Cultura Musical
Mostrando 13-24 de 238 artigos, teses e dissertações.
-
13. Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura
Resumo O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentaçõ
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
14. A construção social do professor de música
RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o cu
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
-
15. Show Opinião: quando a MPB entra em cena (1964-1965)
Resumo Produzido em meados dos anos 1960 por integrantes do extinto CPC da UNE, o Show Opinião pode ser considerado, a um só tempo, síntese e dissonância de aspectos importantes do campo cultural que estiveram em destaque no contexto pré e pós-golpe de 1964. Nesse artigo, nossa intenção é mapear a inserção de elementos da cultura popular, através
História. Publicado em: 03/12/2018
-
16. O lambadão: rompendo as fronteiras da periferia
Resumo Formas não hegemônicas de produção musical têm surgido em regiões periféricas do Brasil, como é o caso do lambadão, no estado de Mato Grosso. O lambadão é produto de camadas populares que, sem esperar por reconhecimento da indústria cultural, mas em diálogo com ela, lançam mão de artifícios próprios para fazer sua música ecoar. O obj
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 22/10/2018
-
17. UMA CIDADE ENTRE SONHOS DE NÉON. ENCONTROS, TRANSAÇÕES E FRUIÇÕES COM AS CULTURAS MUSICAIS URBANAS CONTEMPORÂNEAS
Resumo O artigo decorre do desenvolvimento teórico-empírico de um projeto de doutoramento sobre as culturas urbanas e as cenas musicais contemporâneas portuguesas, que demarcou e interpretou as dinâmicas subjacentes à gênese, à constituição e ao funcionamento do subcampo do rock alternativo em Portugal ao longo dos últimos 40 anos. Enfoca especific
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
-
18. Subjetividades femininas na ópera oitocentista: notas sobre Norma, La Traviata e Carmen
Resumo: Além da importância musical e teatral, as óperas oitocentistas representam, na cultura ocidental, uma inestimável importância narrativo-textual que proporcionou, junto com a cultura literária e artística da época, a configuração de subjetividades de gênero, especialmente aquelas relacionadas ao feminino. As análises de Norma, La Traviata
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
-
19. Música e guerra: impactos da Primeira Guerra Mundial no cenário musical carioca
RESUMO Este artigo tem como objetivo abordar os impactos culturais da Primeira Guerra Mundial no Brasil de uma perspectiva pouco trabalhada na literatura: o cenário musical carioca. Partindo de trabalhos recentes sobre a importância da propaganda empreendida pelas nações em conflito em países neutros, analisamos os impactos de duas ações nesse âmbito
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2017-12
-
20. Surfando com James Joyce e Dorothy Lamour... Paisagens sonoras, imaginário polinésio e o processo composicional de Gilberto Mendes
Resumo Na obra de Gilberto Mendes (1922-2016) verifica-se uma prática incessante de interfaces com as linguagens do cinema, da literatura, do teatro, da publicidade, dentre outros. A Polinésia em sua representação hollywoodiana da década de 1930 é tema frequente. Este cenário é construído, com base em elementos presentes no código musical, provenie
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
21. “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931)
RESUMO O horizonte do presente artigo é as questões do Modernismo e sua vinculação com a cultura política, pela perspectiva da identidade nacional, nos estudos musicológicos “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”, escritos por Mário de Andrade e publicados na revista Illustração Musical. Esse periódico é a principal fonte documental mob
Educ. rev.. Publicado em: 2017-09
-
22. A música na narrativa da cultura carioca do “novo MIS”
Resumo A construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, insere-se num conjunto de alterações urbanas que buscam imprimir um viés turístico e cosmopolita à cidade do Rio. No MIS, a música desempenha um papel de destaque na elaboração dessa “identidade carioca”, sendo apresentada como cartão de visitas para a cidade e
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
-
23. Músicas, músicos e crítica musical francesa em Mário de Andrade
RESUMO Este trabalho apresenta a forte relação de Mário de Andrade com dois campos intrínsecos em sua produção: a musicologia e as referências à cultura francesa que desde cedo permearam sua trajetória intelectual. Analisamos aqui algumas crônicas reunidas em Música, doce música nas quais se evidenciam a visão e a postura singular do escritor br
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
-
24. Métodos pioneiros de ensino musical no Brasil: críticas, lutas e rivalidades
Resumo No final do século XIX e início do século XX, transformações políticas e sociais marcaram o Brasil: abolição, imigração, República, reformas urbanas. Um dos motes destas reformas era a educação. A educação elevaria o Brasil à nação civilizada. Na educação, a música se apresentava como importante e até essencial. O ensino musical
Per musi. Publicado em: 2016-08