Elementos Sonoros
Mostrando 25-36 de 38 artigos, teses e dissertações.
-
25. Motivação criadora e recepção estética no espetáculo Re-sintos da Muovere Companhia de Dança / Creative motivation and the aesthetic reception at re-sintos performance of muovere dance company
A pesquisa intitulada Motivação Criadora e Recepção Estética no Espetáculo Re-Sintos da Muovere Companhia de Dança tem a seguinte indagação: Como operam as motivações criadoras e o processo de recepção de um espetáculo de dança contemporânea? O espetáculo escolhido para investigar o processo de criação e recepção traz o cruzamento das fr
Publicado em: 2009
-
26. Neurological assessment in schoolchildren with developmental dyslexia / Avaliação neurologica em escolares com dislexia do desenvolvimento
Essa pesquisa foi proposta tendo como objetivo o estudo dos sinais neurológicos, utilizando semiologia neurológica detalhada, em um grupo de escolares portadores de dislexia do desenvolvimento, comparados a um grupo sem queixa escolar. O grupo disléxico foi constituído por 12 escolares com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento comprovada pelas aval
Publicado em: 2009
-
27. Leo, Alícia, Amparo, Tália : imagens do feminino em Almodóvar
O estudo aqui proposto, é uma leitura minuciosa da linguagem fílmica de Almodóvar, focada nos signos visuais e sonoros, que, de forma alegórica, evocam imagens arquetípicas do vivenciar feminino. Nesta perspectiva, busco compreender os comportamentos femininos, conforme a ótica cinematográfica desse cineasta e observar os signos, que de alguma maneira
Publicado em: 2008
-
28. Topologia (s) sonora (s) nos games
A emergência dos jogos eletrônicos como manifestação e produto cultural de difusão em larga escala e relevância econômica nos convida a pensar em uma teoria de produção sonora para games, a exemplo do que ocorre com o cinema (Film Sound). Segundo dados do NPD Group (www.npd.com), os games constituem hoje a maior indústria de entretenimento, tendo a
Publicado em: 2008
-
29. Entre o fio e a rede: a energia elétrica no cotidiano de Fortaleza (1945-1965) / Between the wire and the network: the electric energy in the daily life of Fortaleza (1945-1965)
Este trabalho pretende discutir as relações historicamente constituídas entre a energia elétrica e certos objetos técnicos, na cidade de Fortaleza entre 1945 e 1965. Nesse período a população experimentou graves problemas no fornecimento de força e luz, que dificultaram a maior integração da eletricidade na vida cotidiana e repercutiram desfavorav
Publicado em: 2008
-
30. O som da ablação do tecido dentinário com lasers de Érbio como possível parâmetro de mínima intervenção / The sound of dentinal tissue ablation with Erbium lasers as a possible parameter for minimal intervention
A evidência científica da cariologia atual vem apontando para a promoção de saúde bucal, técnicas preventivas, diagnóstico precoce da doença cárie e suas lesões nos elementos dentais, remineralização de lesões de cárie incipientes e a intervenção restauradora célere como procedimentos minimamente invasivos. Durante o ato de remoção de les�
Publicado em: 2008
-
31. Nicas, nonadas, tutameíces: o percurso da letra na obra de Guimarães Rosa
Dialogando com a noção de letra de Jacques Lacan e com proposições sobre a escrita de Barthes e Blanchot, procuramos demonstrar que há em Guimarães Rosa uma "consciência da letra", ou , em outros termos, um programa estético de investimento na letra. O projeto rosiano se confirma nas correspondências do escritor mineiro com seus tradutores, trabalho
Publicado em: 2008
-
32. As paisagens sonoras do Brás: reapropriações da cultura popular na linguagem musical
Este trabalho tem o intuito de compreender as relações comunicacionais e de sociabilidade existentes entre as práticas musicais e os espaços de sua execução. A música como fato de cultura, permite conceber a linguagem musical como um conjunto de regras de composição, que abrange elementos sonoros e extra-sonoros sociais, imagéticos, comportamentais
Publicado em: 2007
-
33. A imagem da escuta: os sites person-to-person e os compositores heterônimos
A questão principal desta tese diz respeito à escuta e suas composições face aos modos experimentais de freqüentação das arquiteturas person-to-person na internet. Serão abordadas, como corpus empírico, práticas de composição sonora disseminadas por meio de sites-programas como o Soulseek.org e conhecidas pelo nome de "bootleg mash ups". A pesqui
Publicado em: 2007
-
34. Sintese sonora auto-organizavel atraves da aplicação de algoritmos bio-inspirados / Self-organizing sound synthesis by means of the application of bio-inspired algorithms
Não há limitações teóricas para o uso do computador como fonte de sons musicais. O computador digital permite a produção de qualquer som concebivel dada a seqüência correta de números (amostras digitais). No entanto, produzir uma dada seqüência de números que corresponda a um som musical que possua determinadas características perceptivas desej
Publicado em: 2006
-
35. Paixões, pecados, picardia e poesia na publicidade (radiofônica)
O discurso publicitário é um dos mais presentes e de maior impacto na complexa e heterogênea sociedade contemporânea em função das pulsões, tensões, conflitos, expectativas e frustrações que ele gera. O presente estudo analisa o discurso publicitário em peças de rádio, e oferece um panorama das estratégias de manipulação utilizadas em seus te
Publicado em: 2006
-
36. Medeia : um experimento coreografico
O objetivo deste trabalho é realizar experimentos coreográficos a partir da gestualidade das mãos e dos dedos e suas expressões, no sentidode buscar elementos para a construção da natureza intelectual e emocional da personagem Medéia da tragédia grega de Eurípides. Como elementos inspiradores desta idéia adotaram-se, no campo da música, a Cantata
Publicado em: 2005