Espaco Autobiografico
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. A escrita como cena substitutiva da Pólis: memória, silêncio e testemunho em Salinas Fortes
resumo A narrativa de memórias pode ser o espaço de articulação entre as vivências do sujeito e o movimento da coletividade. Os dois níveis se sobrepõem especialmente no relato pessoal de eventos históricos traumáticos. A escrita assumiria nesse caso a função de cena substitutiva da pólis. É o caso do livro Retrato calado, de Luiz Roberto Salina
Estud. av.. Publicado em: 02/12/2019
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2. Entre experiência e invenção: incidências autobiográficas em Antônio Torres
RESUMO Na literatura de Antônio Torres, a presença de elementos que remetem a experiências pessoais e a características específicas de sua vida, trabalhados artisticamente, faz com que o memorialismo que rege a narração da história dos personagens mescle-se, em alguns momentos, com as memórias íntimas do escritor. Com base nessas características,
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-06
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3. O cronotopo bakhtiniano do romance (auto)biográfico: da Antiguidade à contemporaneidade
RESUMONeste artigo, retomamos as reflexões sobre 'As formas de tempo e de cronotopo no romance' feitas por Mikhail Bakhtin e apresentadas em Questões de literatura e de estética: a teoria do romance, a fim de verificar as variações do cronotopo de 'Biografias e autobiografias antigas' no romance autobiográfico contemporâneo. Para isso, analisamos os c
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2015-12
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4. Silêncio e evocação na ficção autobiográfica. Uma leitura de Lenta Biografia, de Sergio Chejfec / Silence and recollection of autobiographical fiction. A reading of Slow biography, of Sergio Chejfec
Este estudo consiste na análise do romance Lenta biografía (2007), do escritor argentino Sergio Chejfec. Nosso trabalho propõe uma leitura reflexiva acerca de como a ficção coloca em cena a possibilidade e, ao mesmo tempo, a impossibilidade do relato autobiográfico. A escrita do romance apresenta-se como evocação e deslinde ao pacto autobiográfico u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/06/2012
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5. AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL
Este trabalho tem como principal objetivo responder a seguinte questão: Em que medida projetos como o Programa Escola da Família- PEF, contribuem para a democratização do espaço escolar? Para isso buscaremos compreender como funciona o Programa Escola da Família PEF, implantado por iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo SEE, des
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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6. Imaginário e drama da individuação em Yukio Mishima
Esta tese articula duas frentes de investigação da obra do autor japonês Yukio Mishima, partindo daquilo que o crítico e tradutor americano Donald Keene chamou de o problema da individualidade na Literatura japonesa. A primeira relaciona-se com um espaço autobiográfico, conceito proposto por Phillipe Lejeune para se pensar uma imagem do autor através
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/10/2011
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7. A performance do suicídio em Ariel, de Sylvia Plath
Esta dissertação propõe investigar a escritura do livro Ariel (1965), de Sylvia Plath, como um tipo de poesia performática e ritual que fragmenta e reconstrói a experiência privada, manipulando a memória do corpo autobiográfico como forma de ensaiar e restaurar a subjetividade. Nossa proposta assume que, em Ariel, a transfiguração hiperbólica, par
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2011
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8. Autobiografia ao correr da máquina: a escrita de si na crônica de Clarice Lispector
O livro A descoberta do mundo (1999) reúne crônicas de Clarice Lispector publicadas no Jornal do Brasil, de 1967 a 1973, num conjunto que se configura como espaço singular na obra clariciana. A importância dessas crônicas ainda não foi devidamente reconhecida pela historiografia e crítica literária brasileiras. Essa obra faz-se importante também par
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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9. A roda das Donas: a mulher negra no candomblé / The wheel of the Donas: a black woman in Candomblé
O presente estudo teve como objetivo geral apresentar a vivência e a experiência das mulheres negras do candomblé, no intuito de promover uma pesquisa que contemplasse a cultura, as questões do gênero feminino e a negritude no Brasil. Para tanto, trouxemos para o interior desta pesquisa o cotidiano de um grupo de mulheres que vivenciam uma determinada r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/09/2010
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10. AMONG GENRES AND MEMORIES: A STUDY ON JOSÉ CARDOSO PIRES` AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVE / ENTRE GÊNEROS E MEMÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE JOSÉ CARDOSO PIRES
O objetivo desta dissertação é investigar e compreender a composição da escrita de teor autobiográfico em José Cardoso Pires a partir de uma análise dos livros E agora, José? e De Profundis, valsa lenta. O estudo pretende examinar como a autobiografia em Cardoso Pires se situa entre a ficcionalização do real e a historicização do ficcional. Tal
Publicado em: 2008
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11. Narrativas da vivência juvenil feminina : histórias e poéticas produzidas por jovens de periferia urbana de Porto Alegre / Narrativas de la vivencia juvenil femenina: historias y poéticas producidas por jóvenes de periferia urbana de Porto Alegre
Esse estudo apresenta reflexões a respeito de narrativas realizadas por algumas jovens mulheres e procura responder como elas, inseridas no contexto de periferia urbana de Porto Alegre, narram suas vivências cotidianas. É resultado de uma pesquisa qualitativa com bases epistemológicas do campo da educação e da sociologia da juventude e tem influência
Publicado em: 2008
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12. EGO-DOCUMENTOS NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA / EGO-DOCUMENTS IN CONTEMPORARY FICTION
Esta tese consiste na abordagem crítica de narrativas literárias que performam uma dicção autobiográfica afeta ao modo ficcional, através do qual são rescindidos os tradicionais pactos em torno da identidade escritor-narrador e os pressupostos de autenticidade e sinceridade subjacentes a processos de comunicação que envolvem as memórias narradas. T
Publicado em: 2007