Experiencias Musicais
Mostrando 25-36 de 70 artigos, teses e dissertações.
-
25. A arte de viver da música : um estudo de caso com músicos atuantes no cenário rock/pop gaúcho
Essa pesquisa teve como objetivo problematizar a experiência de “viver da música”, no sentido de refletir sobre a música como um ramo profissional e não como um hobby. Através de entrevistas realizadas entre novembro de 2010 e janeiro de 2011 com seis músicos e/ou produtores musicais em franca atividade no cenário rock/pop portoalegrense, procurei
Publicado em: 2011
-
26. A "Casa A Electrica" e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, nacional e internacional. Através de uma etnografia histórica, com base na imprensa, crônicas de memorialistas e liter
Publicado em: 2011
-
27. O samba em pessoa: narrativas das Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano / Samba in the first person: narratives from the Old Guards of Portela and Império Serrano
A presente dissertação trata das narrativas de experiências pessoais de velhos sambistas. O corpus documental é constituído de sambas e narrativas feitos por participantes dos conjuntos musicais chamados Velha Guarda da Portela e Velha Guarda do Império Serrano. As histórias de vida de sambistas e pastoras, produzidas adotando os procedimentos da hist
Publicado em: 2011
-
28. A era MTV: análise da estética de videoclipe (1984- 2009)
Uma das mais importantes evoluções registradas no reino da cena musical de massas foi o aparecimento do fenômeno videoclipe. Trata-se de um formato audiovisual que modificou a maneira de ver a musica. Porém, foi a emissora Music Television, criada na década de 80, que deu a este a devida importância, tornando-se referencia de uma estética. Assim, o pr
Publicado em: 2011
-
29. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
-
30. A palavra cantada nos espaços intersubjetivos de um centro de atenção psisossocial do município do Natal/RN
O cuidado em psiquiatria e saúde mental, ao longo da história, vem passando por constantes mudanças. A Reforma Psiquiátrica Brasileira, que traz à tona a desinstitucionalização como eixo estruturante do processo de reestruturação da assistência, tem como um dos principais serviços substitutivos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Estes tr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2010
-
31. Treinamento musical, neuroplasticidade e cognição
Resumo A influência da música no cérebro humano tem sido alvo de vários estudos nos últimos anos. Muitos trabalhos têm demonstrado que processos neuroplásticos estruturais e funcionais surgem no cérebro como resultado de treinamento musical prolongado, os quais podem produzir diferenças cognitivas entre músicos e não-músicos. Os músicos podem se
Dement. neuropsychol.. Publicado em: 2010-12
-
32. Ladrões, Uga-Bugas e Minuetos : experiências musicais como via de aprendizado e criação em teatro
Resumo não disponível
Publicado em: 2010
-
33. Trocas de saberes musicais : um olhar para os processos educativos do grupo vocal Entre Amigos
Este estudo teve por objetivo olhar, descrever e compreender os processos educativosdesenvolvidos entre os integrantes do grupo vocal "Entre Amigos", existente na cidade deLeme, no interior paulista. Para atingir este propósito, foi preciso captar as opiniõesdesses/dessas participantes, além de ouvir e compreender as experiências vividas poreles/elas. Es
Publicado em: 2010
-
34. CODES : an interactive novice-oriented web-based environment for cooperative musical prototyping / Um ambiente cooperativo e interativo na web para prototipação musical
Criação musical é considerada uma atividade individual realizada por músicos. Desde que a música tem servido como motivação natural para formação de comunidades, novas modalidades tem sido criadas por meio do uso da tecnologia e uma potencial convergência de atividades sociais e a criação musical é campo denominado Networked Music (música em re
Publicado em: 2010
-
35. Motivação para aprender música : o valor atribuído à aula de música no currículo escolar e em diferentes contextos
O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre o interesse, a utilidade, a importância e o esforço (custo) que alunos atribuem às aulas de música no currículo escolar e em diferentes contextos. Essa dissertação insere-se na temática da motivação na aprendizagem musical, enfocando o valor que os alunos atribuem às suas atividades musi
Publicado em: 2010
-
36. Implementar uma institução de formação musical : uma história do Conservatório de Música Joaquim Franco, Manaus/AM
Esta pesquisa teve objetivo investigar o processo de criação e a trajetória do Conservatório de Música Joaquim Franco (CMJF), em Manaus/AM. Esta instituição foi criada pelo Governo do Estado do Amazonas, no ano de 1965, por iniciativa de um pequeno núcleo de pessoas. Foi transferida para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em 1968, e transform
Publicado em: 2010