Ensino Da Musica
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13. Musicografia Lima: uma forma simples de aprender e ensinar música para cegos e pessoas com baixa visão
A tarefa de aprender música, para uma pessoa com deficiência visual, é bem mais complexa. Além da complexidade do Código Braille para música (Musicografia Braille), existem poucas pessoas capacitadas a ensinar música por meio dele. Este livro apresenta uma solução que busca tanto simplificar a codificação da escrita e leitura musical através de células de pontos em relevo, como, também, tornar o ensino de notação musical e o aprendizado mais atrativos, exigindo das pessoas com deficiência visual, cegos e seus assistentes, um menor esforço, menor tempo e menor dedicação.
Autor(es): Lima, Sandra Fernandes de Oliveira; Lima, Luciano Vieira; Yamanaka, Keiji
EDUFU. Publicado em: 2018
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14. Educação para a morte: sensibilização para o cuidar
RESUMO Objetivo: relatar a aplicação de um método participativo de ensino-aprendizagem sobre o tema da morte, morrer e cuidados associados, a fim de evidenciar sua aplicabilidade junto a estudantes. Método: relato de aplicação de método participativo com grupo de 22 estudantes do 6º período do curso de Enfermagem e Obstetrícia de uma Universidade
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018
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15. Transformação individual, ascensão social e êxito profissional
Este artigo teve por objetivo identificar como fatores de aprendizado - social e pedagógico - ocasionaram a transformação individual de jovens originalmente excluídos socialmente. O foco da pesquisa são os egressos de instituições sociais brasileiras de ensino de música clássica em comunidades carentes. Por meio de entrevistas, buscou-se a percepç�
Rev. Adm. Pública. Publicado em: 2017-06
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16. Caracterização da qualidade acústica de salas de aula para prática e ensino musical
Resumo O músico necessita perceber adequadamente o som nos recintos destinados ao estudo e prática musical, o que é possível quando estes locais estão acusticamente preparados e permitem o desenvolvimento e aprimoramento da percepção sonora musical. Neste trabalho três salas de estudo e três salas de aula coletiva, destinadas ao ensino e prática de
Ambient. constr.. Publicado em: 2017-03
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17. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ PARA O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (1930-1931)
Resumo Este estudo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica de Lorenzo Fernandez, músico nacionalista que atuou no Instituto Nacional de Música e na Universidade do Distrito Federal - UDF -, instituições sediadas na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. A principal fonte documental mobilizada nesta investigação é o periódic
Hist. Educ.. Publicado em: 2016-08
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18. Propostas para o ensino e a pesquisa em cursos de graduação em instrumento musical: bases para uma reformulação do bacharelado
Resumo Este trabalho traz uma reflexão sobre a realidade dos cursos de bacharelado em instrumento musical após a implementação das políticas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. Assim, são discutidas propostas de reformulação dos referidos cursos a partir da valorização do ensino e da pes
Per musi. Publicado em: 2016-08
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19. Prevenção da perda auditiva no contexto escolar frente ao ruído de lazer
RESUMO Objetivo Verificar os hábitos e atitudes de jovens em idade escolar com relação ao uso de estéreos pessoais e avaliar o nível de conhecimento sobre os efeitos nocivos da exposição à música amplificada na audição, antes e após uma palestra educativa. Métodos Participaram 58 estudantes do ensino fundamental e médio, entre 10 e 17 anos
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 31/05/2016
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20. Formação inicial e o repertório para teclado em grupo
Resumo: O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o repertório desenvolvido no componente curricular Teclado e suas possíveis contribuições para a formação inicial de professores de música. Desenvolvido em aulas coletivas, parte do repertório é analisado e aplicado por meio de atividades realizadas no componente pertencente a matriz curri
Per musi. Publicado em: 2016-04
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21. A Arte da improvisação musical ao teclado no Renascimento italiano: a didática do contraponto segundo
Resumo: Parte fundamental do exercício profissional do tecladista no Renascimento, a improvisação musical é o relevante tema do livro II da segunda parte do tratado Il Transilvano (1610). Única obra publicada pelo organista Girolamo Diruta (1554?-1610?), o Transilvano expõe em 'Diálogo' as preceptivas da arte da música de seu tempo e é Monumentum da
Per musi. Publicado em: 2016-04
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22. O Lugar-Comum Arte-Natureza em Der Vollkommene Capellmeister ("O Mestre de Capela Perfeito", 1739), de Johann Mattheson
RESUMO: O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poétic
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
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23. Capoeira na disciplina Sociologia da Música
Resumo:O artigo aborda a experiência de ensino na disciplina Sociologia da Música no Curso de Licenciatura Plena em Música da UFPA, a partir de uma experiência ocorrida em 2013. O tema geral utilizado nas aulas foi a capoeira, a partir do olhar da sociologia da música, da Educação Musical e da etnomusicologia. A principal intenção da utilização de
Per musi. Publicado em: 2015-12
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24. Música na escola? Reflexões e possibilidades
O livro foi pensado para a disciplina "Metodologia da educação musical", do curso de Arte-Educação da UNICENTRO/UAB, pelas professoras Daiane Stoeberl e Érica Gomes. Voltado para quem quer começar a conhecer sobre o ensino de música no Brasil, pensando no contexto escolar, o livro traz uma introdução sobre a educação musical escolar, e um históri
Publicado em: 04/09/2015