Etnocenologia
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. Performance Negra e a Dramaturgia de Corpo no Batuque
Resumo: Uma importante contribuição da Etnocenologia e dos Estudos da Performance para o campo de estudo das Artes Cênicas é a ampliação do que pode ser considerado como cena, espetáculo ou performance, rompendo fronteiras, calcadas no colonialismo do saber, que separaram radicalmente arte e cultura popular, polarizando criação e tradição. Essa qu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
-
2. EMPIRE DU DIVIN: UN ANALYSE ETHNOSCENOLOGIE SUR LES PERSONNAGES DE LA FÊTE DE L ESPRIT DIVIN À SAINT LOUIS / IMPÉRIO DO DIVINO: UMA ANÁLISE ETNOCENOLÓGICA SOBRE OS PERSONAGENS DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM SÃO LUÍS-MA
Cette dissertation expose sur l étude des personnages qui constituent le cur de la célébration de l Esprit divin à Saint-Louis: L Empire du Divin, ici traité comme une représentation scénique-performative de la noblesse portugaise assimilée par les classes populaires, où la fête a lieu. Il donnera un accent particulier sur l étude de (re) créatio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2012
-
3. Breve Notícia de uma Adolescente Transdisciplinar: a etnocenologia
RESUMO Este texto apresenta um panorama da Etnocenologia sob diferentes prismas. Evidenciam-se as atividades fundadoras dessa disciplina e discutem-se as bases históricas sob as quais ela está acentada. Problematiza-se e desenha-se a posição da disciplina segundo os aspectos epistemológicos e transdisciplinares, salientando-se as vocações, conflitos e
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
4. Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia
RESUMO Este texto analisa processos de transmissão de conhecimentos humanos, nos quais duas formas são evidenciadas: a oralidade e a escrita. Discute-se o fato dos fenômenos cênicos serem vistos e estudados como uma variação da oralidade. Apresentam-se outras perspectivas, a partir da criação e afirmação de disciplinas que têm como objeto as prát
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
5. Marcas da Violência: vozes insurgentes no Teatro Negro Brasileiro
RESUMO Os estudos da etnocenologia retratam os aspectos relacionados com a teatralidade e espetacularidade tanto no campo dos rituais quanto cênicos. Neste sentido, o teatro é um dos suportes para os campos das pesquisas etnocenológicas, sendo o Teatro Negro o foco deste trabalho. Entre as formas de representação do negro na sociedade brasileira, a viol
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
6. Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências. Pequeno glossário interdisciplinar
RESUMO Este texto aborda os conceitos de corpo e corporeidade, levantando um léxico de palavras que pretendem funcionar como instrumento por intermédio do qual pensa-se uma nova teatrologia. Discute-se a distinção entre corpo e carne e sua junção teórico-prática na noção de corporeidade. Da mesma forma, convoca-se autores como Marcel Jousse, Richar
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
7. O Etnocentrismo Nominal e as Artes do Espetáculo Vivo
RESUMO Este texto apresenta as práticas espetaculares humanas a partir de seu estatuto diverso e diversificado, designadas por uma denominação original que lhe é própria. Discutem-se tais lexemas como valor de patronímico identitário. Discute-se o etnocentrismo nominal como uma tendência difundida em diferentes meios - inclusive acadêmicos - e que c
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
8. A etnocenologia e seu método: pesquisa contemporânea em artes cênicas
A obra integra a coleção Pesquisa em Arte e se insere num processo de estudos sobre formas e padrões de pesquisa em artes cênicas. Um dos temas centrais deste livro corresponde ao conjunto de eventos em torno dos quais se deu a constituição de uma nova disciplina científica: a etnocenologia. O autor baseia-se em três constantes para analisá-la: a relação sujeito/objeto, o aparato linguístico a que se refere essa relação e o quadro epistêmico geral.
Autor(es): Santos, Adailton
EDUFBA. Publicado em: 2012
-
9. Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin
Esta tese trata do processo de modernização da criação artística iniciado em torno de 1900 na Alemanha, quando ocorreu uma ruptura no modo de pensar e de viver até então vigente, gerando movimentos como ―A Reforma de Vida‖, que revolucionaram a expressão corporal e a gestualidade, e elevaram a Ausdruckstanz (dança-expressão ou dança ex
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
10. O boi e a máscara: imaginário, contemporaneidade e espetacularidade nas brincadeiras de boi de São Caetano de Odivelas - Pará.
Esta tese tem como objeto de estudo a brincadeira de boi do município paraense de São Caetano de Odivelas. Investiga-se este fenômeno cultural, tradicional e contemporâneo para compreender a função da máscara, suas caracterizações e o comportamento corporal que ela estabelece nos brincantes, através dos personagens que ali se revelam. Aponta-se o m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
11. Configurações da Capoeira Contemporânea: a cena do grupo Ginga Mundo / Configuraciones de la Capoeira Contemporánea: la cena del grupoGinga Mundo.
Este estudio trata sobre la Capoeira en la ciudad de Salvador, Bahia, Brasil, como parte de un proyecto de maestría que se propone a analizar la relación entre una de sus configuraciones contemporáneas e una posible interpretación de la tradición. Para una aproximación de los fundamentos que sustentan esta manifestación cultural afrobrasilera y que ho
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
-
12. A Presença do Corpo em Cena nos Estudos da Performance e na Etnocenologia
RESUMO Breve reflexão sobre as denominações de duas perspectivas transdisciplinares contemporâneas aparentadas, de contexto universitário, que buscam articular teoria e prática, arte e ciência, criação e crítica, contextos específicos e diversidade cultural, os Estudos da Performance e a Etnocenologia, com destaque para o enunciado explícito de s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-12