Documentario Brasileiro
Mostrando 13-24 de 47 artigos, teses e dissertações.
-
13. A paisagem narrativa do nordeste e dos nordestinos nos filmes de Vladimir Carvalho / The narrative landscape of Northeast and northeasterns in the movies of Vladimir Carvalho
A paisagem narrativa é um conceito abstrato de movimento que se concretiza na observação da paisagem física, histórica e geográfica, assim como na paisagem fílmica. Aqui, a paisagem geográfica é analisada sob o ponto de vista de uma geografia retrospectiva, numa leitura de narrativização, a partir das imagens de filmes documentários. Essa leitura
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
14. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
-
15. Ora, direis, ouvir imagens?: um olhar sobre o potencial informativo da áudio-descrição aplicada a obras de artes visuais bidimensionais como representação sonora da informação em arte para pessoas com deficiência visual
Pesquisa sobre o potencial informativo da áudio-descrição aplicada a obras de artes visuais bidimensionais como representação sonora da Informação em Arte para pessoas com deficiência visual. Desenvolvida por meio de uma metodologia híbrida composta pelos métodos do Paradigma Indiciário, da Pequisa-Ação e com base no Modelo Estrutural para Pesqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
16. Voz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneo / Voice and representation of the real: montage and construction of the narrative in contemporary Brazilian documentary
Neste estudo buscamos compreender a produção dos documentários brasileiros dos dias atuais a partir de um dos seus processos técnicos: a montagem. Queremos neste trabalho estudar a relação existente entre esta etapa da produção e a construção da narrativa, uma vez que é na montagem que o material bruto ganha forma, seja ele composto por imagens gr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
-
17. Helena Solberg: trajetória de uma documentarista brasileira
Esta tese percorre a filmografia documental da cineasta brasileira Helena Solberg, que compreende doze documentários realizados no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos 47 anos. Identificamos as diferentes fases da cineasta: Cinema Novo; Trilogia da Mulher; fase política; e o encanto pela expressão da palavra em sua fase atual. O objetivo foi demonstra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
-
18. CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA E SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: QUATRO MANEIRAS DE COMPREENDÊ-LA NO CENÁRIO BRASILEIRO
Esta pesquisa tem como objetivo geral articular aspectos metodológicos e teóricos que fundamentam concepções de modelagem matemática existentes na comunidade brasileira de educadores matemáticos e, com base nestes aspectos, delinear possíveis contribuições educacionais dessas concepções. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa traz uma revisão bib
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2011
-
19. Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante / Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
20. Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation / Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
21. Uma Noite em 67 : Hibridismo e intertexto
Este trabalho tem como objetivo analisar o documentário brasileiro de arquivo Uma Noite em 67 a partir da hibridização das linguagens envolvidas nessa produção cinematográfica. Nesse longa-metragem, exibido nos cinemas de todo o país, são utilizadas imagens de televisão para revisitar a história. Essa análise propõe observar esse produto audiovis
Publicado em: 2011
-
22. Retratos em diálogo: notas sobre o documentário brasileiro recente
O artigo aborda quatro filmes biográficos brasileiro recentes - Santiago (2007), de João Salles, Acácio (2008), de Marília Rocha, Pan-cinema permanente (2008), de Carlos Nader (sobre Waly Salomão) e Vida (2008), de Paula Gaitán (sobre Maria Gladys) - e procura compreender um movimento dialógico e reflexivo semelhante que os caracteriza. Analisa-se, so
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2010-03
-
23. A imagem da violência urbana no documentário cinematográfico brasileiro na contemporaneidade
A pesquisa tem por objetivo a análise da imagem da violência urbana no cinema documentário brasileiro, utilizando como objeto de estudo, um grupo de cinco documentários, realizados entre 2002 e 2004: Ônibus 174 (José Padilha, 2002), Fala tu (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (Liliana Sulzbach, 2004), O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sac
Publicado em: 2010
-
24. Embates representacionais em busca de uma personagem: Maria Lacerda de Moura no tráfico de luzes e sons
A partir do documentário Maria Lacerda de Moura: trajetória de uma rebelde, o presente artigo analisa algumas questões ligadas ao delicado exercício de se recriar, por meio audiovisual, a biografia de personalidades históricas, em que o encontro de diferentes olhares, linguagens fílmicas e interpretações, bem como o embate entre imagem e texto, lingu
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2009-08