Cultos Afro Brasileiros
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25. Espelho ante espelho: a troca e a guerra entre o neopentecostalismo e os cultos afro-brasileiros em Salvador
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2008-12
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26. Mudanças no âmbito da testagem anti-HIV no Brasil entre 1998 e 2005
OBJETIVO: Analisar mudanças na realização de teste anti-HIV, as razões alegadas entre as pessoas que foram ou não testadas e o recebimento de aconselhamento. MÉTODOS: Estudos transversais conduzidos com homens e mulheres de 16 a 65 anos, com amostras representativas do Brasil urbano em 1998 (n=3.600) e 2005 (n=5.040). Características sociodemográfica
Revista de Saúde Pública. Publicado em: 2008-06
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27. Messengers between traditional and contemporary worlds: the african-brazilian women of Candomblé / Mensageiras entre o mundo da tradição e o da contemporaneidade: as mulheres negras do candomblé
Esta dissertação visou identificar as mulheres negras praticantes do Candomblé como narradoras de parte da história do Brasil, bem como pressagiadoras de uma cultura hifenizada. A elas foi conferida a denominação de mensageiras entre dois mundos por transitarem com a mesma desenvoltura entre a tradição e a contemporaneidade. Na consecução da pesqui
Publicado em: 2008
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28. Um estudo sobre os sonhos no candomblé. / A study of dreams in candomblé.
The present paper studies the dreams on candomblé, its nature, importance and symbology, among individuals of Bahia state ketu candomblé and Pernambuco state xangô. The essay uses as its theoretical basis the presupposition of the so called the new anthropology of dreaming`, term coined by Barbara Tedlock on an article of the same name publised on Dreamin
Publicado em: 2008
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29. Parafernália das mães-ancestrais: as máscaras gueledé, os edan ogboni e a construção do imaginário sobre as "sociedades secretas" africanas no Recôncavo Baiano / Paraphernalia of ancestral-mothers: the Gelede masks, the Ogboni Edan and the imaginary construction about the African Secret Societiesin the Recôncavo Baiano
Esta dissertação constitui-se de um estudo da cultura material de origem africana em que se investiga a produção, circulação, utilização e descarte de objetos africanos e afro-inspirados, aos quais eventualmente no Brasil agregam-se novos significados. Tratamos particularmente de duas produções características dos iorubás: as máscaras gueledé e
Publicado em: 2008
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30. Igreja Universal do Reino de Deus : análise do processo de demonização na busca pela hegemonia no campo religioso neopentecostal
A Igreja Universal do Reino de Deus desde sua emergência no cenário religioso brasileiro suscitou interesse em vários campos de conhecimento devido às especificidades de sua composição teológica, visão de mundo, simbolismo e práticas ritualísticas fundamentada no processo de demonização de seus pares. Processo este que consiste em relegar às dem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2007
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31. Tradição e tabu: um estudo sobre gênero e sexualidade nas religiões afro-brasileiras
Este estudo propõe investigar a presença, por vezes predominante, de homossexuais nas religiões afro-brasileiras e, mais especificamente, a relação entre homossexualidade masculina e candomblé. Há décadas, esse fenômeno vem despertando o interesse dos antropólogos. Ruth Landes, Peter Fry, Patrícia Birman, Maria Lina Leão Teixeira, Luís Felipe Ri
Publicado em: 2007
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32. Maracatu : faces e interfaces de uma experiência religiosa
Nosso trabalho tem por objetivo descrever um dos aspectos religiosos do homem afro-brasileiro e suas formas de resistência, na busca da reconstrução e preservação dos valores fundamentais para a sua existência. O maracatu é, a princípio, uma tentativa de restauração, em terra estranha, de dinastias desbaratadas pelo sistema de escravidão., tendo t
Publicado em: 2007
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33. A sociabilidade religiosa afro-brasileira no bairro do IPSEP
Esta Dissertação é um estudo de caso e tem por objetivo pesquisar a sociabilidade religiosa afro-brasileira, no bairro do Ipsep, a partir do método Rede de Relações: apresentando amigos de amigos. Para construir essa rede, tomamos como núcleo a loja de produtos religiosos de religiões de matriz africana, situada no bairro de São José, no centro do
Publicado em: 2007
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34. Baianas do Acarajé : a uniformização do típico em uma tradição culinária afro-brasileira
Ce travail a pour objet le commerce traditionel dacarajé, dont lorigine se rencontre dans les pratiques votives des cultes afro-brésiliens, et qui est devenu une activité seculaire dans lhistoire de la cité de Salvador, caracterisée comme un métier traditionel féminin. Lanalyse de ce métier a impliqué une histoire des transformations que ses formes
Publicado em: 2007
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35. Sagrado/profano no trato do corpo e da saúde na metrópole negra: Salvador nos anos 1950/1970
O presente estudo busca apreender, na Salvador de 1950 a 1970, diferenças básicas entre concepções de saúde e doença, para a medicina oficial e para a medicina tradicional, de matrizes africanas. Nesse sentido, procura apreender, nas vias desta urbe tradicional os principais espaços e atividades profissionais que permitiram a recriação e revitaliza�
Publicado em: 2007
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36. Do púlpito ao baquiço: religião e laços familiares na trama da ocupação do sertão da ressaca
Esta tese trata do processo cultural e das tradições religiosas existentes em Vitória da Conquista, município localizado no Sudoeste da Bahia, área identificada como Sertão da Ressaca e onde viviam os índios Botocudos, Pataxós e Mongoiós que interagiram, destacadamente, com portugueses, italianos, espanhóis e africanos, em sua maioria congoleses e
Publicado em: 2007