Expressionismo Cinema
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. AS PORTAS QUE GIRAM: UM ESTUDO DISCURSIVO SOBRE A DEGRADAÇÃO DO CORPO EM A ÚLTIMA GARGALHADA
O expressionismo alemão no cinema floresceu como um ciclo de filmes que tinha como uma das metas revelar a experiência conflituosa e psicológica das personagens envolvidas nos ditames sociais com uma profusão de elementos que propagavam o tom caótico de seus inconscientes. Um dos temas frequentes desse cinema centrava-se na degradação social, tanto f�
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2014-09
-
2. Da aurora à meia-noite e a questão da intermedialidade no expressionismo
O presente artigo objetiva reavaliar a questão intermedial do expressionismo referente à Da aurora à meia-noite, obra destacada de Georg Kaiser. O texto, escrito entre 1912 e 1915, e publicado em 1916, foi encenado em inúmeros teatros a partir de 1917. Em 1920, o diretor Karl Heinz Martin realizou sua transposição para o medium fílmico. A primeira par
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2012-07
-
3. Literatura e luz : iluminação elétrica, teatro e o filme expressionista
This article discusses the influence of electric illumination on theatre and the so called expressionist film. It starts with a short historical overview and will then argue that the only film with a narrative as well as a visual design in expressionist tradition is From Morn to Midnight, based on a play written in 1912 by Georg Kaiser and released in same y
Publicado em: 2011
-
4. Expressionistic aspects in some works by Tenessee Williams and by other american authors
A presente dissertação se propõe a traçar o desenvolvimento do Expressionismo desde sua origem na Alemanha da década de 1910 até o teatro estadunidense da década de 1920, assim como a influência desse movimento de vanguarda na obra do dramaturgo americano do pósguerra, Tennessee Williams. Para esse fim, a relação entre artes visuais, teatro, liter
Publicado em: 2010
-
5. Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
O trabalho busca verificar qual o papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica. Aborda a questão dos tipos de linguagens, procurando apontar outros tipos de linguagens utilizadas pelo ser humano para se expressar, como a escrita, a oral, a iconográfica, a cinematográfica, a musical entre outras,
Publicado em: 2010
-
6. O imaginário estético moderno e pós-moderno no filme hollywoodiano : Batman Returns (1992) de Tim Burton
Esse estudo tem como objetivo identificar a Estética, disciplina da Filosofia, a Arte Moderna e as visualidades contemporâneas que permeiam a imagem fílmica da obra hollywoodiana. O paralelo estético entre a obra de Batman, o Retorno (Batman Returns) de 1992, dirigida por Tim Burton, e o Expressionismo Alemão torna-se estreito no decorrer do estudo. É
Publicado em: 2009
-
7. A desordem criadora: as ambigüidades da Alemanha de Weimar em O gabinete do dr. Caligari
O objetivo desta dissertação é lançar mais um olhar sobre o filme de Robert Wiene, O Gabinete do Dr. Caligari (1919), evidenciando, nas manifestações artísticas da cinematografia expressionista alemã, a idéia de uma fragmentação cultural que se estabelecia na República de Weimar (1919-1933). Especificamente, a dissertação procura apresentar qua
Publicado em: 2006
-
8. A metropole replicante de metropolis a Blade Runner
Metropolís, dirigido por Fritz Lang em 1926, é um filme fundador que criou uma estética própria e influenciou inúmeras realizações posteriores. Blade Runner, dirigido por Ridley Scott em 1982, cita e reelabora diversos elementos de Metropolís, ao mesmo tempo em que se apresenta como um dos filmes mais representativos da década de 80. Esta dissertaç
Publicado em: 2002