Danca Contemporanea E Teatro
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
-
1. O Sentido da Verdade e da Linguagem em Pina: um estudo criacional
Resumo: O trabalho analisa a noção de verdade na dança-teatro de Pina Bausch, estabelecendo aproximações entre a valorização da autenticidade do movimento e do gesto preconizadas pela coreógrafa e a noção de verdade como desvelamento em Martin Heidegger. Por meio de entrevistas que Pina deu ao longo de sua vida, procura-se discutir algumas nuances
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
-
2. Transmitir a Dança: legado e tradução das coreografias de Pina Bausch
Resumo: O texto analisa a transmissão de coreografias a partir do exemplo do trabalho do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch - processo apresentado como uma prática de tradução. As possibilidades e os limites da transmissão da coreografia contemporânea são aqui discutidos, bem como os potenciais inerentes às traduções de coreografias da forma como o
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
-
3. O Percurso Estudantil do Festival Transamériques (FTA): uma experiência de mediação cultural marcante
Resumo: Este artigo visa apresentar os impactos educativos do percurso estudantil do Festival Transamériques (FTA), dedicado à criação contemporânea em teatro e dança no Quebec. Uma primeira pesquisa de campo foi feita em 2010 junto a cinquenta adolescentes, seguida de outra, em 2014, com o objetivo de validar os resultados. A pesquisa revela que o eve
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
-
4. Teatro Pós-dramático, doze anos depois
RESUMO Este texto faz um balanço dos doze anos de emergência da prática e do termo Pós-dramático e alguns de seus desdobramentos e questões para as artes cênicas. Discutem-se as mudanças pelas quais a cena contemporânea foi protagonista desde 1999 e, em consequência, as mudanças que devemos considerar ao ler e analisar o pós-dramático; entre ela
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-12
-
5. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas / Dance events: contemporaries corporealities and theatricalities
Esta tese discute a noção de dança contemporânea como acontecimento e realização de uma experiência em que a vida é intensificada e transformada num tempo-espaço único. Sendo assim, o contemporâneo na dança não é determinado por um valor cronológico, mas como arte suspensa em que passado, presente e futuro se atravessam. O trabalho é composto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
-
6. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
7. Pausa, Presença, Público: da Dança- Teatro à Performance-Oficina
RESUMO O texto discute a tendência à paragem ou pausa dinâmica na cena contemporânea como uma busca por sintonia somática, numa atitude de contracultura e transformação. Em meio ao império do signo e do simulacro, a paragem ativa o fluxo interno e as conexões coletivas rumo à presença e inte(g)ração criativa com o meio. A partir de uma revisão
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06
-
8. Corpo que age, sente e pensa : dramaturgia do meu corpo e do encontro de duração. Paralelo com a filosofia de Henri Bergson / Body that do, feel and think : creative process and Bergsonism
A partir de uma experiência pessoal de criação do espetáculo TANTAS OUTRAS QUANTAS, solo teatral fundamentado nos métodos de pesquisa do Grupo Lume, esta pesquisa objetiva refletir sobre as condições deflagradoras e o próprio fluxo das experiências de criação. O objetivo é pesquisar: Quais foram as relações entre o agir, o sentir e o pensar nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/01/2010
-
9. Metamorfoses: uma performance de dança - teatro inspirada nos rituais sagrados de candomblé.
Esta dissertação tem o objetivo de demonstrar o processo e os resultados da criação de uma performance de dança teatro, inspirada nos rituais sagrados do Candomblé, assim como investigar as possíveis relações estéticas entre as danças dos rituais do Candomblé e as artes cênicas, com enfoque especifico na dança teatro. A pesquisa coreográfica f
Publicado em: 2010
-
10. Deficiência em cena: desafios e resistências da experiência corporal para além das eficiências dançantes.
This is an investigation about the disabled body in the contemporary scene based on experience built in touch with Viva Dance Company. The work aims to reflect on the question of these bodies that are considered unsuitable for such practice and, concomitantly, the fact of this situation in the art scene inaugurates an awakening to new aesthetic possibilities
Publicado em: 2010
-
11. Ações poéticas : a performance como ruptura de limites e plasticidade do tempo
Estudo da performance presencial no campo das artes visuais, a partir da análise e interpretação dos efeitos, práticos e teóricos, dos fenômenos estéticos informe e efêmero na produção de sentido e significado de algumas obras. Parte da apresentação, desenvolvimentos e implicações das ações poéticas Memória do Afeto (2000-2005) de Beth Moys
Publicado em: 2010
-
12. Dramaturgia na dança: Teatro de Pina Bausch
Esta dissertação busca evidenciar as estratégias de composição utilizadas por Pina Bausch na construção dramatúrgica das peças do Tanztheater Wuppertal, de 1973 a 2009. No presente estudo, refletir sobre dramaturgia significou observar a criação das peças em todo o seu contexto de produção: sua composição, estruturação, escolhas temáticas,
Publicado em: 2009