Escrita Contemporanea
Mostrando 25-36 de 183 artigos, teses e dissertações.
-
25. A ultrapassagem das fronteiras: hibridismo e universalismo na obra de Laura Erber
resumo Este artigo analisa duas das obras literárias da escritora, artista visual e professora Laura Erber, explorando o convívio na sua escrita de algumas tendências caraterísticas da literatura brasileira pós-moderna, como o hibridismo genérico, os diálogos interartísticos, o protagonismo da dimensão metaficcional ou a atualização da escrita do
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
-
26. O Ensino da Dança: uma via complementar para a formação contemporânea do ator
Resumo: Esta pesquisa qualitativa interpretativa tem como objetivo compreender a formação corporal ministrada por Mélanie Demers, artista convidada para ministrar o curso Dança para atores no inverno de 2014 na École supérieure de théâtre da Université du Québec à Montréal. Com base no conceito de experiência (Dewey, 2005) e na teoria da ativida
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
27. Performances da escrita na narrativa contemporânea: a voz do outro em “Totonha”, de Marcelino Freire
Resumo: O artigo propõe a reflexão sobre o papel da escrita na representação do outro excluído do universo letrado, tomando por base o conto “Totonha”, de Marcelino Freire, integrante da coletânea Contos negreiros (2005). O tema é abordado à luz de problematizações acerca da escrita do outro evidenciadas pela etnografia (GEERTZ, 1989; Clifford,
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
-
28. “Ficção corrói fato”: uma introdução aos escritos de Bruce Nauman
Resumo Inicia-se uma nova seção na Ars dedicada aos escritos de artista com cinco textos de Bruce Nauman, traduzidos no âmbito de uma pesquisa acadêmica sobre a obra do artista. A escrita de Nauman é intrínseca à produção e, em lugar de explicá-la, reforça seus aspectos ambíguos. As palavras, escritas ou faladas, compartilham a mesma natureza dos
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
29. ARQUIVOS DA MEMÓRIA – OU SEU DIÁRIO EM BOAS MÃOS
Resumo O presente artigo visa a apresentar como os arquivos de autobiografia contemporânea surgem e como podem ajudar no estudo da memória e do esquecimento, matéria-prima dos escritos do eu. O gênero autobiográfico que ganha força com publicações como As Confissões de Jean-Jacques Rousseau mostra-se cada vez mais atual. A luta contra o esquecimento
Alea. Publicado em: 2016-12
-
30. A Babilônia de cambiáveis jogos identitários: contradição de vozes, estilhaçar de faces
Resumo: O romance Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes, ao propor um questionamento sobre a natureza da representação identitária das personagens convida o leitor a refletir a respeito da atividade de criação textual. Nesse âmbito, ao mesmo tempo em que a alteridade dos sujeitos ficcionais passa por um simultâneo processo de afirma
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
-
31. O romance de Ricardo Lísias: janelas escancaradas para o sujeito hipermoderno
Resumo: A partir da análise dos romances de Ricardo Lísias e da sua produção autocrítica, este trabalho busca entender algumas relações entre a literatura de autoficção e a publicização do sujeito autor imerso no universo midiático. Partindo de uma revisão bibliográfica que conceitua os objetos aqui circunscritos e de uma apreciação anterior
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
-
32. Você realmente acha isso? Pelo menos é o que está escrito
Resumo Este artigo se propõe a refletir sobre a produção de conhecimento científico e a necessidade de desenvolver novas formas de comunicar os resultados de pesquisas, especialmente no campo da Saúde Pública, necessariamente inter ou transdisciplinar. Analisa os principais obstáculos para a produção de novos conhecimentos: as dificuldades inerentes
Physis. Publicado em: 2016-10
-
33. O outro avança sobre mim: dimensões da vida anônima e impessoal na cultura latino-americana
Resumo Sustentado na análise de materiais heterogêneos, o texto aspira a construir um marco de leitura para uma série de práticas culturais latino-americanas que pensam a experiência para além do prisma da consciência individual, pensando a vida na sua densidade anônima e impessoal. O trabalho se sustenta na hipótese de que várias transformações
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-08
-
34. Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho
Resumo A cinematografia contemporânea de Eduardo Coutinho é marcada pela centralidade da entrevista como forma dramática e pelo registro do encontro presente entre o diretor e os sujeitos filmados. “Arte do presente”, na expressão de Consuelo Lins (2002), esse cinema abriga, entretanto, um projeto mais raro, mas muito denso, de escrita da história.
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
35. Dea Loher e a Arte de Costurar Histórias Dramaturgicamente
Resumo Dea Loher (1964-), dramaturga contemporânea alemã, propõe ao seu leitor/espectador histórias que retratam a sociedade, conduzindo seu público a uma reflexão acerca de temas inerentes à realidade na qual eles se encontram inseridos. Através de um estilo próprio e peculiar, de uma estética que combina elementos vários, Loher retoma o teatro p
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2016-05
-
36. Entrevistar e Escrever: procedimentos para palavras encarnadas de dança
Resumo: A partir de estudos de caso de uma longa trajetória em pesquisa, articulam-se exemplos, descrições, propostas e discussões sobre a investigação em dança, com foco em dois aspectos - a entrevista e a escrita. Aponta-se para procedimentos do inquirir-se - como a pergunta-stick - e formatos de sua escritura - como a entre-escritura -, visando à
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12