A desordem criadora: as ambigüidades da Alemanha de Weimar em O gabinete do dr. Caligari

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O objetivo desta dissertação é lançar mais um olhar sobre o filme de Robert Wiene, O Gabinete do Dr. Caligari (1919), evidenciando, nas manifestações artísticas da cinematografia expressionista alemã, a idéia de uma fragmentação cultural que se estabelecia na República de Weimar (1919-1933). Especificamente, a dissertação procura apresentar quais as formas em que se revelam, no filme, os conflitos, as ambigüidades de uma Alemanha que, ora dialogava com uma noção de Kultur, ligada a uma idéia de comunidade, de unidade cultural que parecia ausente, ora com uma noção de Zivilisation que foi se tornando dominante naquela temporalidade. Por meio do filme procurou-se estabelecer ligações possíveis entre o cinema e os conflitos vividos pela sociedade alemã do período, considerando que o mundo afeta a arte, assim como é afetado por ela, já que o filme não é apenas uma imagem concernente a Weimar, mas uma coadunação permanente entre o universo sócio-cultural e a arte cinematográfica. Foi nesta Alemanha em que O Gabinete do Dr. Caligari foi construído, que se evidenciam os influxos desta sociedade sobre o filme, embora não se pretenda assumir uma visão sociologizante do cinema, pois o foco desta pesquisa não é a sociedade em si, mas a representação desta através da obra. A arte é reflexo e reflexão num permanente jogo de mão dupla

ASSUNTO(S)

república de weimar expressionismo historia wiene, robert 1873-1938 -- o gabinete do dr. caligari -- critica e interpretacao cinema alemanha -- historia -- 1919-1933

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