Choro para piano e orquestra de Camargo Guarnieri : formalismo estrutural e presença de aspectos da musica brasileira
AUTOR(ES)
Mauricio Zamith Almeida
DATA DE PUBLICAÇÃO
2000
RESUMO
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Chôro para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, obra através da qual analisa a relação entre os aspectos da música brasileira e o formalismo estrutural que caracteriza a produção do compositor. Antes, a pesquisa estabelece uma contextualização da vida e da obra de Camargo Guarnieri no cenário musical brasileiro, iniciando-se com um capítulo que aborda exclusivamente os dados biográficos do compositor: sua herança cultural interiorana, seus professores e mestres mais significativos, sua afirmação artística. Em seguida a dissertação traz um capítulo que envolve a presença de Camargo Guarnieri o nacionalismo brasileiro, compreendendo as origens do movimento, a inserção natural de Camargo Guarnieri na estética nacionalista e o envolvimento do compositor, ainda muito jovem, com o mentor intelectual do nacionalismo musical brasileiro: Mário de Andrade. O terceiro capítulo contextualiza o Chôro para piano e orquestra dentro do momento histórico em que foi composto - a década de 50, período emblemático da história da música brasileira. Em função do padrão clássico de estruturação formal que caracteriza a obra, este capítulo também estuda a relação de Camargo Guarnieri - assim como da corrente nacionalista em geral -com o neo classicismo. Na seqüência é traçado um histórico contendo informações gerais da obra. O quarto capítulo traz uma análise musical do Chôro para piano e orquestra, abordando de maneira especial a construção motívica de cada movimento. O quinto e último capítulo detecta e comenta os aspectos caracteristicamente nacionais da obra, tendo à luz os conceitos presentes no Ensaio sobre a Música Brasileira de Mário de Andrade, referência máxima na consolidação do nacionalismo no Brasil
ASSUNTO(S)
musica para piano musica - brasil
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000219067Documentos Relacionados
- A fuga da sonata para piano de Camargo Guarnieri : uma análise retórico-estrutural
- Música e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieri
- Dança brasileira and dança negra for piano by Camargo Guarnieri : an interpretative approach
- O serialismo de Camargo Guarnieri no seu Concerto para Piano e Orquestra N.º 5
- Coesão e proporções nos improvisos para piano de Camargo Guarnieri.