Ensaio Sobre Musica Brasileira
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1. O MANUSCRITO INÉDITO “SÍNCOPA” DE MÁRIO DE ANDRADE E SUA BIBLIOTECA
Resumo Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus leitores um livro sobre seu ponto central: “a s
Sociol. Antropol.. Publicado em: 20/12/2019
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2. O ESPELHO DE MACUNAÍMA: O ENSAIO SOBRE MÚSICA BRASILEIRA PARA ALÉM DO NACIONALISMO
Resumo O artigo propõe um estudo analítico e a contrapelo do Ensaio sobre música brasileira de Mário de Andrade, publicado no final de 1928 e frequentemente considerado peça ideológica exemplar de rotinização de seu projeto nacionalista. Argumenta que o foco sobre a dimensão normativa acabou por cronicamente minimizar, senão eclipsar, a dimensão p
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
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3. Audição e qualidade de vida de músicos de uma orquestra sinfônica brasileira
RESUMO Objetivo Analisar o impacto da exposição à música na audição e na qualidade de vida de músicos de uma orquestra sinfônica brasileira. Métodos Trata-se de um estudo quantitativo transversal, descritivo, sobre os aspectos da saúde auditiva de 30 músicos da orquestra sinfônica do Paraná, com idade entre 33 e 54 anos. Foram medidos os ní
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 03/10/2016
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4. Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio
O artigo reflete sobre como as temáticas fome, consumo de refrigerantes e consumo de feijão com arroz são enfocadas na música popular brasileira. Investigamos os anos de ditadura militar (1964-1985). O foco da análise é a chamada canção de protesto, gênero musical caracterizado por críticas estético-cultural, político-ideológica e social aos gov
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-09
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5. Concerto n. 1 para Violino e Orquestra de M. Camargo Guarnieri: Aspectos Históricos, Estéticos e Temático-Motívicos.
The purpose of this research was to study the Concerto no. 1 for Violin and Orchestra by Camargo Guarnieri. One of its main goals was the search for elements of the Brazilian musical nationalism present in this work. Thus, in order to achieve this first goal, an analysis was done based on the Ensaio sobre a música brasileira by Mário de Andrade. Where the
Publicado em: 2009
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6. O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade / O espírito da canção: ensaio de interpretação a partir da obra de Mário de Andrade
Esta dissertação tem como objetivo analisar o pensamento de Mário de Andrade sobre o processo de criação da canção a partir da manifestação popular. O texto nasce como reflexão parcial do ensaio sobre as Treze canções de amor (1936-1937), de Camargo Guarnieri, iniciado por Mário de Andrade em 1944. Para pesquisarmos a evolução expressiva da ca
Publicado em: 2008
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7. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira
Este artigo, na linha de um ensaio bibliográfico, procura sistematizar o debate historiográfico e para-historiográfico que tem por objeto a discussão sobreas "origens da música popular brasileira". Neste sentido, procuramos examinar, criticamente, as bases argumentativas e as principais conclusões de duas tendências básicas: a) a tendência historiog
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2000
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8. Choro para piano e orquestra de Camargo Guarnieri : formalismo estrutural e presença de aspectos da musica brasileira
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Chôro para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, obra através da qual analisa a relação entre os aspectos da música brasileira e o formalismo estrutural que caracteriza a produção do compositor. Antes, a pesquisa estabelece uma contextualização da vida e da obra de Camargo Guarnieri no cenário musical bra
Publicado em: 2000
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9. Camargo Guarnieri e sua obra para coro : catalogo, discussão e analise
Este trabalho foi motivado pela constatação da escassez de material para execução de obras corais de compositores brasileiros e pela quase inexistência de estudos nessa área. Camargo Guarnieri foi escolhido como objeto deste estudo por ser um dos mais significativos compositores brasileiros e por ter a maioria de suas obras para coro ainda não publica
Publicado em: 2000