Espetaculo Cenico
Mostrando 1-12 de 27 artigos, teses e dissertações.
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1. Narrativas pessoais: possibilidades de confrontos com o real na cena
A presente pesquisa busca refletir sobre a exploração de narrativas pessoais na cena teatral contemporânea como possibilidade de gerar confronto entre realidade e ficção no âmbito na encenação. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira parte foi estruturada a partir de formulações teóricas que ponderam acerca da concepção do real no
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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2. Teatro de camponesas: práticas teatrais no movimento de mulheres camponesas em Santa Catarina / Theatre practices in the peasant womens movement of Santa Catarina
Este trabalho apresenta o Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina MMCSC, para focar suas práticas teatrais recentes. O objetivo é descrever e analisar os processos de criação e o resultado cênico dos espetáculos teatrais Na luta se faz história (2008) e Histórias agroecológicas, Histórias de mulheres camponesas (2009), encenadas pelo gru
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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3. Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de inte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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4. A mentira-verdade do ator: o ofício do ator na Lettre à dAlembert sur les spectacles, de Jean-Jacques Rousseau
No Iluminismo Francês, o teatro era um dos principais temas discutidos entre seus pensadores os chamados philosophes, que expressavam de forma acirrada suas ideias sobre o fenômeno da representação teatral e sua possível eficácia pedagógica, bem como acerca de suas implicações sociais e políticas na França do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2011
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5. Empreendedorismo ambiental e preservacionismo compensatório: o turismo e as unidades de conservação Parque Estadual das Dunas e Área de Proteção Ambiental Jenipabu-RN / Environmental entrepreneurship and compensatory preservationism: the tourism e as conservation units Dunes State Park and the Jenipabu Environmental Protected Area
Essa tese de doutorado aborda a temática ambiental e sua vinculação com o turismo por meio das áreas naturais protegidas, em particular as Unidades de Conservação (UCs), que consistem em unidades territoriais criadas e demarcadas pelo poder público com a finalidade de proteger ecossistemas de grande representatividade ecológica e cênico-paisagístic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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6. Dança teatral : reflexões sobre a poética do movimento e seus entrelaços / Tanztheater : reflections on the poetic of movment and it s interlaces
O presente estudo visou pesquisar as características e peculiaridades da Dança Teatral Alemã. Desta maneira, apresenta-se aqui uma abordagem sobre a Dança Teatral e o universo em que ela foi germinada, a fim de conhecê-la e analisá-la. A pesquisa de campo envolveu dois meses de estudos na Folkwang Hochschule, Essen/Alemanha; o que possibilitou contatar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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7. Bença às teatralidades híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum. / Bença to hybrid theatralities: the transcultural scenic movement of Bando de Teatro Olodum.
Bença é o título da encenação que fecha um ciclo de criação e abre novos caminhos para a teatralidade do Bando de Teatro Olodum. Foi em torno do processo de criação desse espetáculo, desenvolvido durante o ano de 2010, que lancei meus olhares. É sobre esse tempo aquele do Bando e o meu próprio diante deste primeiro que me debruço aqui. Invisto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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8. Os aparelhadores de cenas e a preceituação da prática cênica: uma reflexão sobre a obra de Sebastiano Serlio / The scene fitter and the preception of stagecraft: a reflection on the work of Sebastiano Serlio
Identificação e reconstituição das preceptivas da prática cênica no século XVI italiano a partir da análise exegética do \"Tratado sobre as cenas\", pertencente à obra Da arquitetura e Perspectiva do arquiteto e preceptor bolonhês Sebastiano Serlio. O esquadrinhamento dos três gêneros de cenas antigos - tragédia, comédia e sátira -, normatiza
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/05/2011
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9. Corpo que age, sente e pensa : dramaturgia do meu corpo e do encontro de duração. Paralelo com a filosofia de Henri Bergson / Body that do, feel and think : creative process and Bergsonism
A partir de uma experiência pessoal de criação do espetáculo TANTAS OUTRAS QUANTAS, solo teatral fundamentado nos métodos de pesquisa do Grupo Lume, esta pesquisa objetiva refletir sobre as condições deflagradoras e o próprio fluxo das experiências de criação. O objetivo é pesquisar: Quais foram as relações entre o agir, o sentir e o pensar nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/01/2010
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10. Sade na dança : um processo artístico em redes de saberes / Sade in Dance : an artistic process on knowledge nets
A presente pesquisa traz o processo de criação de Vícios e Virtudes - Drama em Dança como objeto de reflexão e análise. O espetáculo é uma apropriação dos romances do autor iluminista francês Marquês de Sade (1740 1814): Justine, os Infortúnios da Virtude e Juliette, a Prosperidade do Vício com o intuito de transpor para a linguagem do corpo
Publicado em: 2010
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11. Corpografias: uma leitura corporal dos intérpretes criadores do grupo Dimenti.
A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a subpartitura corporal nos intérpretes-criadores do grupo baiano Dimenti, durante o processo de criação do espetáculo Batata!. O conceito de subpartitura foi elaborado por Patrice Pavis e propõe a utilização das informações que servem como referências para o intérpretecriador. O objetivo da pesquisa
Publicado em: 2010
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12. Roda de capoeira: rito espetacular
Esta dissertação toma como objeto a capoeira e sua potencialidade cênica. Com uma aproximação do campo da etnocenologia, o estudo aborda a capoeira e analisa alguns de seus aspectos. Além do referencial teórico consultado, esta pesquisa também se baseou na vivência em rodas e aulas de capoeira do Grupo Bantus Capoeira (do qual do qual a autora é in
Publicado em: 2010