Debussy
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1. Nietzsche, Debussy e o sul da música: esboços de uma cartossonografia
Resumo: o artigo apresenta de forma seminal a noção de cartossonografia, um modo de considerar a música por suas regiões sonoras. Para tanto, tenta estabelecer uma relação de proximidade entre Nietzsche e Debussy. Do filósofo, procura compreender a ideia de um Sul da música, enquanto do compositor se investiga as formas pelas quais ele estabeleceu um
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2021-04
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2. "Duke Ellington está deserdando o jazz?": eruditização da improvisação em Diminuendo and crescendo in blue
Desde o início de sua carreira como compositor e líder de orquestra de jazz nos anos de 1920, Duke Ellington tem sido comparado a compositores eruditos europeus como Delius e Debussy. Declarações como a de Constant LAMBERT (1934), de que Duke Ellington estabeleceu "um padrão pelo qual podemos julgar. . .compositores eruditos" se concentraram em procedim
Per musi. Publicado em: 2014-06
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3. A didactic-pedagogical approach of the mathematical reasoning at the musical creation. / Uma abordagem didático-pedagógica da racionalidade matemática na criação musical
A presente tese se ocupa, do ponto de vista didático-pedagógico, em estudar a presença da racionalidade matemática na criação musical. A linguagem matemática é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada para compreender estruturas subjacentes às composições. Com o intuito de defender essa característica, são apresentados, neste trabalho, con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/11/2012
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4. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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5. Direcionalidade em duas melodias do século XX: Syrinx, de Claude Debussy e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky
O presente trabalho analisa a estruturação melódica das peças Syrinx, de Claude Debussy, e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky, em busca dos procedimentos geradores de direcionalidade no discurso. Para tal, foram considerados aspectos como dinâmica, estrutura rítmica, composição intervalar e movimento no registro. Ao f
Per musi. Publicado em: 2012-12
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6. Avaliação de duas ferramentas para a representação das variáveis acústicas implicadas no vibrato da flauta.
This work investigated the flute vibrato, to determine which analytical tools that represent it in a more comprehensive way. Our aim is to use these tools to improve flute instrumental technic. After considering previously published works on this topic, it has been decided to focus this investigation on the following vibrato acoustical parameters: extent, ra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2011
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7. Comparar o incomparável: uma aproximação entre Tom Jobim, Debussy e Monet
Não há como abordar o estilo harmônico que caracteriza a música de Tom Jobim sem mencionar a figura de Claude Debussy. Como se trata de canções, as criações bossanovistas de Jobim e seus parceiros também inauguraram novas tendências poéticas na música popular brasileira. Por outro lado, pelo conteúdo marcadamente visual das letras, elas demonstr
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-06
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8. Utilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestral
A presente pesquisa buscou identificar estratégias de aprendizado utilizadas por flautistas, alunos do curso de graduação em música da UFRGS, no preparo de um excerto orquestral. O referencial teórico foi um estudo de caso realizado por Nielsen (1999) intitulado ¿Learning strategies in instrumental music practice¿ no qual a autora se propõe a identif
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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9. Bergsonismo musical: o tempo em Bergson e a noção de forma aberta em Debussy / Musical bergsonism: the time in Bergson and the concept of open form in Debussy
Esta dissertação procura estabelecer uma confrontação teórica entre a filosofia da duração de Henri Bergson e o projeto composicional de Claude Debussy, no que diz respeito às estratégias de renovação da noção tradicional de tempo, estratégias que, embora aplicadas a setores distintos, fazem reverberar analogamente o mesmo espírito de época.
Publicado em: 2009
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10. From the pitch to the sound : exploring harmonic terrories / Da nota ao som : explorando territorios harmonicos
Este trabalho tem por finalidade avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música do século XX. Dentre os objetivos estiveram presentes: apontar as premissas e estratégias que fizeram parte de cada novo território harmônico, bem como explorar a idéia do uso de "matrizes harmôni
Publicado em: 2009
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11. Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime.
A tese Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísticos de Francis Hime abrange, de forma integrativa, aspectos do contexto sócio-histórico, estéticos, gestuais e semióticos dos arranjos pianísticos presentes no Songbook deste compositor. No primeiro capítulo, Contextualização, são abordados
Publicado em: 2008
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12. O estudo pour les octaves de Claude Debussy : um relato sobre a organização do processo de aprendizagem motora
Este trabalho relata a organização do meu processo de aprendizagem motora do Estudo Pour les Octaves de Claude Debussy. Nele, são descritos o planejamento, a implementação e a avaliação da prática através do modelo tripartido de Fitts e Posner (1979). A prática foi organizada da seguinte forma: a peça foi segmentada e foram definidos os movimentos
Publicado em: 2007