Desenvolvimento De Software Orientado A Modelos
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13. Evolução de esquemas em bancos de dados orientados a objetos utilizando versões / Schema evolution in object oriented data bases using versions
Este trabalho apresenta um mecanismo para evolução de esquemas para bancos de dados orientados a objetos. A necessidade de alteração do esquema conceitual de dados pode surgir em qualquer momento da vida de um sistema, por motivos como incorporar novas especificações e necessidades do usuário, reaproveitamento de classes em outros sistemas a correçã
Publicado em: 2010
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14. CrossMDA2: Uma abordagem para minimizar o problema da fragilidade de pointcuts na evolução de sistemas orientados a aspectos
Este trabalho propõe uma abordagem baseada em modelos para minimizar o problema da fragilidade de pointcuts na evolução de sistemas desenvolvidos segundo o paradigma de orientação a aspectos. A abordagem proposta, denominada pointcuts baseados em visões conceituais, é motivada pela constatação das deficiências das abordagens tradicionais de defini�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2009
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15. A model-driven software reuse approach / Uma abordagem orientada a modelos para reutilização de software
A reutilização de software busca aumentar a qualidade e produtividade no desenvolvimento de software, evitando a duplicação do esforço e reaproveitando o máximo possível das experiências de projetos passados. Apesar de simples, esta idéia não é facilmente colocada em prática, principalmente de maneira sistemática e controlada. Técnicas de engen
Publicado em: 2009
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16. Improving the search for refactoring opportunities on object-oriented and aspect-oriented software / Melhorando a busca por oportunidades de refatoração em software orientado a objetos e orientado a aspectos
Refatoração é o processo de melhorar o projeto de sistemas de software sem modificar seu comportamento externamente observável. O processo de refatoração pode auxiliar a incrementalmente melhorar a qualidade de software de um sistema através da aplicação de transformações que preservam comportamento chamadas de padrões de refatoração. O princip
Publicado em: 2009
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17. CrossMDA-SPL: uma abordagem para gerência de variabilidades dirigida por modelos e aspectos
Este trabalho propõe uma abordagem sistemática para gerência de variabilidades dirigida por Modelos e Aspectos usando os mecanismos das abordagens de Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (DSOA) e Desenvolvimento Dirigido por Modelos (DDM). O objetivo central da abordagem, denominada CrossMDA-SPL, é melhorar a gerência, modularização e isol
Publicado em: 2009
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18. Uso de um framework transversal na camada de persistência do GRENJ
A reutilização de artefatos de software, código, conceitos e modelos existentes em sistemas já construídos torna o desenvolvimento de software mais ágil, bem como propicia processos e produtos com mais qualidade. Frameworks de aplicação representam uma técnica de reúso que se caracteriza pelo modelo de uma aplicação semi-completa que atende às e
Publicado em: 2009
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19. Simoo : plataforma orientada a objetos para simulacao discreta multi-paradigma / Simoo: object oriented environment for multi-paradigm event discrete simulation
Analisando-se a literatura de simulação discreta pode-se observar que os autores, em geral, constroem seus modelos de simulação baseados em abordagens tradicionais e aceitas tais como orientação a eventos, orientação a mensagens, orientação a filas, etc. Mais recentemente encontram-se ambientes que afirmam utilizar o chamado paradigma de simulaçã
Publicado em: 2009
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20. MARISA-MDD: uma abordagem para transformações entre modelos orientados a aspectos: dos requisitos ao projeto detalhado
As abordagens orientadas a aspectos relacionadas a diferentes atividades do processo de desenvolvimento de software são, em geral, independentes e os seus modelos e artefatos não estão alinhados ou inseridos em um processo coerente. No desenvolvimento orientado a, modelos, os diversos modelos e a correspondência entre eles são especificados com rigor. C
Publicado em: 2008
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21. CelOWS: UM FRAMEWORK BASEADO EM ONTOLOGIAS COM SERVIÇOS WEB PARA MODELAGEM CONCEITUAL EM BIOLOGIA SISTÊMICA / CelOWS: an ontology-driven framework using web services for conceptual modeling in Systems Biology
O advento das tecnologias de alta-performance ocasionou um crescimento exponencial do volume de dados gerado pelas pesquisas em Ciências Biológicas. O desenvolvimento contínuo de ferramentas, métodos e técnicas têm ampliado o entendimento das várias funções, estruturas e processos relacionados à biofísica e fisiologia. O aumento do poder computaci
Publicado em: 2008
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22. Uma abordagem modular para projeto de software orientado a aspectos
O projeto de software visa descrever os principais aspectos do sistema a ser construÃdo atravÃs de mecanismos que ajudam a raciocinar sobre a complexidade. Dentre as ativi- dades do projeto de software, destaca-se a elaboraÃÃo e documentaÃÃo da arquitetura, um dos principais mecanismos para raciocinar e lidar com essa complexidade. Uma das principais m
Publicado em: 2008
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23. Holoparadigma : um modelo multiparadigma orientado ao desenvolvimento de software distribuído
Este texto apresenta um novo modelo multiparadigma orientado ao desenvolvimento de software distribuído, denominado Holoparadigma. O Holoparadigma possui uma semântica simples e distribuída. Sendo assim, estimula a modelagem subliminar da distribuição e sua exploração automática. A proposta é baseada em estudos relacionados com modelos multiparadigm
Publicado em: 2007
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24. Um Profile UML 2 e um Processo de Desenvolvimento para Engenharia de Interfaces GrÃficas Dirigida a Modelos e Baseada em Componentes
Nos Ãltimos anos, com a proliferaÃÃo das interfaces grÃficas do usuÃrio nos mais variados ambientes computacionais, tornou-se patente a necessidade de uma Engenharia de Interfaces GrÃficas para abarcar as peculiaridades do seu desenvolvimento, peculiaridades estas que fogem à maior parte das metodologias, linguagens e ferramentas da tradicional Engenh
Publicado em: 2007