Ficcao Historia E Critica
Mostrando 1-12 de 222 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre ficção e crítica: Abdellah Taïa leitor do orientalismo de André Gide
RESUMO: Propõe-se, neste artigo, uma leitura do complexo entrelaçamento de ficção, história, crítica literária, filosofia política e interseccionalidade, urdido na metaficção “Aquele que é digno de ser amado” (2017), de Abdellah Taïa, como forma de apropriação da obra de André Gide. Debate-se a releitura culturalista, efetuada pelo romance
Gragoatá. Publicado em: 2022
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2. Do fingimento à imaginação moral: diálogos entre história e literatura
Resumo: O texto explora as relações entre história e ficção, a partir de registros da historiografia, da ficção e da teoria e crítica literárias, buscando encontrar convergências e definir limites, problemas e possibilidades de diálogo entre as duas formas narrativas. Recorre, para tanto, a três eixos analíticos: o lugar do leitor e da leitura;
Tempo. Publicado em: 2020-04
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3. IMAGINAÇÃO, HISTÓRIA E POLÍTICA: DIÁLOGOS E DUELOS ENTRE POETAS E CRONISTAS NO DON QUIJOTE DE LA MANCHA
Resumo Acompanhando estudiosos da obra de Cervantes, pretendemos reconhecer como a história de D. Quixote de la Mancha constitui complexa “invenção-crítica” expressiva da cultura humanista espanhola dos séculos XVI e XVII. Demonstramos uma possível opinião do autor na polêmica travada entre “poetas” (escritores de ficção) e “cronistas”
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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4. CONTAR HISTORIAS: HEIDEGGER Y DERRIDA PENSADORES DE LA HISTORICIDAD
RESUMO O artigo tem por objetivo analisar a raiz heideggeriana do tratamento da história no jovem Derrida. Juntamente à sua análise do problema genético em Husserl, Derrida constrói sua discussão crítica da razão histórica referindo-se ao problema da historicidade originária em "Ser e Tempo". São conhecidos os seus estudos dos anos 1970 em matéri
Kriterion. Publicado em: 2017-08
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5. Walter Benjamin em Gotham City: sobre a violência pura
Resumo O presente trabalho reflete brevemente sobre as ideias de violência pura e de estado de exceção efetivo no pensamento de Walter Benjamin (1892-1940), lançando na seção 2 a hipótese de que são resultados de uma longa meditação que começa com o texto Sobre a crítica da violência (1921), passa pelo denso fragmento O caráter destrutivo (1931
Sequência (Florianópolis). Publicado em: 2016-12
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6. Realismo e violência na literatura contemporânea: os contos de Famílias terrivelmente felizes, de Marçal Aquino
Este livro, fruto da dissertação de mestrado do autor, busca compreender a ficção brasileira contemporânea considerando a história político-social da nação, no período que vai do fim da ditadura militar à sua redemocratização. Assim, Fábio Mendes propõe uma análise crítica dos contos de Famílias terrivelmente felizes, escritos por Marçal Aquino, identificando uma linguagem da violência que perpassa a articulação de temas e motivos, a constituição dos narradores, a caracterização das personagens e a materialidade dos textos. Quanto ao conteúdo, essa violência estaria ajustada às imagens da morte, seja de modo predominante ou incidental, física, psicológica, social e simbólica, traços de uma sociedade brasileira autoritária e matéria-prima da linha de produção do novo realismo. Nestes termos, a ironia aparece como o principal elemento constitutivo das narrativas de Aquino, articulando a violência de modo que o leitor seja atraído para o mundo do texto literário e incorpore sua mensagem, consciente ou inconscientemente, em seu modo de vida.
Autor(es): Mendes, Fábio Marques
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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7. Geschichtsdarstellung in der Gegenwartsliteratur: Florian Illies' Pop-Chronik der Welt von Gestern
O livro 1913. Der Sommer des Jahrhunderts(1913. O verão do século) de Florian Illies foi um dos maiores sucessos recentes junto à crítica e os leitores. Baseado em fatos documentados o autor conta uma espécie de história cultural do último ano antes da Grande Guerra, formada por episódios independentes das vidas de inúmeras pessoas, sobretudo artist
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-06
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8. (Des)memória e catástrofe: considerações sobre a literatura pós-golpe de 1964
O texto pretende repensar, na esteira de uma tradição crítica consolidada, o papel da literatura na representação e na denúncia dos atos de repressão realizados pelo regime militar brasileiro a partir de 1964 e, com maior contundência e força, a partir de 1968, depois da promulgação do AI-5. Nesse âmbito, a função das histórias - contadas por
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-06
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9. Sair da Representação: Lieutenantenduetten, uma performance crítica do Warme Winkel
RESUMO Esta performance questiona as lógicas de representação e mimeses, faz divergir as fronteiras entre a vida e a ficção, misturando os códigos do teatro, da arte da performance e do happening. A performance do Warme Winkel joga com a história da arte para refletir sobre a dificuldade da arte em criar imagens em um mundo globalizado e, mais particu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
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10. Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá: modernização e subjetividade, história e memória em Lima Barreto / Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá: modernization and subjectivity, history and memory in Lima Barreto
O estudo ora apresentado pretende concentrar-se, principalmente, na análise do romance Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá e trazer alguma contribuição no que se refere à relação desta obra com aspectos do romance moderno, assim como à identificação de procedimentos narrativos que explicitam traços do realismo de Lima Barreto, perpassados pela exp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
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11. Macunaíma: ficção história cânone [a crítica da crítica]
Pretende-se compreender com esta pesquisa as leituras e releituras da rapsódia Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, publicada em 1928, priorizando o grau de relevância destas no meio literário, com o intuito de problematizar o papel da crítica e historiografia literárias na construção histórica e coletiva de uma imagem que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2012
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12. O drama ético na obra de Graciliano Ramos: leituras a partir de Jacques Derrida
Esta tese pretende aproximar criticamente os trabalhos do escritor brasileiro Graciliano Ramos e do filósofo francês Jacques Derrida, tendo como foco principal a reflexão de natureza ética que atravessa, de maneira distinta mas comparável, os seus textos. O ponto de contato principal entre esses autores aparentemente tão distintos está no fato de que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012