Educational Games
Mostrando 1-12 de 102 artigos, teses e dissertações.
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1. “OS MENINOS DIANTE DE NÓS”: EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE ESCOLARES BRITÂNICOS (1941)
Resumo Este artigo analisa a Exposição de Desenhos de Escolares Britânicos, ocorrida no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio de Janeiro em 1941, como um esforço de propaganda da cultura britânica nas Américas tendo em conta o contexto da Segunda Guerra Mundial, mas também como parte de um conjunto de iniciativas educacionais envolvendo arte, vo
Hist. Educ.. Publicado em: 25/11/2019
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2. Conteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveis
RESUMO Objetivo Analisar o conteúdo sobre drogas de jogos para dispositivos móveis. Método Estudo exploratório de abordagem qualitativa. Tomaram-se por referência a crítica da saúde coletiva ao ideário da educação proibicionista e os fundamentos da educação emancipatória na área de drogas. A partir de critérios de inclusão e exclusão, se
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 14/10/2019
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3. HEART AT RISK: ELECTRONIC EDUCATIONAL GAME WITH INFORMATION ON DOPING IN ATHLETES
RESUMO Introdução Jogos são reconhecidos instrumentos que podem ser usados para ensino, conscientização e mudança de comportamentos. No competitivo mundo esportivo, educar e conscientizar que doping é uma prática antiesportiva são duas necesidades, principalmente porque essa atitude pode colocar a vida do atleta em risco. Nesse contexto, foi desenv
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 07/10/2019
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4. ARTICLE - PHYSICAL EDUCATION, GYMNASTICS, GAMES AND SPORTS IN BRAZIL - THE GERMAN IMPACT
RESUMO: Esta contribuição para o dossiê Educação, saúde e recreação: processos históricos da educação do corpo é baseada na longa tradição de pesquisa em história da educação física e do esporte na Alemanha, a respeito dos séculos XIX e XX. Assim como modelo sueco de ginástica e educação do corpo, o movimento alemão do Turnen e ginást
Educ. rev.. Publicado em: 12/09/2019
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5. Ações de extensão universitária para translação do conhecimento sobre desenvolvimento infantil em creches: relato de experiência
RESUMO Objetivo Relatar a experiência de estudantes e docentes de um projeto de extensão universitária no planejamento e realização de oficinas educativas sobre desenvolvimento infantil com educadoras de creche. Método Relato de experiência alicerçado nos referenciais das Necessidades Essenciais das Crianças e na Teoria Bioecológica do Desenvol
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 19/08/2019
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6. Mobile application for the teaching of the International Classification for Nursing Practice
RESUMO Objetivo: Desenvolver um aplicativo móvel para o ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Métodos: Estudo metodológico aplicado, de produção tecnológica, realizado em três fases do modelo de design instrucional contextualizado: análise, design e desenvolvimento. Resultados: O aplicativo possui uma tela inicial,
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 19/08/2019
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7. Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
Resumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas: revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do ser
Acta paul. enferm.. Publicado em: 12/08/2019
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8. Habilidades adaptativas sociais e conceituais de indivíduos com deficiência intelectual
RESUMO Objetivo Analisar as habilidades sociais e conceituais de pessoas com deficiência intelectual. Método Pesquisa descritiva com 100 cuidadores, nove professores e 100 pessoas com deficiência intelectual de uma Instituição Filantrópica de Campina Grande, Paraíba, Brasil. A idade dos indivíduos que participaram do estudo variou entre 9 e 83 anos
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 29/07/2019
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9. ConheceDOR: the development of a board game for modern pain education for patients with musculoskeletal pain
RESUMO JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor crônica é um dos principais desafios para os sistemas de saúde. As estratégias comportamentais e a educação em dor apresentam grande potencial no tratamento de pessoas com dor crônica, especialmente pela modificação de crenças e do comportamento. Os jogos de tabuleiro podem ser uma estratégia educativa que
BrJP. Publicado em: 19/06/2019
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10. Digital technologies for promotion of healthy eating habits in teenagers
RESUMO Objetivo: Identificar e analisar literatura científica sobre tecnologias digitais para promoção de hábitos alimentares saudáveis dos adolescentes. Método: Revisão integrativa de artigos publicados em inglês e espanhol, disponíveis na íntegra em quatro bases de dados. Foram utilizados os descritores (Adolescent health) OR (Teen health) AND
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 18/04/2019
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11. CONTINUING EDUCATION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS: PEDAGOGICAL ACTIONS BY THE REGIONAL EDUCATION BOARD OF ILHÉUS
RESUMO O estudo teve como objetivo analisar as ações pedagógicas, para a qualificação da Educação Física escolar, documentadas pela Diretoria Regional de Educação - DIREC 06 Ilhéus (Bahia), no período de 2008 a 2011, nomeadamente as reuniões pedagógicas, os cursos de formação continuada e os jogos escolares. O estudo descritivo contemplou a a
J. Phys. Educ.. Publicado em: 01/04/2019
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12. INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
RESUMO: Mediar os processos de ensino e aprendizagem não é tarefa fácil. No contexto educacional, existem muitos casos de sucesso aliando Tecnologias da Informação e Comunicação a esta prática. Uma destas tecnologias, a Realidade Aumentada (RA), pode promover melhorias no compartilhamento de conhecimentos entre alunos e professores. Assim, este artig
Educ. rev.. Publicado em: 14/03/2019