Dramaturgia E Performance
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. A dramaturgia dos peritos na ciência regulatória brasileira: o caso da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança
Resumo A partir de estudo sobre a Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia, órgão que concentra as competências de regulação de organismos geneticamente modificados no Brasil, o artigo apresenta uma análise, fundamentada na abordagem interacionista de Goffman, sobre sua atuação. Analisa a comissão como um teatro onde diferentes peritos realizam
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2019-03
-
2. Performance Negra e a Dramaturgia de Corpo no Batuque
Resumo: Uma importante contribuição da Etnocenologia e dos Estudos da Performance para o campo de estudo das Artes Cênicas é a ampliação do que pode ser considerado como cena, espetáculo ou performance, rompendo fronteiras, calcadas no colonialismo do saber, que separaram radicalmente arte e cultura popular, polarizando criação e tradição. Essa qu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
-
3. Planos de Composição em Ato: possibilidades poéticas do cotidiano
Resumo: Este artigo discute a noção de ação performativa como planos de composição em ato, deslocando a ideia de presença para processos relacionais, nos quais a intensidade da experiência vivida se atualiza no jogo construído a cada instante. Para tanto, apoiamo-nos na experiência de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo Fuga! como processo criat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
-
4. Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição
RESUMO Este artigo é o resultado de pesquisa prática no campo das artes cênicas, com ênfase nos processos e resultados artísticos alcançados nos estudos de cena pirandellianos. Na busca de uma teatralidade construída a partir do cruzamento entre teatro e performance, investiga-se a dramaturgia do autor italiano a partir de seu nó principal: a constat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
-
5. História de um Adereço: do quotidiano ao palco
RESUMO Um objeto do quotidiano pode ser usado em performance como mediador entre a realidade do palco e a ficção da narrativa. Pode movimentar-se entre estes dois universos, permitindo aos performers percorrer a fronteira entre os espaços de representação e de ficção, tal como são definidos por Gay McAuley em Space in Performance - reposicionando men
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
6. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
7. Improvisação e dramaturgia: o lugar da improvisação teatral na escrita dramatúrgica
Nesta dissertação estudam-se as relações entre a improvisação teatral e a escrita dramatúrgica, tendo como objetos de estudo o texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, e o texto resultante de uma das apresentações do espetáculo de improvisação teatral Humor mierda (2010), do grupo mexicano Complot Escena. A investig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
8. DRAMATURGY OF FLESH: AN EXPERIENCE IN THE ART OF PERFORMANCE / DRAMATURGIA DA CARNE: UMA EXPERIÊNCIA NA ARTE DA PERFORMANCE
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre os fundamentos e possíveis poéticas espreitadas na série de web performances Dramaturgia da Carne, realizadas pela autora a partir de experimentações práticas de relação do corpo com projeções de imagens (fotografias e vídeos) e seus demais desdobramentos. Três web performances compõe essa série: 4
Publicado em: 2010
-
9. Smoked Love: estudos sobre performance e dramaturgia do ator contemporâneo
This present research elaborates a reflection on contemporary actors dramaturgy and performance, contextualizing the current treatrical production in the assumptions of the postdramatic theatre, - conceptualized by Hans-Thies Lehmann -, and taking as a pratical experiment the play Smoked Love. It examines the key changes from the dramatic theatre to the post
Publicado em: 2010
-
10. Corpopaisagem: dança e experimentações urbanas
Esta dissertação procura fornecer uma perspectiva sobre a dança inserida no contexto urbano, apropriando-se das ferramentas conceituais de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Utilizando a cartografia como referencial metodológico, busca-se, através de diálogos com experimentações urbanas, descrever as previsibilidades e possibilidades que a cidade ofer
Publicado em: 2010
-
11. Um novo olhar a figura do narrador : narradores de passagem / A new look towards the narrator : narradores de passagem
Luís Alberto de Abreu, dramaturgo brasileiro, propôs na Escola Livre de Teatro de Santo André um núcleo de pesquisa intitulado Narradores de Passagem. Esse Núcleo visa a formação de narradores na atualidade, embasando-se no narrador tradicional proposto por Walter Benjamin, mas realizando as adaptações necessárias para os dias de hoje. A formação
Publicado em: 2009
-
12. Rituais de resistência: experiências pedagógicas tapeba
O trabalho tem como unidade de investigação algumas das ações educativas desenvolvidas nas escolas diferenciadas Tapeba (CE), observando as manipulações táticas e estratégicas do tema do preconceito em suas práticas pedagógicas. A leitura dessas práticas como rituais de resistência étnico-cultural é realizada por meio de uma aproximação com o
Publicado em: 2009