Edicao Musical
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
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1. Brincando com sons
Esta é a primeira edição do livro Brincando com Sons: o lúdico na educação infantil, publicado pela Editora UNICENTRO para a disciplina "Dinâmicas para a educação musical", ofertada ao curso de Arte-Educação UNICENTRO/UAB. O livro traz uma breve contextualização da ideia de jogo e de brincadeira na educação, além de falar da contribuição qu
Publicado em: 04/09/2015
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2. O Concerto para Clarineta, Op.57 de Carl Nielsen: contexto, análises e interpretações
Composto em 1928, o Concerto para Clarineta, Op.57, de Carl Nielsen (1865-1931) tornou-se uma obra fundamental na literatura da clarineta no século XX. A presente pesquisa procura discutir algumas de suas questões de performance através de uma contextualização da época em que foi escrito, com ênfase nos aspectos relevantes sobre o compositor e a produ
Per musi. Publicado em: 2013-06
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3. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
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4. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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5. A obra para violoncelo de Alceu Camargo: edição, aspectos didáticos e históricos
Estudo sobre o violinista e compositor Alceu Camargo (1907-2001), sua carreira musical como pedagogo de cordas no Espírito Santo e como autor de um conjunto de cinco obras para violoncelo. Inclui um histórico sobre sua vida musical e seu papel no desenvolvimento histórico do ensino de cordas no Espírito Santo, com ênfase no desenvolvimento da classe de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2011
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6. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
O presente trabalho tem por objetivo a realização de uma edição crítica da sonata para violão de César Guerra-Peixe, a partir da comparação entre as fontes primárias. O trabalho consta de uma introdução onde serão apresentados os motivos que nos levaram à pesquisa, seguida de aspectos gerais da obra para violão de Guerra Peixe buscando traços
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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7. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
O presente trabalho tem por objetivo a realização de uma edição crítica da sonata para violão de César Guerra-Peixe, a partir da comparação entre as fontes primárias. O trabalho consta de uma introdução onde serão apresentados os motivos que nos levaram à pesquisa, seguida de aspectos gerais da obra para violão de Guerra Peixe buscando traços
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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8. O criticismo do rock brasileiro no jornalismo de revista especializado em som, música e juventude : da Rolling Stone (1972-1973) à Bizz (1985-2001)
No final do século XVII, surgiram os primeiros periódicos que veiculavam críticas e detalhes dos acontecimentos que envolviam a música e o seu público. Nesse contexto, apareceu a profissão do crítico, conhecido na época como árbitro das artes. Desde então, a crítica musical se faz presente no mundo impresso como um gênero jornalístico que proces
Publicado em: 2011
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9. A era MTV: análise da estética de videoclipe (1984- 2009)
Uma das mais importantes evoluções registradas no reino da cena musical de massas foi o aparecimento do fenômeno videoclipe. Trata-se de um formato audiovisual que modificou a maneira de ver a musica. Porém, foi a emissora Music Television, criada na década de 80, que deu a este a devida importância, tornando-se referencia de uma estética. Assim, o pr
Publicado em: 2011
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10. A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil / A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
Este trabalho discute a obra pedagógica musical de H.Villa-Lobos contida nos cinco volumes editados para uso no Canto Orfeônico (Guia Prático, Solfejos - volumes 1 e 2 e Canto Orfeônico - volumes 1 e 2) sob o ponto de vista da pedagogia musical; não é focado, em primeiro plano, nas questões ideológicas do Canto Orfeônico, nem pretende recomendar a a
Publicado em: 2010
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11. As canções de Hostílio Soares: álbum para canto e piano - cinco peças em vernáculo
O compositor mineiro Hostílio Soares (1898-1988) compôs cerca de 40 canções ao longo de sua vida, divididas em canções sacras, canções patrióticas, hinos-canções e canções de câmara. Na produção das canções de câmara, merece destaque o Álbum para canto e piano cinco peças em vernáculo, obra premiada em concurso, que é o principal objet
Publicado em: 2010
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12. A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
Este trabalho trata dos princípios e técnicas composicionais empregados para criar um ciclo de peças escritas pelo Autor, denominado Genesis. Esse ciclo consiste de quatro peças: viola de arame solo, viola de arame e flauta, e viola de arame acompanhada de dois grupos instrumentais (Genesis II e Genesis IV). O processo composicional das peças que integr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2009