Didatica Musical
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. A Arte da improvisação musical ao teclado no Renascimento italiano: a didática do contraponto segundo
Resumo: Parte fundamental do exercício profissional do tecladista no Renascimento, a improvisação musical é o relevante tema do livro II da segunda parte do tratado Il Transilvano (1610). Única obra publicada pelo organista Girolamo Diruta (1554?-1610?), o Transilvano expõe em 'Diálogo' as preceptivas da arte da música de seu tempo e é Monumentum da
Per musi. Publicado em: 2016-04
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2. O Melos e Harmonia Acústica (1988) de César Guerra-Peixe, Koellreutter e Hindemith: similaridades e princípios básicos
O Melos e Harmonia Acústica de César GUERRA-PEIXE (1988) apresenta um compêndio da atividade didática deste compositor expresso em forma de apostila. O presente trabalho busca traçar as possíveis influências comparando-o ao Caderno de Estudos com Koellreutter do próprio GUERRA-PEIXE (1944) e ao The Craft of Musical Composition de Paul HINDEMITH (1937
Per musi. Publicado em: 2013-06
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3. Ensino musical escolar na matriz curricular do estado de Goiás: elaboração e aplicação de sequências didáticas na disciplina música / School musical education in the curriculum matrix of the state of Goias: elaboration and application of teaching sequences in music discipline
Esta pesquisa se desenvolveu com o objetivo de investigar as contribuições sociais, culturais e musicais da implementação da Matriz Curricular de Música - elaborada pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte - vinculada ao processo de Reorientação Curricular da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. A pesquisa está inserida, portanto, no
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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4. Processos Cognitivos de Aprendizado Analisados a partir de Filmes
Os principais processos de aprendizado são exemplificados, conceituados e contextualizados a partir da seleção de dois filmes que retratam o ensino musical e suas formas distintas de didática.
Publicado em: 18/07/2012
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5. A recepção de letras de música pop anglo-americana em sala de aula e sua colaboração para o ensino da língua inglesa
No cotidiano de docência de Língua Inglesa, observamos o desinteresse dos alunos do ensino médio, apesar de notar grande disposição dos jovens pela audição de músicas em inglês. Dessa forma, pareceu-nos pertinente estudar uma metodologia que envolvesse o gosto musical dos alunos. Inspirados no Método Recepcional desenvolvido por Bordini &Aguiar (19
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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6. O mestre de Filarmônica da Bahia: um educador musical.
The subject of this work is the pedagogic practice of the masters of the bands of the Bahia State, Brazil. These masters, main figures of this pedagogy, developed music education didactic that makes possible to adapt the music training to the individuality of each apprentice. The major part of this process of learning takes place with the veteran musicians a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/02/2011
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7. Poemas entre músicas: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea
Resumo A partir do sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical pode se estruturar um processo didático com atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Referente à audição de músicas e leitura literária, essa didática objetiva entender os alunos como indivíduos representados por um forte componente dialó
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-06
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8. Três peças aleatórias de L. C. Vinholes numa abordagem pedagógica para criança : análise, criação de atividades musicais e site / Three aleatories pieces by L. C. Vinholes ina pedagogical approach for children : analysis, production of musical activities and site
O objetivo principal desta pesquisa é estudar três peças aleatórias do compositor pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes - Instrução 61, para quatro instrumentos quaisquer (1961); Instrução 62, para instrumentos de teclado (1962); e Peça/Pessa para fazer Psiu/Xi, para bocas (1979) - e, a partir da análise deste material, criar atividades pedagógicas
Publicado em: 2011
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9. A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil / A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos - uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil
Este trabalho discute a obra pedagógica musical de H.Villa-Lobos contida nos cinco volumes editados para uso no Canto Orfeônico (Guia Prático, Solfejos - volumes 1 e 2 e Canto Orfeônico - volumes 1 e 2) sob o ponto de vista da pedagogia musical; não é focado, em primeiro plano, nas questões ideológicas do Canto Orfeônico, nem pretende recomendar a a
Publicado em: 2010
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10. Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete / Historically oriented aspects of the performance of eighteenth-century repertoire for clarinet
Este trabalho tem por objetivo oferecer, em uma visão contextual, subsídios para a interpretação da música clássica para clarinetistas modernos. O trabalho apresenta, inicialmente, as transformações organológicas pelas quais o clarinete passou, desde sua criação, no final do século XVII, até o final do século XVIII, quando o instrumento atinge
Publicado em: 2010
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11. "Que acorde é esse aí?" pluralidade : o processo criativo da ressignificação de estruturas harmônicas e melódicas
Este trabalho propõe-se a discutir a questão da ressignificação de acordes e linhas melódicas conhecida como pluralidade(s), a partir das perspectivas imbuídas em publicações teóricas relacionadas ao jazz, compreendendo ainda o papel desse conceito na prática e no processo criativo de instrumentistas. A questão da pluralidade é explorada na disse
Publicado em: 2010
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12. A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical / The piece concatenação n. 162 of Ludus Brasiliensis from Ernest Widmer : a musical analysis proposal
A constante preocupação de como propiciar ao aluno de piano uma visão mais ampla do fazer musical, mais relacionada com a sua época, com o indivíduo, incita a investigação por aquilo que possa expandir essas perspectivas. Nesse sentido, é importante haver pesquisas que promovam, com o intuito de difusão e estudo aprofundado, obras musicais que apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2009