Engenharia Semiotica
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25. Análise exploratória de dados: uma abordagem com alunos do ensino médio
O presente trabalho tem como objetivo estudar as interações entre aluno e um ambiente de estatística dinâmica, que neste trabalho será o software Fathom, segundo a abordagem da Análise Exploratória de Dados. Discutimos quais os conceitos e quais os procedimentos necessários, visando à construção de uma análise crítica de um conjunto de dados, fa
Publicado em: 2008
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26. Gramática visual: a linguagem do visível
An almost exclusive presence in the media, the image as a visual representation pervades all areas and segments of society. It represents more than an aesthetic resource in the allegorical sense, assuming a decisive role in the construction of meanings. The objective of this study was to identify the theoretical aspects and discursive formal elements of visu
Publicado em: 2008
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27. TÉCNICO VS. USUÁRIO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO COMUNICACIONAL NA ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE
This research analyzes a practical and a communicational problem associated to software development which takes place before the program begins to be created: the software industry professionals say that the user does not know what he wants, due to frequent change requests associated to the software requirements that originate volatile requirements. This wor
Publicado em: 2008
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28. SUPPORTING THE DESIGN AND THE INTERPRETATION OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION DIAGRAMS REPRESENTED IN MOLIC / APOIO AO DESIGN E À INTERPRETAÇÃO DE MODELOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR REPRESENTADOS EM MOLIC
Personal computer users frequently view an interactive computational system as the user interface itself. Therefore, it´s desirable that such interface be developed in a way they can understand what the system is for, what it allows their users to do and in which way, for whom it´s made etc. Based on Semiotic Engineering, which is the theoretical foundatio
Publicado em: 2008
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29. Os significados do trabalho: produção de valores como produção semiótica no capitalismo informacional
Em qualquer indústria, os processos de trabalho tornaram-se, no capitalismo avançado, essencialmente semióticos, isto é, o trabalhador, ao longo da cadeia produtiva que vem desde a engenharia até o ajuste e controle das máquinas, é empregado para processar informações às quais pode atribuir significados relacionados às suas situações concretas d
Trab. educ. saúde. Publicado em: 2007-06
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30. COMMEST - A COMMUNICABILITY EVALUATION SUPPORT TOOL / COMMEST - UMA FERRAMENTA DE APOIO AO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE COMUNICABILIDADE
Com o crescente aumento da competitividade e a distribuição de software livre através da Internet, os fabricantes de software preocupam-se cada vez mais em produzir software de alta qualidade que de fato possa melhorar a vida das pessoas e oferecer uma experiência de uso agradável e produtiva. Para tanto, uma necessidade da indústria é que haja métod
Publicado em: 2007
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31. EXTREME COMMUNICATION-CENTERED DESIGN: AN AGILE PROCESS FOR HUMANCOMPUTER INTERACTION DESIGN / EXTREME COMMUNICATION-CENTERED DESIGN: UM PROCESSO ÁGIL PARA O PROJETO DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
O desenvolvimento de software interativo pode seguir diferentes tipos de processos, que vão desde os voltados a especificação (métodos tradicionais) àqueles voltados a prototipação (métodos ágeis). Em virtude da ênfase em documentação desde suas fases iniciais, os métodos tradicionais permitem uma maior reflexão sobre o software antes de sua im
Publicado em: 2007
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32. Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
Esta dissertação situa-se no projeto de pesquisa intitulado "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio- Interacionista". Este projeto se enquadra na visão de aprendizagem situada, isto é, na concepção de cognição como uma prática social baseada na utilização de linguagem, símbolos e signos. O objetivo é a
Publicado em: 2007
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33. Função Quadrática: um estudo didático de uma abordagem computacional
Esta pesquisa tem por objetivo, complementar estudos já realizados a respeito do ensino da função quadrática e da utilização de software para este fim. Com o intuito de abordar a questão da construção gráfica da função quadrática utilizando o procedimento de interpretação global das propriedades figurais e, ainda, inserir uma dinâmica lúdica
Publicado em: 2007
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34. Integrando a geometria com a álgebra na construção de expressões algébricas
O objetivo dessa pesquisa é o estudo dos fenômenos que interferem no sistema de ensino-aprendizagem do conceito de expressões algébricas no Ensino Fundamental. Além disso, apresenta uma proposta de ensino do conceito de expressão algébrica, utilizando a Geometria como instrumento de construção e proporciona uma reflexão sobre a aprendizagem desse c
Publicado em: 2007
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35. COMUNIHC-ES: FERRAMENTA DE APOIO À COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE IHC E ENGENHEIROS DE SOFTWARE / COMUNIHC-ES: AN HCI TOOL TO SUPPORT THE COMMUNICATION BETWEEN HCI PROFESSIONALS AND SOFTWARE ENGINEERS
Developing interactive systems involves professionals from many areas of expertise, including HCI (Human-Computer Interaction) and Software Engineering (SE), each one with specific focus and goals. HCI focuses, generally, on understanding the users` characteristics, needs and objectives, their work environment and the tasks they need or want to perform using
Publicado em: 2007
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36. Reflexões sobre uma filosofia da tecnologia no pensamento de John Dewey
O intuito desta dissertação é avaliar e discutir, no conjunto da obra de John Dewey, sua reflexão filosófica sobre tecnologia, estabelecendo, também, vínculos teóricos com a doutrina do Pragmatismo. John Dewey (1859-1952), filósofo americano, foi aluno de Charles Sanders Peirce e professor em várias universidades nos Estados Unidos da América. Dew
Publicado em: 2007