Edgar Allan Poe
Mostrando 1-12 de 41 artigos, teses e dissertações.
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1. Edgar Allan Poe e o Mare Tenebrarum
RESUMO A tempestade ocupou lugar de destaque nos contos de Edgar Allan Poe, especialmente por se tratar de um fenômeno conveniente à produção de um locus horrendus, um lugar tenebroso por meio do qual seria possível despertar em seus leitores os efeitos pretendidos. No entanto, antes do movimento romântico do século XIX, o incidente marítimo, enquant
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2020-04
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2. Poe, entre o cinema e a literatura: uma leitura intermidiática de The Raven
Resumo Em The Raven (2012), filme dirigido por James McTeigue, além de termos Edgar Allan Poe como protagonista e alusões a vários de seus textos, a relação entre cinema e literatura é ainda mais adensada a partir da presença de questões ligadas à própria materialidade, socialidade e economia da mídia literária. Neste trabalho, fundamentado espec
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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3. O insólito e a física moderna: interfaces didáticas do conto fantástico
Resumo: O presente artigo trata da relação entre Física e Literatura, representada pelo conto fantástico, e suas possibilidades didáticas. Optamos pelo conto, por se tratar de um gênero de leitura rápida, e, selecionamos a literatura fantástica, caracterizada pela hesitação entre o estranho e o maravilhoso e que, ao criar na mente uma reversão dia
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2017-03
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4. "O HOMEM QUE FORA CONSUMIDO" - UM CONTO DA "ALMA EXTERIOR"
Como ver o corpo além de sua materialidade é, obviamente, uma das maiores preocupações da ficção gótica de Edgar Allan Poe: "Metzengerstein", "Morella", "Ligeia", "Uma estória das montanhas Ragged", "Revelação mesmérica" e "Os fatos no caso de monsieurValdemar" são alguns exemplos. Mas em seu grotesquecômico "O homem que fora consumido - Uma his
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-08
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5. Edgar Allan Poe's psychic daguerreotype
Rev. Bras. Psiquiatr.. Publicado em: 2015-03
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6. O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso
"Desde o século XIX, com o célebre detetive Auguste Dupin, de Edgar Allan Poe, e a extensa cadeia de personagens e narrativas de mistério que em maior ou menor medida descenderam dali – passamos, nesse prolífico percurso, por Conan Doyle, Agatha Christie, Raymond Chandler, só para citar alguns autores –, o gênero policial foi se consolidando e, enquanto expandia progressivamente seu público, matizava-se e assumia novas formas. Este estudo, fruto de longa pesquisa a partir dos livros mais vendidos no Brasil no início do século XXI, debruça-se sobre o romance policial “místico-religioso”, subgênero definido por Fernanda Massi que se distancia um pouco das características tradicionais do romance policial: nessas tramas, o crime se conecta a um segredo ligado a um núcleo místico-religioso, em geral protegido por uma sociedade fechada e secreta às voltas com o que ela supõe ser um inimigo ameaçador. O repórter/investigador (que em tais obras nunca é chamado de detetive) busca uma verdade que supera a identificação do criminoso, tendo como alvo principal o segredo motivador dos crimes. Outra característica singular é a tentativa, quase frequente, de desmoralização da Igreja Católica. Isto ocorre através da oposição /ocultação/ vs. /revelação/ de um segredo, fazendo que esse subgênero tenha grande sucesso de público, uma vez que promete revelações surpreendentes sobre essa poderosa instituição."
Autor(es): Massi, Fernanda
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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7. Edgar Allan Poe e a neurologia
Edgar Allan Poe foi um dos mais celebrados escritores do mundo. Ele publicou várias obras primas, algumas delas com referências a diversas doenças neurológicas. O autor apresentou quadro depressivo recorrente, sugestivo de distúrbio bipolar, com abuso de álcool e de drogas, e morreu devido a complicações do alcoolismo, com diferentes hipóteses, incl
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2014-06
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8. Contradictions of the detective: crime fiction as a problem for literary theory in works of Machado de Assis, Jorge Luis Borges and Roberto Bolaño / Contradições do detetive: a literatura policial como problema para a teoria literária em obras de Machado de Assis, Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño
Este estudo parte de uma visão teórica da literatura policial para analisar obras de três escritores latino-americanos: Machado de Assis, Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño. O objetivo é fornecer um novo subsídio teórico para a leitura destes autores e, por outro lado, aprofundar a visão sobre o gênero policial no Brasil, ampliando, a partir dele, a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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9. Um estudo de marcadores culturais nas traduções do conto The Gold Bug de Edgar Allan Poe / A cultural markers study in the translations of the short story The Gold Bug by Edgar Allan Poe
A proposta desta pesquisa consiste em um trabalho de Linguística Aplicada que proporcione uma reflexão empírica sobre o fazer tradutório, em especial no que tange ao tratamento dado aos marcadores culturais linguisticamente expressos no texto original. A análise será desenvolvida a partir do cotejo do conto The Gold Bug do escritor Edgar Allan Poe no o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2012
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10. O escaravelho de Poe e a teoria do escopo : uma obordagem comunicativa para a tradução do criptograma em "The Gold-Bug"
Este trabalho revisita a teoria do escopo formulada por Katharina Reiß e Hans Vermeer em Grundlegung einer allgemeinen Translationstheorie (1984) a fim de investigar como os conceitos de ¿tradução comunicativa¿ e ¿tradução equivalente¿ podem ser aplicados a uma nova tradução do criptograma presente em ¿The Gold-Bug¿ (1843), de Edgar Allan Poe. E
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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11. O ponto de vista narrativo em Poe
Esta Dissertação de Mestrado apresenta análises do ponto de vista narrativo nos contos "A queda da Casa de Usher", "O coração denunciador" e "Berenice", de Edgar Allan Poe, com base nas teorias de Norman Friedman, abordada por Ligia Chiappini Moraes Leite (2002), e de Wayne C. Booth (1980), a respeito do narrador pouco digno de confiança. Também são
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/02/2011
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12. Fragmentos e diálogos : história e intertextualidade no conto de Caio Fernando Abreu
Este trabalho aborda a produção contística de Caio Fernando Abreu, centralizando a análise de suas narrativas curtas sob o enfoque das suas formas de composição. Nesse sentido, foram priorizadas reflexões sobre a fragmentação formal dos textos, os diálogos entre literatura e história presentes em contos do escritor e as relações intertextuais qu
Publicado em: 2011