Cultura Erudita
Mostrando 1-12 de 42 artigos, teses e dissertações.
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1. Métodos pioneiros de ensino musical no Brasil: críticas, lutas e rivalidades
Resumo No final do século XIX e início do século XX, transformações políticas e sociais marcaram o Brasil: abolição, imigração, República, reformas urbanas. Um dos motes destas reformas era a educação. A educação elevaria o Brasil à nação civilizada. Na educação, a música se apresentava como importante e até essencial. O ensino musical
Per musi. Publicado em: 2016-08
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2. Imagens do Brasil na música erudita do século XX: reflexões conceituais sobre identidades culturais brasileiras
Resumo:O presente artigo trata do processo de construção de imagens na elaboração da identidade cultural expressa na música erudita brasileira, durante o século XX. Para isso, buscou-se apontar algumas questões conceituais, relacionadas à narrativa, às criações de imagens e à identidade cultural, que são fundamentais para o entendimento da cultu
Per musi. Publicado em: 2015-12
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3. Os khâgneux de 68, objetos e leitores de Os Herdeiros
A trajetória dos estudantes da khâgne de origem popular, muitos deles entre os sociólogos debutantes dos anos 1960, permite explicar as condições de uma "revolução científica" que se apoiaram sobre a reconversão, para a sociologia, de aprendizes de filósofos formados em um curso de elite dos mais tradicionais e conservadores do ponto de vista dos v
Educ. Soc.. Publicado em: 2015-03
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4. Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
Este artigo situa o conjunto das canções de câmara de César Guerra-Peixe quanto às fases estéticas e quanto ao gênero. Considerado um compositor nacionalista, sua produção é representativa de uma tendência estética que visa conciliar elementos da tradição musical erudita europeia e da música popular e tradicional brasileira. As obras são apre
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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5. A música francesa reconfigurada no jazz modal de Bill Evans
Embora seja senso comum que a música francesa, especialmente a do século XX, tenha exercido influência no estilo improvisatório do pianista de jazz norte-americano Bill Evans (1929-1980), a importância deste papel é raramente abordada em estudos bem fundamentados. Estes dois pontos - música francesa e Evans - oferecem uma oportunidade para investigar
Per musi. Publicado em: 2013-12
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6. A gestão da carreira dominante de Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer desfruta de consagração máxima na arquitetura brasileira, fundada no carisma da criação estética. A gestão de sua posição hegemônica assumiu, ao longo de muitas décadas, contornos bastante nítidos. Este artigo decompõe os elementos da estratégia adotada, mostrando os dispositivos da cultura erudita que a retórica da celebração
Tempo soc.. Publicado em: 2013-11
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7. As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
A presente pesquisa refere-se à produção artística e cultural de Cornélio Pires (1884-1958) e ao contexto histórico do país a partir dos efeitos da colonização no campo socioeconômico e cultural, da presença de diferentes etnias e suas inter-relações que contribuíram para a formação da cultura regional paulista, a caipira. Essa contextualiza�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2012
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8. Vivências culturais paulistas da Ilustração Luso-brasileira
O objetivo do presente trabalho é o de recuperar as vivências que, entre a religiosidade tradicional e o laicismo, os paulistas tiveram da ilustração luso-brasileira, nos seus aspectos de cultura erudita. Entre as manifestações musicais, as realizações arquitetônicas e de artes plásticas, e as produções literárias e historiográficas, procura-se
História (São Paulo). Publicado em: 2012-06
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9. O riso diabÃlico residual nâ As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo / Le rire diabolique rÃsiduel dans As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Literatura Regional, tem como objetivos verificar como a Idade MÃdia pensava o riso relacionado ao pecado e ao Diabo, e investigar a remanescÃncia dessa mentalidade e de crenÃas populares medievais no romance As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo, de Nei Leandro de Castro, e na literatura popu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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10. Arquitetura e instruÃÃo pÃblica: a reforma de 1922, concepÃÃo de espaÃos e formaÃÃo de grupos escolares no Cearà / Public instruction and architecture:reform of 1922, space design and creation of school groups in CearÃ
O presente trabalho integra o campo da HistÃria da EducaÃÃo, sob o prisma da cultura material escolar. Trata da formaÃÃo de concepÃÃes de prÃdios escolares no Brasil, no perÃodo compreendido entre o final do sÃculo XIX e as primeiras dÃcadas do sÃculo XX, com Ãnfase nas dÃcadas de 1920 e 1930, quando o quadro social era de conflito entre tendÃ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2011
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11. Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica
A proposta central deste artigo é fazer uma discussão em torno da construção do conceito de cultura popular. Também serão efetuados, num segundo momento, breves apontamentos acerca do conceito de "cultura popular negra". A ideia central aqui é mostrar que, na produção do conhecimento histórico, consolida-se a tendência de questionar as delimitaç�
História (São Paulo). Publicado em: 2011-12
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12. A cultura musical cubana em cinco décadas fecundas (1959-2010)
A Revolução triunfante em 1959 desencadeou um conjunto de transcendentais transformações em todas as esferas da vida política, econômica, social e cultural. Para isso, empregou como estratégia a formação profissional, técnica, científica, ideológica e cultural do povo, assim como a preparação em amplos aspectos dos novos artistas de que a naç�
Estud. av.. Publicado em: 2011-08