Estetica Cinematografica
Mostrando 25-36 de 49 artigos, teses e dissertações.
-
25. O discurso narrativo de Os ratos: a voz da crítica e a linguagem cinematográfica
Esta dissertação propõe-se a analisar o romance Os Ratos, de Dyonelio Machado. Tem como objetivos evidenciar, na perspectiva assumida pela voz do narrador, aspectos realistas no discurso moderno de Dyonelio Machado, assim como refletir, sobre o emprego da linguagem cinematográfica. Para atingir tais objetivos, selecionou-se o seguinte problema: Como o di
Publicado em: 2009
-
26. O dragão e o leão: elementos da estética brechtiana na obra de Glauber Rocha / The dragon and the lion: elements of brechtian aesthetics in the work of Glauber Rocha
Esta pesquisa teve por objetivo verificar, nos filmes e na obra escrita de Glauber Rocha, a presença de elementos da estética de Bertolt Brecht. Foram selecionadas seqüências de O dragão da maldade contra o santo guerreiro e de Der leone have sept cabezas para análises mais detidas, passando-se em seguida a uma observação mais geral dos procedimentos
Publicado em: 2009
-
27. A cultura jovem contemporânea presente na sinergia de linguagens do cinema brasileiro
Esta pesquisa analisa o imaginário dos jovens em quatro longas-metragens brasileiros de ficção: Nina (2004), Cama de Gato (2004), A Concepção (2006) e Árido Movie (2006). Teorias sobre a cultura contemporânea são exemplificadas por muitas das situações retratadas nestes filmes protagonizados por jovens. A sinergia que há entre a linguagem do cinem
Publicado em: 2009
-
28. Globo-Shell Especial and Globo Reporter : the images of documentaries in Brazilian television / Globo-Shell Especial e Globo Reporter (1971-1983) : as imagens documentarias na televisão brasileira
Este trabalho busca identificar as condições internas e externas à Rede Globo de Televisão que permitiram o surgimento dos programas Globo-Shell Especial e Globo Repórter e discutir a influência da linguagem e da estética do Cinema Novo no documentário televisivo. O Globo-Shell Especial foi criado em 1971 e, em 1973, foi substituído pelo Globo Repó
Publicado em: 2009
-
29. Ver, ler e escrever: a imprensa e a construção da imagem no cinema brasileiro na década de 1950
O Artigo analisa a importância da imprensa na década de 1950 na construção de uma cultura cinematográfica do país em novas bases. Estudar esse momento é fundamental para compreender a estética cinematográfica da década seguinte bem como o campo de produção, circulação e recepção dos filmes. São analisados os suplementos culturais dos jornais
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2008-06
-
30. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem
O principal objetivo desta pesquisa é examinar, na escritura de Ana Cristina Cesar, em especial nos textos que compõem A teus pés, editado em 1982, as relações entre a tessitura do discurso autobiográfico e o método de montagem cinematográfica. Tal objetivo foi traçado, considerando-se que a obra poética de Ana Cristina Cesar revela, como métodos
Publicado em: 2008
-
31. A poetica do cotidiano com Clarice Lispector : emergindo imagens / The daily poetics with Clarice Lispector : emerging images
O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Cinema Ficcional -História e Processos Criativos e apresenta os percursos da dimensão estética da comunicação cinematográfica, visando o desenvolvimento de linguagem audiovisual. Inspirada pela literatura de Clarice Lispector. Registrei o processo criativo e elaborei três roteiros para vídeo: A mãe
Publicado em: 2008
-
32. Cidade - dispositivo de olhar: elementos para uma teoria benjaminiana da percepção / City - looking device: evidence for a Benjamins theory of perception
Este trabalho propõe-se à reorganização e releitura de textos benjaminianos que se referem direta ou indiretamente à questão da percepção. Objetiva levar à maturação e sistematização de elementos para uma teoria da percepção benjaminiana que se encontra dispersa em alguns de seus diversos estudos. Aborda o conceito de percepção colocando-o e
Publicado em: 2008
-
33. Borderline stigmas, images from invisibility: deviance representations in Almodóvar / Marcas limítrofes, imagens do invisível: representações da marginalidade em Almodóvar
Esta dissertação apresenta uma análise das representações da marginalidade na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, com base na Sociologia do Desvio de Goffman, Becker e Elias, atualizada pela teoria de covering de Yoshino. A intenção do trabalho é problematizar a produção audiovisual do início da carreira do diretor manchego, de forma a comp
Publicado em: 2008
-
34. Criança e imagem no olhar sem corpo do cinema
O tema central desta tese é a análise da imagem da criança no cinema. Para tanto, este trabalho está alicerçado, ele mesmo, numa imagem conceitual tríptica, na qual as noções de criança, imagem, autoria remetem, estruturalmente, a seus três eixos fundamentais. Assim, o objetivo desta pesquisa é desenvolver o conceito de criança a partir de uma pe
Publicado em: 2008
-
35. A estética teatral no cinema de Glauber Rocha (Artaud e Brecht)
A presente dissertação visa a uma abordagem crítica da linguagem cinematográfica de Glauber Rocha, enfocando principalmente suas relações com a estética teatral. Para tanto, desenvolveremos um estudo sobre três filmes de sua cinematografia: Barravento (1961), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963) e Terra em Transe (1967). As referências teatrais abo
Publicado em: 2007
-
36. As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica
Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras "A chave do tamanho", de Monteiro Lobato, e no filme "AI: Inteligência artificial", de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologi
Publicado em: 2007