Um Profile UML 2 e um Processo de Desenvolvimento para Engenharia de Interfaces GrÃficas Dirigida a Modelos e Baseada em Componentes
AUTOR(ES)
Luiz Francisco Buarque de Lacerda JÃnior
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Nos Ãltimos anos, com a proliferaÃÃo das interfaces grÃficas do usuÃrio nos mais variados ambientes computacionais, tornou-se patente a necessidade de uma Engenharia de Interfaces GrÃficas para abarcar as peculiaridades do seu desenvolvimento, peculiaridades estas que fogem à maior parte das metodologias, linguagens e ferramentas da tradicional Engenharia de Software. Buscando enriquecer o conhecimento nesta Ãrea, o presente projeto propÃe uma extensÃo da linguagem UML 2 para a modelagem de interfaces grÃficas baseando-se em abordagens recentes que privilegiam a extensÃo do UML â referÃncia na modelagem de sistemas de software â em detrimento da criaÃÃo de uma nova linguagem de modelagem. PropÃe tambÃm um processo de modelagem de GUI orientado a modelos e baseado em componentes, que utiliza a extensÃo do UML proposta e se acopla à metodologia de desenvolvimento KobrA, orientada modelos, linhas de produto e baseada em componentes.
ASSUNTO(S)
component based componentizaÃÃo engenharia dirigida a modelos engenharia de software software engineering engenharia de interfaces grÃficas profile uml interface homem-mÃquina ciencia da computacao mda uml profile graphical user interface engineering, model driven engineering mda human-computer interface
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