Espetaculo Cenico
Mostrando 13-24 de 27 artigos, teses e dissertações.
-
13. Grupo Galpão: A arquitetura teatral e o lugar na construção do espaço cênico
Este trabalho pretende investigar a arquitetura teatral e o espaço cênico como elementos fundamentais no estabelecimento da linguagem teatral do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, e de seu diálogo com o público. A partir dos conceitos de espaço e de lugar e das noções de arquitetura como espaço vivido pelo homem e de teatro como encontro, investigarem
Publicado em: 2009
-
14. Processo de criação : improvisação como caminho para a composição coreográfica / Creative process : improvisation as a path to coreographic composition
Esta dissertação observa, descreve e analisa o processo de criação do espetáculo Acasos e suas transformações no período entre os anos de 2004 e 2009. A estratégia para a criação deste trabalho foi a improvisação como exercício de articulação de idéias-movimento, quebra de padrões mecânicos, re-locação de idéias em outros contextos. Um
Publicado em: 2009
-
15. O épico e o popular: Nas cenas da paixão segundo congonhas
Este trabalho se propôs abordar um pouco da história dAs Cenas da Paixão Segundo Congonhas, reconstituída, sobretudo, por meio de entrevistas com os participantes e de análise de registros fotográficos e videográficos. Elegemos como foco a encenação da sexta-feira santa e buscamos conduzir uma análise que contemplasse alguns traços de cultura popu
Publicado em: 2009
-
16. Eldorado : dramaturgia de ator na intracultura / Eldorado : actor s dramaturgy and intraculture
O objetivo deste trabalho foi localizar, em experiência prática, como criação cênica, a chamada dramaturgia de ator no contexto brasileiro. Isto se deu a partir da interação, observação e imitação (Mimese Corpórea tal qual sistematizada pelo Lume Teatro) de construtores e tocadores de rabeca - instrumento de arco e cordas, como o violino, present
Publicado em: 2009
-
17. Ecos dos sermões: a paixão segundo todos os homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis
Pela presente dissertação analiso o trabalho de teatro desenvolvido por Wilson Rio Apa e sua Família, em Florianópolis, com especial atenção ao espetáculo A PAIXÃO Segundo Todos Os Homens, realizado na Lagoa da Conceição e Praias dos Ingleses e do Santinho, no período compreendido entre 1977 e 1987, e as conseqüências do trabalho por ele desenvo
Publicado em: 2009
-
18. Scenic performance in the Dande-Researcher-Performer (DRP) method : a study based on the creation and presentations of the dance performance Unrestness Waltz / O espetaculo cenico no metodo Bailarino-Pesquisador-Interprete (BPI) : um estudo a partir da criação e apresentações do espetaculo de dança Valsa do Desassossego
This work focuses on the scenic performance in the Dancer-Researcher-Performer (DRP) method, being based on the study of the dance Unrestness Waltz. DRP is a method of creation and research in dance that develops from the mutual relations of three fundamental axis: The Body s Inventory; The Co-inhabiting with the Source; and The Structuring of the Character.
Publicado em: 2009
-
19. A moda da dança: um estudo sobre corpo, cidade e representações / The fashion in dance: a study of body, city and representations
Este trabalho se dedica ao estudo da comunicação não-verbal, a partir da observação de que dança e moda se encontram freqüentemente em ambientes que não lhes são próprios por convenção. Aparentemente distintas, desenvolvem uma linguagem que muito se completa. A dança virou tema constante na moda e a moda foi apropriada pela dança. Em comum, dan
Publicado em: 2009
-
20. A Constituição de coleções especializadas em artes cênicas: do imaterial ao documental / The constitution of performing arts collections: from intangible to documental
A pesquisa tem por objetivo refletir sobre a questão da documentação das artes cênicas e fornecer subsídios para a constituição de um patrimônio documental na área. Isso envolve a discussão de conceitos relacionados à natureza das artes cênicas e ao papel da documentação especializada, levando-se em conta o caráter efêmero e fugidio da encena
Publicado em: 2009
-
21. O Teatro Essencial de Denise Stoklos: caminhos para um sistema pessoal de atuação / O Teatro Essencial de Denise Stoklos: caminhos para um sistema pessoal de atuação
Analisa as características do espetáculo solo no Teatro Essencial de Denise Stoklos, e investiga e organiza os processos de atuação solista do performer essencial. Para a coleta dos dados: a) levanta-se por meio de pesquisa bibliográfica, audiovisual e dos espetáculos: os procedimentos de atuação performática, as características do espetáculo do t
Publicado em: 2008
-
22. DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA INFANTIL NO RIO DE JANEIRO: A BUSCA DE NOVOS CAMINHOS / DRAMATURGIE CONTEMPORAINE POUR ENFANTS À RIO DE JANEIRO: LA RECHERCHE DE NOUVEAUX CHEMINS
Esta dissertação investiga a dramaturgia contemporânea infantil através da análise de três textos teatrais de autores cariocas. Focalizando a leitura crítica em obras de Ana Barroso, Mônica Biel, Thereza Falcão, Karen Acioly e Luiz Paulo Corrêa e Castro, o estudo reflete sobre as possibilidades de tendências autorais, com vistas à renovação. Co
Publicado em: 2007
-
23. De água e sal: uma abordagem de processo criativo em dança
Esta pesquisa é um estudo sobre processo criativo em dança contemporânea com foco na investigação e desenvolvimento de um estado pré-expressivo de criação e sua importância para o processo criativo que resultou na montagem do espetáculo De Água e Sal, com a companhia de dança Basirah. O espetáculo configurou-se como um laboratório cênico para
Publicado em: 2006
-
24. O corpo no espaço cenico / The body in the scenic space
A presente dissertação estuda a relação corpo/espaço cênico, por meio de um estudo de caso: o espetáculo intitulado Visceral, fruto de uma criação coletiva dirigida pela autora e apresentada nos dias 06, 07 e 08 de maio de 2003 na Galeria de Artes da UNICAMP. Este estudo visa facilitar o desenvolvimento de processos técnicos e criativos do ator
Publicado em: 2005