Experiencia Literaria
Mostrando 13-24 de 233 artigos, teses e dissertações.
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13. Rastros de cinema na teia literária urbana de Caio Fernando Abreu
RESUMO A meta é verificar de que forma os rastros de cinema são tecidos nos fios literários de “Pela noite”, de Caio Fernando Abreu, e por que seus personagens olham o mundo como se fosse cinema. Seriam reflexos da própria conversão do mundo contemporâneo em rastros de cinema e/ou de simulacros, que incluem também outros elos da indústria cultura
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/06/2019
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14. A escrita nas psicoses: suas funções e seus destinos em uma oficina literária
O artigo aborda a experiência de acompanhar psicóticos em uma oficina literária de escrita e produção de jornal em um CAPS III. O objetivo consiste em recolher os efeitos do ato de escrever, sobretudo escrever junto com os outros. O procedimento apoia-se nas memórias de Schreber, na obra literária de James Joyce e no recurso a fragmentos do trabalho n
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 30/05/2019
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15. Experiências com as leituras de João Gilberto Noll
Resumo O presente texto está pautado por uma espécie de profanação do artigo acadêmico. A partir de uma explícita exposição da subjetividade e da confessionalidade, orquestra-se um ensaio-experimento (ensaio-experiência), marcado pela fusão entre escrita criativa e teoria literária. Ao recorrer ao texto dramático, busco registrar dialogicamente q
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
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16. A narradora descolonial: uma leitura de The Distant Marvels, de Chantel Acevedo
Resumo: Em “O narrador. Reflexões sobre a obra de Nicolai Leskov” (1987a), Walter Benjamin entende que a arte de narrar está em vias de extinção uma vez que o narrador, aquele que reúne em si mesmo o conhecimento do camponês sedentário e do marinheiro comerciante, parece não estar mais entre nós a partir da modernidade. Entretanto, se seguirmos
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 01/04/2019
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17. OMINÍBÚ: maternidade negra em um defeito de cor
É a partir do romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, que Fabiana Carneiro da Silva revisita os significados da maternidade negra no Brasil. “Das profundezas das águas”, como sugere o título Ominíbú, termo do iorubá, são revolvidas as histórias acerca das travessias feitas por uma mulher corajosa que enfrenta os embates de uma ordem que intenta explorar até a exaustão os corpos marcados pela ideologia escravagista. No romance, o tema da maternidade emerge em um cenário construído por uma mãe que, ao final de sua vida, narra as tentativas de localizar o filho, vendido como escravo pelo próprio pai. Tecendo uma análise estética apurada, Fabiana da Silva evidencia as correspondências entre a conformação do relato-carta da protagonista e o contemporâneo. Desde a teoria literária, esse livro busca um diálogo sensível à experiência das comunidades negras, sobretudo das mulheres a elas pertencentes, a fim de promover uma reflexão comprometida com a construção de um espaço plural questionador do fundamento racista da construção nacional brasileira.
Autor(es): Silva, Fabiana Carneiro da
EDUFBA. Publicado em: 2019
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18. Literatura e formação: o prazer do texto entre as margens do sistema escolar
RESUMO Neste texto, tratamos de como a linguagem literária pode fazer-se espaço de abertura e resistência em meio a práticas escolares rotineiras nos currículos formais. Metodologicamente, entrecruzamos literatura e educação: de um lado, recolhemos registros de práticas de leitura e escrita, protagonizadas à margem do sistema, em escolas públicas d
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 03/12/2018
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19. Maternidade negra em Um defeito de cor: a representação literária como disrupção do nacionalismo
resumo Ao se configurar fundamentalmente como o relato (carta) de uma mãe negra ao filho desaparecido, o romance Um defeito de cor, publicado por Ana Maria Gonçalves em 2006, incita-nos a adentrar de modo detido no conjunto de questões pertinentes à representação da maternidade da mulher negra na literatura produzida no Brasil. Desse modo, neste artigo
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
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20. A comunidade dos que escrevem a comunidade
RESUMO Este artigo pretende investigar o pensamento da comunidade a partir dos livros: Comunidade inconfessável, de Maurice Blanchot e Comunidade inoperada, de Jean-Luc Nancy. Esses autores nos oferecem um aparato teórico que nos permite pensar a comunidade como um movimento incessante e ininterrupto, uma exigência inédita que ainda está para ser descob
Alea. Publicado em: 2018-08
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21. DO OUVIR E LER POESIA: LUIZ GAMA E MACHADO DE ASSIS
Resumo Luiz Gama tende à oratória, à performance pública do verso. É o teatro interlocutório, a voz impostada no espaço para convencer (movere) a audiência. Machado de Assis prefere a leitura, o contato íntimo com o texto. É a experiência individual, a mensagem que cala no leitor para deleite (delectare) do sujeito. A versificação, assim, ganha
Machado Assis Linha. Publicado em: 2018-05
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22. Uma Alma que Dança ou Despenca: corpo e presença na experiência literária
Resumo: Este artigo reflete sobre a dimensão afetiva da leitura de textos poéticos e ficcionais. Proponho que a imaginação é o espaço em que nos aproximamos das obras literárias por meio de sensações e emoções. Para tal, desenvolvo um conceito de presença voltado para a experiência literária, em que o corpo do leitor é mobilizado a partir de e
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12
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23. O sol ofuscante de Hilda Hilst e Georges Bataille
resumo Hilda Hilst e Georges Bataille foram autores que desafiaram constantemente os limites éticos e estéticos em seu fazer literário. Neste artigo, tomando a imagem do sol - cara a Bataille -, que tem em si a ideia da transgressão e do interdito, queremos pensar em que medida a atividade literária oscila entre romper os pactos socialmente impostos e p
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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24. Notas sobre diarios de escritores
Resumo Este trabalho situa a prática do diário pessoal no contexto das escrituras do íntimo, acentuando seu caráter de exercício ético no qual a subjetividade se submete à experiência transformadora do desconhecido de si mesma. A partir dessa localização, identificam-se as diferenças entre a escritura do diário e a de outros gêneros autobiográf
Alea. Publicado em: 2017-12