossini Tavares de Lima (1954) sobre os fandangos de chilenas, pesquisas relevantes do ponto de vista social ou
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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2. Folia de Reis não é folia de rádio
O objetivo deste artigo é analisar o sentido da preservação da Folia de Reis no distrito da Freguesia do Ó, Zona Norte da cidade de São Paulo, tomando como contraponto o evento Revelando São Paulo, que, organizado pelo governo do estado, também tem por objetivo a preservação da cultura popular tradicional paulista. Tomando como referência teórico-
Tempo Social. Publicado em: 2010-12
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3. A Discoteca Pública Municipal de São Paulo (1935-1945) / The Public Recorder Collection of São Paulo (1935-1945)
Em 1935, a Prefeitura de São Paulo criou, com a participação de Mário de Andrade, o Departamento de Cultura. O próprio modernista acabou assumindo o cargo de primeiro chefe do órgão. Em sua estrutura foi criada a Discoteca Pública Municipal, que era dirigida por Oneyda Alvarenga. Órgão ativo de pesquisa inserido no projeto de música nacional de M�
Publicado em: 2009
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4. The place : the feast of the holy ghost / No lugar da rua do porto : das poeticas de uma Festa do Divino
A Rua do Porto, como é em geral conhecida a Avenida Beira Rio, na cidade paulista de Piracicaba, há 182 anos promove a Festa do Divino Espírito Santo. Nascida da devoção do povo do lugar como forma de agradecimento pelas graças alcançadas em nome do Divino, a Festa é uma das mais representativas da cidade. Comporta em sua estrutura diversas práticas
Publicado em: 2009
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5. Insetos em presépios e as "formigas vestidas" de Jules Martin (1832-1906): uma curiosa manufatura paulistana do final do século XIX
Encontrados no Brasil desde os primórdios da colonização portuguesa, os presépios logo tiveram de adaptar-se à realidade local, circunstância muito propícia ao aparecimento de concepções heterodoxas e ao emprego de elementos exóticos da fauna e flora de cada região. Como registros envolvendo insetos são muito pouco comuns, chama a atenção que f
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2008-12
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6. Samba paulista: do centro cafeeiro a periferia do centro
O trabalho aborda a história de uma modalidade de Samba surgida nas fazendas de café da região central do Estado de São Paulo em meados do século XIX e introduzida na capital paulistana na passagem para o século XX com a migração de parcelas da população negra de ascendência escrava, responsável pelo desenvolvimento do gênero musical, coreográf
Publicado em: 2005
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7. Danças populares brasileiras entre a tradição e a tradução : um olhar sobre o grupo Urucungos, Puitas e Quijengues
Essa pesquisa enquadra-sena leitura das danças populares brasileiras, que originaram o samba paulista, a partir do universodo grupo de dança "Urucungos ,Puítas e Quijêngues". Nele encontramos terreno fértil para perceber, na forma da dança, as transformações das tradições rurais do passado como um processo de manutenção dessas danças na atualida
Publicado em: 2004
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8. O Ensino da Arte e a cultura popular
O presente trabalho se propõe a desenvolver uma estratégia para a utilização da cultura popular (ou de referência, do aluno) quanto ao ensino da Arte, através da aplicação dos princípios da Abordagem Triangular. As manifestações selecionadas são o Bumba-meu-Boi e o Tambor-de-Crioula da cidade de São Luís, Maranhão e, como material de apoio, a
Publicado em: 1998