Dramaturgia Do Corpo
Mostrando 13-24 de 34 artigos, teses e dissertações.
-
13. Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
Este trabalho tem a intenção de apontar o desenvolvimento da noção de Presença. Aqui, ela precisa ser entendida num sentido amplo, que ultrapassa a noção de presença cênica, ou seja, a presença do corpo físico. Tentarei, através da limitação natural de um trabalho escrito e da minha própria, desenvolver a noção de Presença no mundo, em noss
Publicado em: 2011
-
14. Corpo que age, sente e pensa : dramaturgia do meu corpo e do encontro de duração. Paralelo com a filosofia de Henri Bergson / Body that do, feel and think : creative process and Bergsonism
A partir de uma experiência pessoal de criação do espetáculo TANTAS OUTRAS QUANTAS, solo teatral fundamentado nos métodos de pesquisa do Grupo Lume, esta pesquisa objetiva refletir sobre as condições deflagradoras e o próprio fluxo das experiências de criação. O objetivo é pesquisar: Quais foram as relações entre o agir, o sentir e o pensar nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/01/2010
-
15. DRAMATURGY OF FLESH: AN EXPERIENCE IN THE ART OF PERFORMANCE / DRAMATURGIA DA CARNE: UMA EXPERIÊNCIA NA ARTE DA PERFORMANCE
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre os fundamentos e possíveis poéticas espreitadas na série de web performances Dramaturgia da Carne, realizadas pela autora a partir de experimentações práticas de relação do corpo com projeções de imagens (fotografias e vídeos) e seus demais desdobramentos. Três web performances compõe essa série: 4
Publicado em: 2010
-
16. Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise / Nothing is ever the same. a motif developed through laban movement analysis
Este é um memorial descritivo e dissertativo da investigação artística feita através da utilização da Motif Writing (escrita por motivos) como propulsora de tarefas de movimento para a construção de dramaturgia em dança. A coreografia que resultou deste processo, A Cadeira _/ Uma Ilha, foi criada a partir da Motif Writing de um trecho do solo Exper
Publicado em: 2010
-
17. Corpopaisagem: dança e experimentações urbanas
Esta dissertação procura fornecer uma perspectiva sobre a dança inserida no contexto urbano, apropriando-se das ferramentas conceituais de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Utilizando a cartografia como referencial metodológico, busca-se, através de diálogos com experimentações urbanas, descrever as previsibilidades e possibilidades que a cidade ofer
Publicado em: 2010
-
18. Body Dramaturgy : creation protocols of the Performaning Arts / Dramaturgia do corpo : protocolos de criação das Artes da Cena : dialogos entre artistas
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre as dramaturgias da contemporaneidade, entendendo que seus significados atuais não são sinônimos de texto dramático, mas suas acepções contemporâneas dizem respeito às estruturas artísticas que determinam a composição cênica. A primeira parte desta tese é destinada à apresentação do panorama atual da
Publicado em: 2009
-
19. Eldorado : dramaturgia de ator na intracultura / Eldorado : actor s dramaturgy and intraculture
O objetivo deste trabalho foi localizar, em experiência prática, como criação cênica, a chamada dramaturgia de ator no contexto brasileiro. Isto se deu a partir da interação, observação e imitação (Mimese Corpórea tal qual sistematizada pelo Lume Teatro) de construtores e tocadores de rabeca - instrumento de arco e cordas, como o violino, present
Publicado em: 2009
-
20. Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorca
Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de Federico García Lorca investiga os textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) e La Casa de Bernarda Alba (1936) como expoentes de um discurso social e individual do autor. Essa dramaturgia retoma a forma mítica de pensar o mundo, o conhecimento do sagrado primitivo e a experiên
Publicado em: 2009
-
21. Reason and emotion in creating a body s dramaturgy in dance theater / Razão e emoção na criação de uma dramaturgia do corpo em dança teatral
This research, entitled Reason and emotion in creating a body s dramaturgy in dance theater, was inspired in Paradox of comedian by Denis Diderot, which raises the question of reason and emotion as a paradox of the actor s work. Based on this principle we present the discussion of reason and emotion in the creative process in dramatical arts with an emphasis
Publicado em: 2009
-
22. Da discussão "clown ou palhaço" às permeabilidades de clownear-palhaçar
Este trabalho aborda a discussão sobre a diferenciação entre os termos "clown" e "palhaço". Inicialmente, contextualizamos e destacamos as seguintes desconfianças mútuas: o não reconhecimento sobre as competências e as metodologias de cada um; a negação inicial das referências circenses pelos freqüentadores dos cursos; a idéia de que o "palhaço
Publicado em: 2009
-
23. Actor s poetic vocabulary / Vocabulario poetico do ator
The text presented here is the result of a research that investigated a possibility for the constitution of what we called Actor´s Poetic Vocabulary. Our work consisted in identifying, elaborating, applying and verifying a set of theoretical-practical activities directed towards the technical-creative development of the actor, from the perspective of the bo
Publicado em: 2009
-
24. Teatro na formação de educadores: o jogo teatral e a escrita dramatúrgica
Este trabalho teve como propósito investigar em que medida a participação em um experimento de improvisação, por meio do jogo teatral, da escrita dramatúrgica e da reflexão do professor de educação básica podem ser considerados como instrumentos para formação continuada. A partir dessa investigação, nosso objetivo foi desenvolver e avaliar uma
Publicado em: 2009