Egberto Gismonti
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
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1. Um coração futurista: a construção da sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1976)
RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir o início da trajetória do músico brasileiro Egberto Gismonti a fim de desvendar procedimentos musicais que fizeram parte da construção de sua carreira ao longo dos anos 1970, com especial atenção a sua produção fonográfica. Para tanto, além de um exame aprofundado do material musical de algumas de suas
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
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2. O Modalismo em alguns compositores da música popular do Brasil pós Bossa Nova
Estudo sobre utilização de modalismo no período pós Bossa Nova na música popular brasileira da década de 1960. A partir da valorização da cultura popular via Canção de Protesto, aponta-se o uso comum de procedimentos modais em diversos compositores representativos da época (Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Baden Powell
Per musi. Publicado em: 2014-06
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3. Partitura de Frevo de Egberto Gismonti
Per musi. Publicado em: 2013-12
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4. O caos organizado de Egberto Gismonti em Frevo: improvisação e desenvolvimento temático
Estudo analítico sobre as práticas composicionais e improvisatórias de Egberto Gismonti na sua música Frevo para piano, especialmente na interseção entre os procedimentos de desenvolvimento temático e improvisação. A partir da versão gravada no disco Alma (GISMONTI,1987a), cuja transcrição foi realizada pelos autores do presente artigo e publicad
Per musi. Publicado em: 2013-12
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5. A caixa-clara na bateria: estudo de caso de performances dos bateristas Zé Eduardo Nazário e Márcio Bahia
Essa pesquisa tem como objetivo a ampliação da literatura existente sobre a caixa clara, especificamente relacionada à sua execução na bateria. Foram analisados estilos de execução da caixa nos quais ela se apresenta como um elemento estrutural, característico e indispensável. Foram abordados os âmbitos da música militar, da música orquestral e d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/11/2011
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6. Corporalidade musical na música popular: uma visão da performance violonística de Baden Powell e Egberto Gismonti
Recorte da tese de doutorado (SCHROEDER, 2006) em que proponho o conceito de corporalidade musical para poder explicar as performances de cinco músicos populares. Através da investigação das relações que dois deles (Baden Powell e Egberto Gismonti) constroem com seus instrumentos (violão popular) e linguagens (música popular instrumental), pretende-s
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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7. Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e performance
This work is a study about the recognition of classical and popular elements in Gismontis performance of his work Frevo for solo piano. It is a descriptive analysis, based on musical characteristics of the genre frevo and on composicional comparisons with classical composers. It has been used as primary sources: a) the recording of Frevo, performed by the au
Publicado em: 2009
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8. O "Popular" em Egberto Gismonti
Nossa música, rica e moderna, não pode ser integralmente enquadrada em tipologias. Este artigo destaca a importância do material musical e da autonomia nos procedimentos composicionais, e propõe que a compreensão das obras de Egberto Gismonti não pode se restringir aos elementos propriamente "brasileiros" do "nacional-popular".
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2007-07
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9. Corporalidade musical : as marcas do corpo na musica, no músico e no instrumento / Musical comporatlity: the corporal marking on music, musician, and musical instrument
Com este trabalho eu pretendi, entre outras coisas, mostrar um modo de observar a atividade artística musical que fosse capaz de servir à reflexão educacional. Observando mais atentamente o trabalho de cinco músicos prestigiados no meio musical popular (Baden Powell, Egberto Gismonti, Ulisses Rocha, André Geraissati e Michael Hedges), tentei esboçar um
Publicado em: 2006