Critica De Arte Contemporanea Brasil
Mostrando 13-23 de 23 artigos, teses e dissertações.
-
13. As Bienais de Artes Visuais do Mercosul : utopias & protagonismos em Porto Alegre (1997-2003)
Esta tese discorre sobre a Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Exposição de arte contemporânea que ocupa vários espaços expositivos e interfere na cidade de Porto Alegre através de intervenções na paisagem e, principalmente, cultural, social, artística e economicamente. Mais especificamente buscou-se a apresentação das relações de estado e merc
Publicado em: 2009
-
14. Revisitamento "na" e "da" obra de Schwanke
A presente tese tem como objeto de investigação o conceito de revisitamento, desenvolvido a partir de dois focos, inicialmente, na poética artística e posteriormente na reflexão sobre questões relativas às curadorias de obras e/ou exposições, consideradas como outra modalidade de revisitamento. A referência para a análise das questões propostas �
Publicado em: 2008
-
15. Eduardo Sued: Minotauros / Eduardo Sued: Minotauros
Eduardo Sueds paintings are underlined for kinds of results and a radical unsystematic process. Seeing the painters action method we propose a critic and interpretative analyses of his production. We use two ideas for it. The first is the swerve and the second is the labyrinth. The swerve is a strategic revision that suits with the operation of painting, dem
Publicado em: 2008
-
16. La critique d'art contemporaine au Bresil : parcours, enjeux et perspectives
Resumo não disponível.
Publicado em: 2007
-
17. Body and visual arts in the 1990s : the 1997 Panorama and the 1998 Bienal / Corpo e artes visuais nos anos 1990 : panorama de 97 e Bienal de 98
Este trabalho "uma investigação sobre a emergência do tema do corpo nas artes visuais da década de 1990 " é composto de três capítulos. O primeiro parte da premissa de que a irrupção do corpo como um tema privilegiado na arte dos anos 1990 relaciona-se ao estabelecimento de uma crise. Ao examinar esta crise, através de uma análise dos debates leva
Publicado em: 2007
-
18. Uma parada - Antonio Manuel e a imagem fotográfica do corpo. Brasil anos 67/77 / Uma parada - Antonio Manuel e a imagem fotográfica do corpo. Brasil anos 67/77
Uma parada - Antonio Manuel - Entre os artistas contemporâneos no Brasil nos anos 60 e 70, acreditamos que Antonio Manuel foi o que guardou um profundo mistério na sua produção. Mesmo ao ser censurado, trilhou sua trajetória e, aos poucos, ocupou um espaço suficiente para causar uma inversão da representação e encontrar um caminho errático que o fi
Publicado em: 2007
-
19. Isay Weinfeld: a comunicação da diferença em arquitetura
Esta Tese de Doutorado trata de evidenciar a importância da produção do arquiteto Isay Weinfeld dentro do conjunto atual da arquitetura brasileira. Defende-se aqui o valor de seu trabalho, exatamente por se tratar da produção de objetos estéticos com qualidades comunicativas singulares, que surgem, principalmente, devido às suas interfaces com element
Publicado em: 2007
-
20. Mario de Andrade no Diario de Noticias : o metodo e a critica circunstancial
Os anos de 1939 e 1940 marcam não só o "exílio" de Mário de Andrade no Rio de Janeiro, mas também uma nova etapa em sua atividade intelectual: a crítica de circunstância. Entre março de 1939 e setembro de 1940, com periodicidade semanal, o autor de Macunaíma passa a ser responsável pela coluna "Vida Literária" no jornal carioca Diário de Notícia
Publicado em: 2007
-
21. Quebra de padrão: novos parâmetros para a crítica de arte no contexto da cultura digital
A dissertação tem como proposta investigar novos parâmetros para a crítica de arte no contexto da cultura digital, pautados sobretudo nos conceitos de hibridação e remediação, desenvolvidos, respectivamente, por Nestor García Canclini (2003) e por Jay David Bolter e Richard Grusin (2000). A partir da análise da forma como o jornalismo cultural e a
Publicado em: 2006
-
22. A obra Cristo e a mulher adultera e a formação italiana do escultor Rodolfo Bernardelli
Esta pesquisa enfoca o grupo escultórico monumental Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 ? Rio de Janeiro RJ, 1931). Realizado em Roma entre 1881 e 1884, é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Nosso projeto procurou estabelecer ligações entre essa escultura, outras obras do artista no mesmo período
Publicado em: 2005
-
23. Sinais clinicos associados a aberrações cromossomicas e deficiencia mental
Esta pesquisa enfoca o grupo escultórico monumental Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 ? Rio de Janeiro RJ, 1931). Realizado em Roma entre 1881 e 1884, é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Nosso projeto procurou estabelecer ligações entre essa escultura, outras obras do artista no mesmo período
Publicado em: 1981