Dancer
Mostrando 1-12 de 59 artigos, teses e dissertações.
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1. Memory and the neo-slave novel in Colson Whitehead’s The Underground Railroad and Ta-Nehisi Coates’ The Water Dancer
RESUMO Esta análise investiga dois romances afro-americanos recentes, a saber, The Underground Railroad (2016) de Colson Whitehead e The Water Dancer (2019) de Ta-nehisi Coates a partir das configurações propostas pelo gênero literário conhecido como narrativas neo-escravas. Essas narrativas são releituras ficcionais pós-modernas de narrativas escrava
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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2. El cuerpo danzante en la invención del lazo social: el caso Nijinsky
Este artigo investiga o problema das condições de possibilidade de laços sociais no caso de sujeitos psicóticos. A partir do referencial teórico da psicanálise lacaniana, questiona a tese “fora do discurso” das psicoses. Do ponto de vista metodológico, procede pela construção e análise do caso do bailarino Vaslav Nijinsky a partir de seus cader
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 17/01/2020
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3. Ensaiando uma clínica do chão: cartografando a Saúde mental na Atenção Básica em interface com a dança
O artigo compartilha passos de uma pesquisa que, ao tomar a dança como intercessora, trouxe a clínica em Saúde Mental na Atenção Básica à cena. Em uma Unidade de Saúde da Família, a clínica em Saúde Mental é desestabilizada e convidada a dançar. Uma psicóloga-bailarina-pesquisadora desperta a sensibilidade do corpo para problematizar a clínica
Interface (Botucatu). Publicado em: 15/08/2019
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4. Body movement implied by static images modulates eye movements and subjective time estimation
The present study investigated the influence of body movement implied by artwork on time estimation and its relationship with eye movement. In Experiment 1, the participants were presented with static photographic images of Edgar Degas sculptures that implied different movements. The participants were asked to estimate their exposure times. Overestimation wa
Psychol. Neurosci.. Publicado em: 2013-12
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5. Rede de Afetos : as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) = Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method / Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method
O presente trabalho evidencia a existência e o papel fundamental das relações afetivas no processo criativo proposto pelo método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Utilizando-me metodologicamente da Análise de Conteúdos proposta por Laurence Bardin (1977) e do caráter qualitativo para analisar os dados coletados, segundo Graham Gibbs (2009), con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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6. Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory / Dancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
O objetivo desta pesquisa consistiu em aprofundar-se na fase do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI) que denominamos de Retorno ao Campo. Essa fase consiste em levar o espetáculo, resultante do processo ocorrido dentro do BPI, ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação cênica, eixo do Método no qual o bailarino faz u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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7. A composição como decomposição : um olhar sobre a criação em dança = Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation / Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation
This research presents a study about composition as a decomposition process in dance, from the performance s actor-dancer experience point of view. We performed a theoretical investigation regarding the formal elaboration process in dance and its building elements suggested by the references, mainly Dantas (1999) and Smith-Artaud (2000). In order to incorpor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
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8. Identidade física, pessoal, institucional e espiritual: etnografia embodied de uma companhia de ballet
The present research reflected upon the theme identity in organizations, especially how the physical, personal, institutional e spiritual are bodily lived (embodied) by the dancers at a Dance Company. The theorical research was developed upon three main subjects: dance - specifically ballet, identity and embodiment. There are many studies with cognitiverepre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
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9. Identidade social e auto conceito do dançarino em cadeira de rodas / Social identity and self concept of wheelchair dancer
A atualidade tem revelado dentre muitos fenômenos plausíveis de estudos, aqueles relacionados à atividade física e à pessoa em condição de deficiência. Neste sentido, este estudo busca refletir sobre a identidade social e auto - conceito do dançarino em cadeira de rodas no contexto de espetáculos abertos ao público e nas relações estabelecidas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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10. A dança dos orixás de Augusto Omolu e suas confluências com a antropologia teatral
The focus on this work is based on the Orixás Dance developed by Augusto Omolu in a transcultural perspective that combines the principles of formation that belongs to Eugenio Barbas Theatrical Anthropology and utilized by actors and dancers. Here, I present the results of this Field research that occurred on Salvador (Bahias State Capital) on the first sem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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11. Composición de masas corporales de bailarinas de ballet y atletas de elite de deportes estéticos de Cuba
The level of scenic beauty of the ballet dancer figurine is determined by a set of morphofunctional characteristics that are exclusively valid for this modality. Female ballet dancers and aesthetic sport athletes share the characteristic of being slim and of efficiently executing the complex movements of their technical activities. The objective of this stud
Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Publicado em: 2011-10
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12. Políticas de encontro : criação e colaboração nos processos do grupo Experimental de dança de Porto Alegre
The research reflects upon creation and collaboration inside the process of the Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. In that sense, it was observed the relation between the choreographer and the dancers during the elaboration of contemporary dance pieces, seeking to the understandment of the role that each artist develops in creation. The focus of t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011