Design De Interface E Instrucional
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Interfaces gráficas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem: a usabilidade e experiência do usuário como fatores de melhoria no processo de ensino e aprendizagem
Esta dissertação tem como objetivo examinar os conceitos projetuais utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e relacionálos com o campo de estudo do Design, no que se refere a Usabilidade e Design da Experiência do Usuário, com o intuito de fornecer informações relevantes para o aprimoramento do processo ensino/aprendizagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
-
2. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ANÁLISE DAS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO CESAD/UFS. / VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS REVIEW OF EDUCATIONAL COURSE OF ARCHITECTURES BACHELOR OF PUBLIC ADMINISTRATION IN CESAD / UFS.
A crescente utilização de softwares educacionais no processo de ensino e de aprendizagem entre sujeitos geograficamente dispersos na sociedade contemporânea é uma preocupação emergente nos estudos de pesquisadores da área de Educação a Distância (EaD). A Educação Online utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para operacional
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
3. Design de interação e motivação nos projetos de interface para objetos de aprendizagem para EAD / Interaction design and motivation in interface design for learning objects for distance education
Este trabalho tem por objetivo estabelecer requisitos para o desenvolvimento de projeto de interfaces para Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância (EaD) fundamentados nos princípios do Design de Interação e na Motivação. Para isto, foram investigados: conceitos que envolvem EaD, Objetos de Aprendizagem, Design Instrucional, bem como as meto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
4. Avaliação da interface de desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ambiente HyperCAL online
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a interface de desenvolvimento de materiais educacionais digitais de um protótipo que se encontra integrado ao ambiente chamado HyperCal online. A metodologia deste protótipo foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, tendo como recurso o mapa conceitual que relaciona os conteúdos de determinada
Publicado em: 2010
-
5. Ambiente virtual de aprendizagem em reanimação cardiorrespiratória em neonatologia / Virtual learning environment in neonatal cardiopulmonary resuscitation
O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem em reanimação cardiorrespiratória em Neonatologia. Consiste em um ambiente virtual de aprendizagem voltado ao ensino, atualização e capacitação de alunos de Graduação em Enfermagem. O estudo constituiu-se de uma pesquisa metodológica aplicada e de produção tecno
Publicado em: 2008
-
6. EditWeb : mecanismos de autoria assistida de páginas para ambientes de EAD via web visando usabilidade e acessibilidade / EditWeb : mechanisms of page authoring for EAD environments from web respecting Usability and Accessibility guidelines
O uso da Web, como meio, recurso e plataforma para EAD (Educação a Distância), tem sido muito difundido e estudado. No entanto, a investigação e implementação de ferramentas para autoria de páginas Web para EAD são surpreendentemente pouco relatadas. Autoria de páginas Web é uma tarefa multidisciplinar que envolve vários aspectos simultaneamente:
Publicado em: 2007
-
7. Escolha e desempenho no trabalho de adultos com deficiência mental.
Choice making is a fundamental skill for all individuals. Choice opportunities are related with important questions of human development, and of paramount importance to the development of clinical and educational programs for mentally retarded individuals. Despite its practical importance, little is known about the effects that choice may have in the work en
Publicado em: 2007
-
8. Design interativo de agentes inteligentes de interface para software educativo de MatemÃtica
A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades do uso do computador demonstram sua utilidade no processo de ensino e aprendizagem (Valente 1993). Embora seja notÃrio que mÃquinas como o computador representam avanÃo tecnolÃgico e que existe, nele, um grande potencial como mÃquina de ensinar. Isso nÃo determina que o seu uso ofereÃa
Publicado em: 2006