Critica De Arte Contemporanea Brasil
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material
RESUMO Este artigo em duas partes (histórico e análise, seguida da parte de interpretação dos dados obtidos por técnicas analíticas) apresenta um estudo da obra Autorretrato (1919, óleo/tela, 100 x 65 cm) de Amedeo Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Através do cotejamento entre a
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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2. A relação entre crítica e produção na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970
Nos anos setenta, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produç
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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3. Bom dia, Varsóvia
Resumo Este texto foi concebido em conjunto com a exposição Amor e ódio a Lygia Clark / Love and Hate to Lygia Clark, na Zachęta Gallery, Varsóvia (13/12/2013 - 23/02/2014), mas permanecia inédito até o momento. Nerefuh e Maier refletem sobre a explosão de exposições de arte contemporânea com tema brasileiro no mundo todo durante as primeiras duas
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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4. Isto não é uma obra: Arte e ditadura
O presente texto faz um percurso pela arte durante o período da ditadura militar no Brasil, analisando especificamente as propostas de obra como ação ou desmaterialização da obra de arte. Partindo da arte abstrata dos anos 1950 e 1960, da teoria do não objeto de Ferreira Gullar e das propostas do crítico Mário Pedrosa, o ensaio aborda obras de Willys
Estud. av.. Publicado em: 2014-04
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5. A crítica brasileira de poesia contemporânea: velhos debates, outras máscaras
Propõe-se com este artigo refletir tanto sobre a produção poética quanto a sua crítica, tanto sobre a história da poesia quanto da história da crítica. Elas não são discutidas como instâncias separadas, mas, ao contrário, serão tomadas como práticas de uma mesma teoria/pensamento sobre a arte. A crítica de poesia contemporânea no Brasil tem q
Alea. Publicado em: 2012-06
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6. Obra em construção: a recepção do neocentrismo e a invenção da arte contemporânea no Brasil / Work in progress: the reception of neoconcretism and the invetion of contemporary art in Brazil
O neoconcretismo ocupa posição singular no panorama das artes plásticas no Brasil. O discurso hegemônico sobre o grupo, compartilhado por críticos de formação e extração diversas, enfatiza o caráter de ruptura e seu papel determinante para desprovincianizar a arte brasileira e inseri-la em linha de continuidade com as vanguardas construtivas europ�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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7. Geraldo Porto : uma participação na arte contemporânea do Brasil no contexto da contracultura dos anos sententa / Geraldo Porto : a participation in the Brazilian contemporary art in the seventies s counterculture context
Neste trabalho são comentadas as exposições e participações de Geraldo Porto nos Salões oficiais de Arte Contemporânea do Brasil desde 1966, destacando o ano de 1974, quando conquistou o reconhecimento da crítica especializada pela sua obra artística. É privilegiada uma análise de sua atuação no movimento de contracultura e de suas curadorias de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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8. Musealização, crítica de arte e o exercício experimental da liberdade em Mario Pedrosa
Pelo menos desde as duas últimas décadas do século XX, muito tem se falado sobre a acumulação e o colecionamento de cultura material nas sociedades contemporâneas. A partir de levantamento e análise da obra de Mario Pedrosa da década de 1950 e de levantamento da produção contemporânea na crítica de arte, tenho procurado comparar o modo como a pro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2011-12
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9. Aberturas utópicas : singularidades da arte política nos anos 70
Esta tese centra-se nas operações artísticas dos brasileiros Cildo Meireles e Paulo Bruscky e do coletivo catalão Grup de Treball, nos anos 70. Ancorada na teoria e método da psicanálise e na história, teoria e critica de arte contemporânea, debruça-se sobre os atos de criação desses artistas, sublinhando e entrecruzando as singularidades de suas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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10. Aspectos da poesia concreta brasileira na obra de Lenora de Barros
Este estudo aborda a obra de Lenora de Barros e sua relação com a poesia concreta brasileira e, a partir desta discussão, as confluências entre artes visuais e poesia.
Publicado em: 2010
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11. Iberê Camargo : influência é desenho
Esta tese investiga a obra de desenhos de Iberê Camargo, a partir de seu acervo na Fundação Iberê Camargo. A obra e as análises historicamente construídas sobre ela são vistas no contexto da modernidade brasileira, em um entrelaçamento dos discursos elaborados por sua crítica e pelas próprias declarações do artista. Salientamos um tipo de discurs
Publicado em: 2010
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12. Perseguindo vestígios : perfis de Schwanke - catalogação das obras em acervos institucionais
A presente dissertação teve por objetivo localizar e catalogar as obras do artista plástico Luiz Henrique Schwanke integrantes às seriações de Perfis presentes em acervos institucionais nacionais. No intuito de se obter mais informações foi realizado um levantamento da fortuna crítica relativo à este recorte. A partir do material pesquisado, foi fe
Publicado em: 2009