Fingimento
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. Do fingimento à imaginação moral: diálogos entre história e literatura
Resumo: O texto explora as relações entre história e ficção, a partir de registros da historiografia, da ficção e da teoria e crítica literárias, buscando encontrar convergências e definir limites, problemas e possibilidades de diálogo entre as duas formas narrativas. Recorre, para tanto, a três eixos analíticos: o lugar do leitor e da leitura;
Tempo. Publicado em: 2020-04
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2. Performance religiosa e mobilidade social de mulheres no Portugal dos séculos XVII e XVIII
RESUMO O artigo examina trajetórias de mulheres que, no Portugal dos séculos XVII e XVIII, alcançaram certa distinção social a despeito de seu pertencimento a setores subalternos, no que se refere especificamente a hierarquias de gênero ou origem social. A análise funda-se em processos do Santo Ofício relativos aos crimes de molinosismo e fingimento
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 26/03/2018
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3. Para quê poetas?
A estreia do poeta brasileiro Érico Nogueira, O livro de Scardanelli, retoma a antiga questão das relações entre poesia e loucura, compondo um intenso jogo ficcional criado a partir do pseudônimo adotado por Hölderlin, tomado como interlocutor de um tocante diálogo, de alta elaboração estética, em torno condição humana.
Estud. av.. Publicado em: 2015-08
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4. Oblique speeches: the lure of the word in "Tutameia (terceiras estÃrias)" by JoÃo GuimarÃes Rosa. / Falas oblÃquas: o engodo da palavra em Tutameia (terceiras estÃrias), de JoÃo GuimarÃes Rosa
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar a obra "Tutameia âTerceiras EstÃrias", de JoÃo GuimarÃes Rosa, a partir de uma perspectiva sobre o engodo da palavra literÃria, e de como seus meandros tecem e elaboram a escrita. O estudo serà mais detalhado a partir de trÃs narrativas previamente escolhidas, intituladas âHiatoâ, âJoÃo PorÃm, o criad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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5. A ficcionalidade da narrativa em primeira pessoa
O presente estudo aborda a ficcionalidade da narrativa em primeira pessoa. O ponto de partida para a reflexão empreendida aqui é a teoria elaborada por Hamburger, para quem a primeira pessoa seria fingimento, e não ficção. Refletindo sobre tal teoria, adota-se aqui o conceito de ficção elaborado por Iser, mas com atenção também para outros teórico
Publicado em: 2010
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6. PRINCÍPIO DE RAZÃO NOS HETERÔNIMOS
Its intended to show how main elements of heteronimic poetry of Fernando Pessoa appear as poetic astuteness to legitimation of metaphysic discourse problem as, after the systematic critic to philosophy grounded on representation, thinking is often intimated to answer about the ultimate essence of things. An astuteness which concentrates the ruins left by the
Publicado em: 2009
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7. No Limite da Ficção: comparações entre Literatura e RPG - Role Playing Games
A partir da análise dos RPG - Role Playing Games, ou jogos de interpretação de papéis, esta dissertação aborda a negação do estatus de ficção de um modo de narrar não consagrado pela sociedade. Por modo de narrar, entendemos: a maneira específica de leitura da realidade, e posterior construção de mundo(s), de cada meio produtor de ficção. Com
Publicado em: 2007