Escrita Cenica
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
2. Presenças / Presenças
O objeto das linhas que se seguem é a arte cénica, é o problema da formação do artista cénico para ser mais exato. O que proponho é uma discussão sobre a possibilidade de certa noção de presença constituir um eixo de trabalho em situações de ensino e aprendizagem, em instituições superiores. Para responder a esta questão desenvolvo uma metodo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2011
-
3. A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico
Tentamos nos relacionar nessa pesquisa com outra lógica, descobrir um caminho de abordagem prática para nos aproximarmos de uma criação composta de fragmentos e uma busca de parâmetros para a estética da apropriação. Nesse sentido, encontramos relação com o teatro composto por fragmentos, onde diferentes estéticas teatrais são apropriadas e os es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
-
4. O Laboratório do Dramaturg e os Estudos de Genética Teatral: experimentos
RESUMO O estudo situa-se no campo da Genética Teatral e discute a presença do dramaturg em ação. Avalia pertinências e singularidades do processo de migrações textuais em direção à cena teatral decorrentes de exercícios combinados de tradução e dramaturgismo, desenvolvidos entre os anos de 1985 e 1991 no âmbito da Companhia de Encenação Teatr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-12
-
5. Teatro em revolução (1959-2010)
O teatro cubano, nas suas múltiplas formas de expressão, tem mantido diálogo com a vida cultural, social e política. Os caminhos da encenação cubana das últimas cinco décadas coincidem com o período em que, após o triunfo da Revolução, a sociedade cubana se empenha em um complexo processo de aprendizagem e construção de uma nova ordem. A criaç
Estud. av.. Publicado em: 2011-08
-
6. Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros
O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo
Publicado em: 2010
-
7. Dois sertões: o universo roseano no filme "A hora e a vez de Augusto Matraga", de Roberto Santos / Dois sertões: o universo roseano no filme "A hora e a vez de Augusto Matraga", de Roberto Santos
Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar o desenvolvimento da linguagem da iluminação cênica, em sua relação com os caminhos da encenação. O eixo central é a transformação da função da iluminação cênica, de instrumento da visibilidade a elemento estrutural e estruturante da escrita cênica, constituindose como linguagem. Através de u
Publicado em: 2008
-
8. Carnavalização e paródia em Álbum de Família, de Nelson Rodrigues
O presente trabalho estuda o gênero dramático, desde suas origens, as encenações ritualísticas dos antigos, até as principais manifestações teatrais da contemporaneidade. Centra-se, a seguir, no contexto brasileiro, ao tratar da obra teatral de Nelson Rodrigues, dramaturgo que inovou a linguagem cênica e instaurou a modernidade no teatro nacional, u
Publicado em: 2008
-
9. A estética da Commedia dellArte: contribuições para o ensino das Artes Cênicas
Fenômeno teatral nascido na Itália, a Commedia dellArte chegou ao seu apogeu no século XVI e se espalhou pelo mundo todo podendo ser vista como a base do teatro moderno. Apesar de tratar-se de uma manifestação teatral não mais existente na atualidade, entendemos que a Commedia dellArte constituiu-se um fenômeno artístico cuja estética, centrada no i
Publicado em: 2005
-
10. A estética da Commedia dell Arte :ocntribuições para o ensino das Artes Cênicas
Fenômeno teatral nascido na Itália, a Commedia dellArte chegou ao seu apogeu no século XVI e se espalhou pelo mundo todo podendo ser vista como a base do teatro moderno. Apesar de tratar-se de uma manifestação teatral não mais existente na atualidade, entendemos que a Commedia dellArte constituiu-se um fenômeno artístico cuja estética, centrada no i
Publicado em: 2005