Filosofia E Teologia
Mostrando 13-24 de 142 artigos, teses e dissertações.
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13. O sentido da fé em Pascal
A teoria da fé de Pascal envolve um constante conflito entre, de um lado, os anseios de um ser criado para um eterno estado de glória e, de outro, o atual estado de pecado desse mesmo ser largado às suas próprias forças. Neste estado, o homem sem auxílio da graça nada faz e nada quer que o aproxime verdadeiramente de Deus, mas segue encerrando-se em s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2012
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14. Feuerbach e o ateísmo antropológico
Feuerbach responde à pergunta: de onde e como surge a religião? O homem, dotado de inteligência e consciência, é capaz de pensar-se como indivíduo e como espécie. Como indivíduo percebe-se limitado. Como espécie descobre a sua essência. Sua essência e todas as suas potencialidades e desejos ele as projeta para fora de si e as chama Deus. Feuerbach
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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15. DOSTOIEVSKI: TRAGIC CONSCIOUSNESS AND THEOLOGICAL CRITIQUE OF MODERNITY: UNDERGROUND, TRAGEDY AND THEOLOGICAL NEGATIVITY / DOSTOIÉVSKI: CONSCIÊNCIA TRÁGICA E CRÍTICA TEOLÓGICA DA MODERNIDADE: SUBTERRÂNEO, TRAGÉDIA E NEGATIVIDADE TEOLÓGICA
A tese quer demonstrar os fundamentos teológicos que determinaram a obra romanesca de F. Dostoiévski. Partindo dos rastros da longa tradição de comentadores religiosos de sua produção literária, como V. Ivanov, N. Berdiaev, P. Evdokimov, o trabalho identifica na obra de Dostoiévski uma teologia que encontrou na tragédia, e não na filosofia clássic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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16. Uma ilha assombrada por demônios: a controvérsia entre John Webster e JosephGlanvill e os desdobramentos filosóficos e religiosos da demonologia na Inglaterra da Restauração (1660-1680) / An island hunted by demons: the controversy between John Webster and Joseph Glanvill and the philosophic and religious unfolding of demonology in Restoration England (1660-1680)
A partir da controvérsia entre John Webster (1610-1682) e Joseph Glanvill (1636-1680) em torno da bruxaria como um pacto diabólico propõe-se compreender em alguma medida o sentido que a demonologia poderia adquirir na Inglaterra da Restauração e relacionar a polêmica de ambos com o declínio da perseguição às bruxas. A demonologia é entendida como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2012
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17. O processo de conversão a Deus pela via racional e mística
O processo de conversão a Deus, pela via racional e mística, ao ser abordado pela ótica da fé e da razão humana, é objeto de estudo tanto da filosofia, quanto da teologia. A conversão é a realização plena do ser humano, um encontro com a Verdade e o Sumo Bem, que implica uma ascensão da alma e da inteligência até Deus, percorrendo a via da renú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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18. Teatro da encarnação: contribuições do Teatro de Animação para a Teoloda Missão
Esta dissertação apresenta um princípio de teorização acerca do Teatro da Encarnação, uma prática artística e missionária desenvolvida pelo autor em seu la- bor pastoral, e sua relação com a teologia da Missão Integral. Sob a visão de uma dupla encarnação na figura do boneco, o Teatro da Encarnação é uma manifestação corporeificada do l�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/03/2012
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19. Homem e sensibilidade em Ludwig Feuerbach: crÃtica à teologia cristà e à filosofia especulativa / Man and Sensibility in Ludwig Feuerbach: Criticism to Christian Theology and Philosophy Speculative
A anÃlise imanente que direcionamos sobre as crÃticas que Feuerbach dirige à religiÃo e teologia cristÃs e à filosofia especulativa mostra que o objetivo central desenvolvido nestas crÃticas està vinculado à afirmaÃÃo da antropologia feuerbachiana e, com isso, à compreensÃo do homem enquanto ser racional e, tambÃm, sensÃvel. Feuerbach articula
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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20. O continente pobre e católico : o discurso da teologia da libertação e a reinvenção religiosa da América Latina (1968-1992) / The poor and catholic continent : the discourse of liberation theology and religious reinvention of Latin America (1968-1992)
A presente tese da área de História Cultural tem como objetivo compreender a estrutura das relações de saber e poder presentes no discurso da teologia da libertação surgida na América Latina nos anos 1960 e consolidada nos anos 1970. Trata-se de uma análise das estratégias discursivas que primeiramente envolveu a construção da identidade da teolog
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/02/2012
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21. Amor, desejo e amizade : um estudo sobre a natureza do amor na Suma Teológica de Sto. Tomás de Aquino
Resumo não disponível.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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22. Sobre a criação do mundo : um estudo baseado em Tomás de Aquino e alguns dos seus pressupostos gregos
O presente texto tem por objetivo analisar alguns pontos fundamentais do surgimento do mundo de acordo com a noção de ¿criação a partir do nada¿ (creatio ex nihilo) apresentada por Tomás de Aquino na Summa Theologiae . Para tanto, serão apresentados também certos elementos da Filosofia Grega que contribuíram para a formação dos argumentos apresen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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23. Avicena (Ibn Sīnā - 980-1037) e o argumento metafísico da unicidade de deus na hermenêutica alcorânica
Este artigo apresenta uma tradução da hermenêutica sobre a unicidade de Deus de um capítulo (sura) do Alcorão, de acordo com o pensamento de Avicena (Ibn Sῑnā). É o capítulo denominado capítulo do Monoteísmo, cujo número é 112 no Alcorão. Antes, porém, há uma introdução sobre o que representou o Alcorão nos primórdios do Islã e a sua in
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2012
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24. Mulheres intelectuais na idade média: Hildegarda de Bingen - entre a medicina, a filosofia e a mística
É corrente se afirmar que antes da Modernidade não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito. Que, se tomarmos, po exemplo, a Filosofia e a Teologia, que foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais, durante a Idade Média, não encontraremos aí a presença de mulheres. Entretanto, apesar de todas as evidênci
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2012