Diretor Teatro
Mostrando 1-12 de 78 artigos, teses e dissertações.
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1. A PLACE OF SEEING: PEOPLE’S PALACE PROJECTS AND THE CITY OF RIO DE JANEIRO
RESUMO Desde 2002, o Rio de Janeiro é um lugar de onde a People’s Palace Projects (PPP) contempla o mundo. Criada em 1997, a PPP é um centro de pesquisa e uma organização artística profissional que tem como objetivo explorar como as artes podem responder a crises sociais urgentes e combater a injustiça social. Neste artigo, o diretor artístico da PP
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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2. O artificialismo teatral e crítico de Jean Renoir em A carruagem de ouro
Resumo O artigo investiga o filme A carruagem de ouro (1952), dirigido por Jean Renoir, buscando identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram um artificialismo teatral. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia da obra, abordamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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3. A Blasfêmia, o Sagrado e a Política: algumas reflexões sobre Golgota Picnic
Resumo: Golgota Picnic é um espetáculo dirigido pelo dramaturgo e diretor teatral Rodrigo Garcia, apresentado pela primeira vez em janeiro de 2011 em Madri. Devido ao uso recorrente da figura de Jesus Cristo, esse espetáculo provocou uma reação violenta de algumas associações católicas, que o consideraram como blasfêmia. A partir de uma análise do
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 22/02/2018
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4. Estilhaços da Frase Fílmica: a dramaturgia intermedial de Peter Handke
Resumo: O artigo realiza uma análise do conjunto da primeira fase da obra do escritor Peter Handke. Parte-se de um ensaio teórico elaborado pelo próprio Handke para dele destacar sua concepção de frase fílmica. Ao longo das análises de diversas obras constata-se como essa percepção estética perpassou seu teatro, seus romances, seu filme de estreia
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
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5. Política, colonização e revolução em O Leão de sete cabeças
Resumo: Produção italiana, realizada no Congo, África, em 1970, O Leão de sete cabeças é, segundo seu diretor, “um ato político-cultural de colaboração com a noção de luta tricontinental”, teorizada pelo guerrilheiro argentino Che Guevara. Considerado aqui como aplicação do manifesto Tricontinental, o filme tornou-se um importante documento
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2017-08
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6. O teatro que corre nas vias
A partir de uma metodologia experimental, construída junto ao grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (POSGEO/UFBA), e suas experiências como ator e diretor de teatro, o autor faz misturar temáticas ligadas à geografia humana e cultural, à arquitetura e ao urbanismo e à fenomenologia. Seu foco é pensar como o teatro poderia fazer os artistas se relacionarem com o lugar, sendo este um espaço de negociação, de pertencimento, de troca, de afeição e mediação, sobretudo com quem vive o lugar. A intervenção viária como essência do corpo-lugar e do lugar-cênico traz aos estudiosos da arte urbana uma alternativa à categoria “teatralidade”, pois a noção de que o artista, ao deslocar seu corpo-lugar, apropriando-se do espaço urbano através de intervenções viárias, pode produzir lugares-cênicos na cidade.
Autor(es): Brito, Marcelo Sousa
EDUFBA. Publicado em: 2017
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7. Ziembinski, o encenador dos tempos modernos: a construção de uma trajetória na crítica de Décio de Almeida Prado (1950-1959)
Na primeira metade do século XX o teatro brasileiro passou por um processo de atualização que contou com a liderança de personalidades que marcaram a cultura nacional. Neste complexo cenário de renovação da cena houve a participação do diretor e ator polonês Zbigniew Marian Ziembinski (1908-1978), fugitivo da Segunda Guerra Mundial ele aportou no Brasil, em 1941. O movimento de atualização estética no teatro estava em curso desde a década de 1920 e os esforços de Ziembinski se somaram ao grupo de atores, atrizes, dramaturgos e críticos que desejavam introduzir nos palcos nacionais novas concepções de encenação.
Autor(es): Souza, Camila Maria Bueno
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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8. Um Diálogo às Margens do Ganges: Gordon Craig e Ananda Coomaraswamy
RESUMO O artigo analisa o diálogo entre Edward Gordon Craig e Ananda Coomaraswamy, historiador de arte indiana, como ponto inaugural do universo investigativo conhecido como teatro intercultural e as consequências desse diálogo no pensamento do diretor inglês, desafiando sua criação do Über-marionette. A partir desse diálogo, o texto apresenta a post
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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9. Em Busca de um Ser Humano Não Programado
RESUMO Stanislavski diz a seus atores: o Estúdio é para a Vida. Meyerhold acrescenta: o Teatro é a arte do Homem. Craig prevê um novo ator: Hoje ele personifica e interpreta; amanhã ele precisará representar e interpretar, e no terceiro dia ele irá criar. Grotowski e Barba aproveitam as forças do teatro oriental na epifania do Performer. Finalmente s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
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10. MST conta Boal: do diálogo das Ligas Camponesas com o Teatro de Arena à parceria do Centro do Teatro do Oprimido com o MST
O artigo visa destacar por meio da análise da relevância e relação entre esses dois momentos teatrais, o Teatro de Arena e o Centro do Teatro do Oprimido com o MST, o legado da experiência que articulou de forma orgânica as esferas da cultura e da política na década de 1960, bem como os traumas da interrupção do processo, forçado pelas armas e pel
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
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11. Marguerite Duras/Claude Régy: L'Amante Anglaise, gênese de uma escrita, gestação de um teatro
RESUMO Este artigo tem como objetivo a gênese da primeira encenação de L'Amante Anglaise de Margarite Duras, por Claude Régy, uma feliz gênese, realizada a partir da influência recíproca entre a dramaturgia e a cena. Afronta-se, sem uma resposta exata, uma questão teórica importante para a crítica genética aplicada ao teatro: a obra estudada seria
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
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12. Genética de um Reenactment em Jan Fabre
RESUMO Este artigo propõe um percurso seletivo através do processo de recriação de dois espetáculos de Jan Fabre: C'est du théâtre comme c'était à espérer et à prévoir (1982) e Le pouvoir des folies théâtrales (1984). O autor deste artigo - que acompanhou pessoalmente o trabalho da companhia de abril a julho de 2012 - escolheu se concentrar em
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08