Festa Religiosa
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13. Círio de Nazaré: agenciamentos, conflitos e negociação da identidade amazônica
O trabalho descreve registros etnográficos da Festa do Círio de Nazaré, em Belém, Pará, indicando que a promoção dessa manifestação é agenciada desde bases identitárias diversificadas, gerando circuitos e fluxos que convergem para um ritual complexo e difuso. Essa promoção tem tensionado os papéis dos atores sociais e religiosos locais, que bus
Religião & Sociedade. Publicado em: 2011-06
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14. Festa de santo na cidade: notas sobre uma pesquisa etnográfica na periferia de Belém, Pará, Brasil
O artigo faz alguns paralelos entre estudos que tratam da dimensão lúdica da religiosidade popular na Amazônia e os resultados de uma pesquisa etnográfica sobre uma festa de santo padroeiro em uma feira de bairro na Belém contemporânea. São observados elementos externos ao ritual religioso, como divulgação propagandística, trocas econômicas e usos
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2011-04
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15. De santas e festas : Ana, Luzia e apresentação
A festa é capaz de intermediar diferenças sociais e culturais proporcionando novas linguagens entre os seus participantes. A festa religiosa também tem esta função. Os atos festivos destinados aos santos podem ser incentivadores das novas interações sociais ocasionadas pelo evento. Partindo daí, este trabalho pesquisa três festas religiosas que têm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2010
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16. A festa de Santana: espaço de religiosidade, sociabilidade e diversão na Cidade de Ponta Grossa - PR (1930-1965)
A pesquisa leva em consideração a importância da festa religiosa mais popular na cidade de Ponta Grossa PR, a Festa de SantAna. Essa festa, que permeava toda a sociedade local e era comemorada desde a primeira metade do século XIX, é considerada a maior celebração religiosa da região. Trabalhamos com o período apontado romanizador, entre 1930-1965.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2010
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17. O Divino e o Encantado: um estudo etnográfico sobre a festa açoriana do Espírito Santo no subúrbio do Rio de Janeiro / The Divine and the Encantado: an ethnografic study on the feast of the Holy Spirit in the suburb of Rio de Janeiro
Este trabalho de pesquisa apresenta a festa do divino espírito santo açoriana, realizada em uma Devoção Particular (Irmandade) localizada no bairro do Encantado, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A Festa do Divino é uma festa popular, católica e originária da Península Ibérica que vem sendo realizada, há alguns séculos, em várias partes do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/10/2010
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18. A cerimônia de casamento como rito de passagem
A cerimônia religiosa do casamento é um dos antigos ritos de passagem, remanescente na sociedade contemporânea, apesar do crescente número de uniões livres, em que o vínculo conjugal se forma sem a intervenção da Igreja ou do Estado. Este ritual parece sobreviver na atualidade e envolver psicologicamente os noivos e suas famílias de origem, marcando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/02/2010
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19. Cavalhadas em Pirenópolis: tradições e sociabilidade no interior de Goiás
Este artigo aborda aspectos da cultura de Pirenópolis através de um festejo anualmente realizado na cidade: as cavalhadas, rito de fundo religioso que integra a tradicional festa do Divino Espírito Santo. Seu palco, a pequena Pirenópolis, se localiza no interior do estado de Goiás e se caracteriza por uma marcante interface entre o universo urbano e o r
Religião & Sociedade. Publicado em: 2010
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20. A festa do bom Jesus dos navegantes em propriá-se: história de fé, espaço das relações sociais e laços culturais
O estudo trata de uma pesquisa realizada para o mestrado em Ciências Sociais em convênio entre a Universidade Tiradentes-UNIT/SE e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Por ser um acontecimento religioso, buscou-se mostrar que as festas religiosas de modo geral têm significados particulares para cada povo ou região. As festas brasileiras in
Publicado em: 2010
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21. Festa a Oxum: um estudo sociológico da lavagem das escadarias da catedral em Aracaju (1982-2007)
A pesquisa trata da Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição realizada pelo povo de santo em Aracaju (1982-2007) e a sua análise sob a perspectiva religiosa. Privilegiamos descrever os comportamentos do povo de santo na festividade, os eventos que correspondem a Festa a Oxum, especificamente a Lavagem da Conceição. Entre os aspecto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2009
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22. A SENHORA LUZ, A SENHORA GUIA: NA FESTA O ENTRECRUZAR DA HISTÓRIA, RELIGIÃO E CULTURA POPULAR NA POVOAÇÃO DO BACALHAU - GO
Uma expressão cultural significativa para a identidade cultural dos moradores da região do Bacalhau é a festa de Nossa Senhora da Guia. Para entender as práticas religiosas introduzidas ali, procuramos compreender como e quando surgiu a povoação, percorrendo os contextos social, político e o econômico como vieses que se entrecruzaram. Vimos que os pi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/01/2009
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23. Festa a Oxum: um estudo sociológico da lavagem das escadarias da catedral em Aracaju (1982-2007)
A pesquisa trata da Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição realizada pelo povo de santo em Aracaju (1982-2007) e a sua análise sob a perspectiva religiosa. Privilegiamos descrever os comportamentos do povo de santo na festividade, os eventos que correspondem a Festa a Oxum, especificamente a Lavagem da Conceição. Entre os aspecto
Publicado em: 2009
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24. The queimada da palhinha in the Valley of Itamboatá: the endurance of a popular catholic practice in Metropolitan Salvador / A queimada da palhinha no Vale do Itamboatá: a permanencia de uma prática do catolicismo popular na Região Metropolitana de Salvador
A Queimada da Palhinha, prática cultural tradicional que encerra o ciclo natalino do catolicismo popular brasileiro, permanece acontecendo na comunidade de Palmares, em Simões Filho, Bahia. É uma festa religiosa popular, centenária nesta região do entorno de Salvador, que em meados do século XX sofreu grandes transformações, com o avanço da urbanida
Publicado em: 2009