Corpo Voz
Mostrando 13-24 de 164 artigos, teses e dissertações.
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13. Entre a Presença do Ouvir, Sentidos a Escutar
Resumo: No ensaio aproximam-se estudos fenomenológicos em torno da dimensão poética da linguagem para uma abordagem das ações de ouvir e escutar como distintas na experiência de produção de sentidos. Estabelece-se uma interlocução entre filosofia e poética para pensar a inseparabilidade entre corpo e mundo, ritmo e voz, e assim destacar a relevân
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 10/01/2019
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14. Entre “ós”, “ais” e “jaguanhenhéns”: voz e linguagem em Padre Antônio Vieira e Guimarães Rosa a partir de Nuno Ramos
resumo O artigo toma por objeto a articulação voz e linguagem na obra Ó (2008), de Nuno Ramos, atentando à correlação desta bipartição à polaridade cultura e natureza, conforme consta na Política, de Aristóteles. Infere-se que Ramos elabora uma descida da linguagem à voz, procedimento que pode ser entendido como a inversão do esquema traçado po
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
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15. Do caos do corpo ao íntimo desnudado: a estrutura do deboche no romance A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro
resumo O romance A casa dos budas ditosos (1999), de João Ubaldo Ribeiro, utiliza-se do deboche para construir toda a plataforma narrativa presentificada pela voz de uma narradora-protagonista idosa, beirando os 70 anos, identificada apenas pela sigla CLB. A trama gira em torno dessa baiana, residente no Rio de Janeiro, que decide narrar boa parte de sua vi
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
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16. A escrita da mulher/a escrita feminina na poesia de Maria Teresa Horta
Resumo: Na busca de uma escrita que falasse do corpo feminino pela própria mulher, encontramos a lírica de Maria Teresa Horta. Em seus poemas, a eu-lírica dá voz a um corpo feminino, de forma a desamarrá-lo do jugo patriarcal. Há, portanto, uma voz e escrita femininas que partem de uma imanência corporal manifestada, a princípio, na fala - no conceit
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
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17. Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepçã
Interface (Botucatu). Publicado em: 14/05/2018
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18. Espectros sonoros: voz, corpo e democracia em Ricardo Domeneck
resumo No livro a cadela sem Logos (2006), de Ricardo Domeneck, há um esforço para ressignificar o papel performático da voz, num gesto crítico diante do consenso sobre a democracia brasileira que se consolida a partir desse período. Para isso, emprega uma variedade de recursos estruturais que expõe a importância dos elementos fonéticos insignificant
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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19. Corpo Vocal, Gênero e Performance
Resumo1: O texto problematiza discursos científicos e artísticos formados a partir da perspectiva do engendramento de vocalidades, que atribui aos corpos marcas específicas e binárias de gênero. Para isso, contextualiza-se o território da Crítica Feminista e das Teorias de Gênero, apoiando-se principalmente no pensamento da filósofa feminista Judith
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
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20. Da impossível cessão do objeto voz, ao possível investimento de uma voz: o passe ressonante do autista
A partir de experiências clínicas, nos interrogamos novamente a respeito do laço da criança autista com a voz. Sustentamos que o corpo e a linguagem entram em ressonância a partir do timbre, dimensão real da voz “sonora”. A voz mecânica, a voz artificial ou, ainda, os fraseados musicais serão utilizadas pelo autista para jogar com essa dimensão
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2017-07
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21. Corpo pulsional e seus desvarios: voz e corpo anoréxico
Resumo: Na clínica psicanalítica, observa-se que, embora a ideologia que entroniza a magreza como um ideal esteja sempre bem representada no discurso da anoréxica, também está presente na anorexia a voz de um supereu feroz que incita à obediência, e cujos mandatos de auto-destruição, muitas vezes, levam efetivamente à morte. A anorexia visa abrir u
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2017-03
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22. Os Corpos que Dançaram suas Vozes
Resumo: O artigo faz uma reflexão sobre a relevância da voz entendida como corpo em movimento. Este entendimento é, primeiramente, pensado à luz dos pressupostos de autores das artes cênicas, teatro e dança. Em seguida, foi lançada uma proposta de processo criador em dança que considerou a colaboração dos performers em seu percurso. A obra de danç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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23. Degustação de Palavras: para uma experiência sensorial de linguagem e pensamento no trabalho do ator
Resumo: A partir da concepção metafórica a palavra é alimento, propõe-se uma série de quatro exercícios, como uma degustação de palavras, para a investigação sensorial da voz, da linguagem e do pensamento no trabalho do ator. Por meio de uma exploração da proximidade entre o falar e o comer, os exercícios buscam estimular a percepção sensíve
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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24. Diferentes abordagens de ensino para projeção vocal no canto lírico
Resumo: Existem diversas concepções a respeito de como desenvolver a projeção da voz no canto lírico, embora o recurso seja corriqueiramente enfatizado na prática desse estilo. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar e analisar as principais formas de abordagem de ensino da projeção vocal no canto lírico, por professores atuantes nessa
Per musi. Publicado em: 2016-04